Fui completamente [Editado pelo Reclame Aqui] na abertura de um sinistro

Seguradora Zurich
Juiz de Fora - MG
15/06/2024 às 01:44
ID: 190865745

Acionei o seguro do meu carro pela primeira vez na vida. Nunca tinha feito esse procedimento e não tinha ideia do passo a passo.
Acionei o seguro e me foi mandado aguardar a avaliação.E a cascata de erros começou por aí.
A avaliação foi realizada pela oficina credenciada pela seguradora e não nos foi informado o valor da avaliação. Omitiram a informação, o que nos impediu de realizar outros orçamentos. Recebemos o e-mail e diversas ligações de que essa etapa do processo foi concluída e que estava tudo certo. Perguntamos pela primeira vez o que deveríamos pagar e qual seria o próximo passo. Nos foi informado que NÃO PAGARÍAMOS NADA. E a Zurich já deu entrada no pedido das peças.
A princípio achei isso bem estranho, pois estava bom demais para ser verdade.
Passaram-se semanas e nós ligamos diversas vezes para saber como estava o andamento e quando as peças chegariam. E em todas as vezes perguntamos NOVAMENTE se iríamos pagar alguma coisa. E a resposta sempre foi a mesma. Não irão pagar nada. Que estava tudo certo.
Enfim.. fui retirar o carro na oficina hoje e me deparei com o valor de 2.580 para acertar e retirar o carro.
Na hora achei que seria um erro, mas na verdade eu realmente teria que pagar esse valor para retirar o carro da oficina. O valor que seria da franquia (o que descobri depois) estava sendo cobrado.
Como NUNCA acionei seguro, não sabia o que teria que fazer e nem como funcionava e a todo momento eu pedi orientação e explicação sobre tudo o que aconteceria e em NENHUM momento a Zurich me explicou sobre o valor da franquia.
Fui inocente a ponto de pensar que nao pagaria nada? Fui. Porém nos diversos contatos não nos foi explicado sobre isso. Tiraram proveito de uma pessoa leiga e omitiram informações importantíssimas que não poderiam ser omitidas.
Eu não nasci sabendo como funciona seguro. O DEVER da seguradora é prestar um atendimento claro e tirar todas as duvidas de seus segurados.
Agora estou sem meu carro e nem sei como pegarei de volta, pois não tenho esse dinheiro para pagar e também nao tenho cartão de crédito para parcelar.
Se soubesse que teria que pagar algum valor, JAMAIS teria autorizado algo desse tipo. No mínimo reservaria um dinheiro para o conserto do carro que estava andando normalmente, sem problemas.
E agora Zurich? Como vou pegar meu carro de volta se não tenho como pagar? O que vocês poderão fazer por mim? Nada né.
Agora se eu atrasar qualquer parcela do seguro por 5 dias vocês me ligam o dia inteiro.
Estou procurando outra seguradora que vale a pena pagar para serem claros comigo.
Meu seguro? Não pagarei mais. Não tenho dinheiro nee. Vou ter que juntar para tirar o carro da oficina algum dia.
Obrigada por nada.

21/06/2024 às 12:07

Olá, Fabiola, bom dia!

Analisamos sua reclamação sobre o sinistro 31.2*****46.01, referente ao veículo KA 1.0 8V FLEX 2P, placa O***14, onde menciona suas dúvidas sobre o pagamento de franquia e devolução do veículo.

Em relação ao pagamento da franquia, informamos que ele é devido sempre que há um acionamento do seguro. A franquia é o valor pelo qual o segurado é responsável em cada sinistro de perda parcial do veículo segurado. O seguro está sujeito às franquias expressas na apólice, que serão deduzidas de cada sinistro, exceto nos casos de incêndio, raio, explosão e indenização integral.

Sabemos que essa informação pode gerar dúvidas, por isso anexamos os termos das condições gerais do Seguro Zurich Automóvel, disponíveis em nossa página:

Quanto ao valor da franquia, conforme sua descrição, destacamos que o valor integral da franquia é de R$ 2.580,62. No entanto, como o veículo foi reparado em uma oficina credenciada, houve um desconto, totalizando um valor de R$ 2.180,62 a ser pago.

Sobre a devolução do veículo, entramos em contato com a oficina e foi confirmado o pagamento da franquia e a retirada do veículo em 17/06.

Antes de enviar esta resposta, tentamos entrar em contato pelo telefone (32) ***-6253, mas não tivemos sucesso.

Estou à disposição para responder a qualquer dúvida que você possa ter. Por favor, utilize o atendimento privado do Reclame Aqui para enviar suas perguntas, onde eu receberei suas mensagens diretamente. Note que enviei uma mensagem hoje com informações adicionais. Peço que verifique e aguardo o seu retorno.

Agradecemos a oportunidade de esclarecer nosso posicionamento e aguardamos seu retorno.

Elisandra Gonçalves
Zurich Brasil
Para os canais de atendimento ao segurado, os números dos telefones encontram-se no Certificado.
Fale com a Laiz, nossa assistente virtual, pelo WhatsApp (11) 2890-2121, ou ainda pelo Espaço Cliente, através do site: www.espacoclientes.zurich.com.br
4020 4848 (capitais e regiões metropolitanas)
0800 285 4141 (demais localidades)
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira 8h às 20h / aos sábados 8h às 18h, exceto feriados nacionais
SAC: 0800 284 4848 | Ouvidoria: 0800 770 1061 | Deficiente auditivo: 0800 275 8585

21/06/2024 às 17:42

Sem comentários

Está com problemas com Seguradora Zurich?

Ecommerce - Seguradoras