Não contrate Garantia Extendida para Notebook nas Casas Bahia e nem comprem Notebook Acer

Meu Notebook da marca Acer A315-56-330J CI3 10A/4GB/*******/15.6/W10 parou de funcionar do dia pra a noite com 3 anos de uso. Estava na garantia estendida, na qual desembolsei mais de R$800,00 na hora da compra para assegurar o meu Notebook Acer.
Abrir o sinistro com a Zurich e enviei o produto para eles via correios. No dia 09/05/2024 a Zurich recebeu o produto com a analise encerada no dia 13/05/2024. Porem, so recebi o produto de volta no dia 10/06/2024, mais de um mes depois.
Um mes depois veio o "diagnóstico" de "Placa oxidada" e a informação de que a Zurich simplesmente não cobre esse reparo.
Tudo isso, SUPOSTAMENTE causado pelo simples fato de eu morar numa região litorânea (Salvador). Para completar, a Zurich não cobre danos por desastres naturais, que supostamente seria essa oxidação causada pela maresia.

Primeiramente: que tipo de produto é esse que é vendido numa região litorânea e não suporta o clima da região? É descartável?
Segundo: por que o ma meu outro notebook, que é muito mais antiga, não apresentou esse problema? Por que todos os meus outros eletrônicos não apresentaram esse tipo de oxidação que dá perda total no equipamento?
Terceiro: que desastre natural é esse que só atingiu a minha casa? desde quando oxidação é um desastre natural?

A garantia teoricamente cobre todos os reparos, exceto aqueles impossíveis de serem reparados. Fica a pergunta: Por que o meu reparo não poderia se enquadrar nisso?
E mais: já que o seguro devolve o valor integral do produto, qual seria exatamente esse dano irreparável que se encaixaria na devolução do valor?

Eu já tenho a resposta pra essa pergunta: eles simplesmente nunca irão devolver o dinheiro e nunca irão fazer o reparo porque tira o lucro tanto da Acer quanto da seguradora.

De um lado uma assistência técnica que condena o equipamento baseado em cláusulas que vão fazer o comprador perder completamente a sua seguridade. E do outro lado, as Casas Bahia, que faz a pessoa pagar por algo que nunca poderá usar.

Tudo isso será resolvido perante o juiz e todos terão que provar que a oxidação é um desastre natural, que o meu Notebook Acer parou de funcionar por causa de oxidação e terão que explicar por quê o Notebook das outras pessoas funciona perfeitamente, mesmo em meio a esse tal desastre natural chamado "Maresia". E por fim, o que esse seguro cobre?

O código de defesa do consumidor é bem claro quanto a isso e aborda os vícios de um produto ou serviço em sua seção III.

No art. 18, o CDC estabelece que os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam valor.
Os produtos de consumo duráveis são aqueles que devem ter uma vida útil longa, como eletrodomésticos ou aparelhos eletrônicos.
Como diz o art. 23 do CDC, a ignorância do fornecedor sobre vícios de qualidade por inadequação dos produtos e serviços não o exime de responsabilidade.

Tratando-se de vicio oculto, vício esse que só poderia ser descoberto ou evidenciado com a utilização do produto tempos mais tarde, diz o Código do Consumidor no art. 26, 3, in verbis:

3 Tratando-se de vicio oculto, o prazo decadencial inicia-se no momento em que ficar evidenciado o defeito.
O prazo decadencial inicia-se no momento em que ficar evidenciado o defeito. Com isso, a garantia legal se estende, conforme o caso, a tres, quatro ou cinco anos. Isto e possivel porque nao ha disposicao indicando o prazo maximo para o aparecimento do vicio oculto. O criterio para o prazo maximo de aparecimento do vicio oculto passa a ser o da vida util do bem.

Ou seja, os Notebooks do Acer das Casas Bahia não cumprem o prazo de vida útil.
Pesquisas detalhadas no google diz que a vida útil de um Notebook Acer é de cinco a sete anos.

O Código de Defesa do Consumidor visa proteger o consumidor de que sejam colocados no mercado produtos de má qualidade, a exemplo, os Notebooks da Acer, que não são hermeticamente fechados o suficiente para proteger o produto do clima normal de um país tropical como o Brasil.

O Acer por oferecer um produto com vício oculto, e as Casas Bahia por vender um seguro e não assumir a responsabilidade do reparo.

Adendo: meu Notebook estava desde o dia 09/05/2023 na assistência e recebi o produto apos o prazo para resolução que é de 30 dias. Espero que tenham conhecimento de que o prazo para resolução é de 30 dias, caso contrário, deve ser feita a devolução do valor do Notebook com correção de juros. Além disso, todo fabricante é obrigado pelo CDC a ter peças de reposição por pelo menos 5 anos após a data de suspensão da fabricação do modelo, sendo passível de multa de até 10 milhões a depender do faturamento da mesma, quando não cumpre com essa obrigação. Caso contrário, deve ser feita a devolução do valor do Notebook com correção de juros.

Aguardo a resolução do meu problema, seja com o conserto dentro do prazo, seja com o estorno do valor do Notebook.

14/06/2024 às 10:35

Olá Priscilla,

Primeiramente, em relação à sua reclamação que nos chegou por meio deste canal, gostaria de expressar minhas sinceras desculpas pelo ocorrido.

Reanalisei o seu atendimento e devido à demora na definição e devolução do produto iremos autorizar o reembolso do valor do produto com base na NF, conforme informações encaminhadas via e-mail.

Após o recebimento dos dados bancários o seu pagamento será realizado em até no máximo 5 dias úteis. O produto com defeito deverá ser enviado de volta para a assistência técnica conforme código de postagem gerado para que seja direcionado para salvados.

Encaminhei uma mensagem para você via WhatsApp no número final (71) ******4223 e qualquer coisa fico a sua disposição através desse contato.

Lamento profundamente qualquer transtorno causado e agradeço a oportunidade de esclarecer a situação.

Desejamos a você um ótimo dia!

Atenciosamente, Thais Gama
Zurich Brasil
Fale com a Laiz, nossa assistente virtual, pelo WhatsApp (11) 2890-2121, ou ainda pelo Espaço Cliente, através do site: www.espacoclientes.zurich.com.br 4020 4848 (capitais e regiões metropolitanas) 0800 285 4141 (demais localidades) Horário de atendimento: segunda a sexta-feira 8h às 20h / aos sábados 8h às 18h, exceto feriados nacionais SAC: 0800 284 4848 | Ouvidoria: 0800 770 1061 | Deficiente auditivo: 0800 275 8585

Está com problemas com Seguradora Zurich?

Ecommerce - Seguradoras