Problema com aplicação de alternador adquirido e demora na garantia

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Criciúma - SC

11/08/2026 às 09:05

ID: 256141001

Prezados,

No dia 28/07, nosso cliente realizou o pagamento à vista para nossa empresa. Para atender o veículo, adquirimos um alternador junto à Pegasus, através do nosso CNPJ.

No momento da compra, informamos ao vendedor que se tratava de uma Toyota Fielder e fomos orientados de que a aplicação era a mesma para o modelo. Com base nessa informação, realizamos a compra e a instalação da peça.

Após a instalação, o alternador apresentou superaquecimento e ruído. Ao solicitarmos a garantia, fomos informados de que a Pegasus não realiza garantia antecipada e que a peça precisa ser enviada para análise, podendo o processo levar até 90 dias. Também tivemos que assinar um termo de responsabilidade caso a garantia fosse considerada improcedente.

Não podemos deixar nosso cliente aguardando 90 dias por um parecer. Por esse motivo, no dia 29/07, nossa empresa teve que arcar com a aquisição de outro alternador, para que o cliente não ficasse sem o veículo.

Posteriormente, o cliente retornou novamente apresentando problema relacionado ao alternador.

Diante disso, entramos em contato com o SAC da ZEN e fomos informados de que o alternador 44006 possui aplicação somente até o ano de 2007.

Temos uma empresa a 15 anos no segmento,, pela experiência que temos com esse veículo, a Toyota Fielder possui a mesma aplicação. Inclusive, essa suposta diferença de aplicação não está clara nem mesmo para os vendedores de Criciúma e região.

Diante de todo o ocorrido, também precisamos considerar a possibilidade de haver algum problema na própria peça ou até mesmo no lote.

Por isso, precisamos de uma solução por parte de vocês.

Não é justo que nossa empresa fique com o prejuízo de duas peças e de toda a situação gerada por uma possível orientação incorreta de aplicação, principalmente porque informamos previamente o modelo do veículo ao vendedor e seguimos a orientação recebida no momento da compra.

Também não é viável simplesmente enviar a peça para análise e aguardar até 90 dias enquanto nosso cliente fica sem uma solução.

Aguardamos um retorno com urgência, pois precisamos resolver o problema do nosso cliente e também evitar que essa situação continue gerando prejuízos para nossa empresa.

Atenciosamente,

Devilla Elétricar
José Jerônimo de Villa
*****

Compartilhe

Resposta da empresa

11/08/2026 às 09:33

Olá, Sr. José.

Entendemos a preocupação apresentada e, principalmente, a necessidade de solucionar a situação do veículo do seu cliente.

No entanto, precisamos separar dois pontos para que possamos realizar uma avaliação técnica correta: a aplicação do alternador e a eventual existência de alguma não conformidade no produto.

Em nosso catálogo, o alternador ZEN 44006 possui aplicação homologada para Toyota Fielder até o ano de 2007. Como o veículo informado é uma Fielder 2008, precisamos confirmar tecnicamente se o alternador original utilizado nesse veículo corresponde à referência para a qual o ZEN 44006 foi desenvolvido.

Por esse motivo, solicitamos o número original do alternador que equipava o veículo. Entendemos que o alternador original permanece com o proprietário, porém essa informação é justamente o que nos permitirá verificar a compatibilidade de forma objetiva.

A experiência da oficina e a semelhança dimensional entre os componentes são informações importantes, mas não são suficientes, isoladamente, para confirmar a aplicação homologada, principalmente quando existe diferença de ano no catálogo.

Quanto à possibilidade de haver algum problema no alternador ou no lote, também não descartamos essa possibilidade. Para confirmá-la, precisamos avaliar tecnicamente o componente. Inclusive, solicitamos anteriormente a medição da tensão durante a geração de carga, pois esse teste pode fornecer informações importantes sobre o comportamento do alternador em funcionamento.

Dessa forma, neste momento não seria correto concluir que se trata de defeito de fabricação ou de problema de lote sem que tenhamos os elementos técnicos necessários para essa conclusão.

Pedimos, por gentileza, que nos encaminhe o número original do alternador. Com essa informação, poderemos verificar a aplicação e orientar os próximos passos de forma mais precisa.

Nosso objetivo é justamente evitar uma conclusão precipitada e garantir que a situação seja avaliada tecnicamente antes de definirmos a responsabilidade pelo ocorrido.

Daremos sequência ao seu atendimento via WhatsApp para acompanharmos a situação e orientarmos os próximos passos.

Réplica do consumidor

13/08/2026 às 10:55

Ainda estamos no aguardo de uma posição