Plano funerário ABCEL: Falha na assistência, orientação incorreta de cancelamento e cobrança [Editado pelo Reclame Aqui] após óbito.

Não respondida
São Paulo - SP
29/03/2026 às 15:30
ID: 244637895
Contratei um plano funerário da ABCEL em 2024 e paguei 17 parcelas.
Em 12/10/2025, um dependente do plano faleceu. No velório, em 14/10/2025, quando mais precisei do serviço, não recebi a assistência adequada da empresa.
Além disso, durante o atendimento, a agente da empresa insistiu para que o procedimento fosse realizado em São Caetano do Sul, embora minha vontade fosse realizá-lo no Cemitério da Vila Alpina, o que me causou ainda mais desgaste em um momento de luto.
Diante da insatisfação com o atendimento recebido, perguntei como poderia cancelar o plano e fui orientada pela própria empresa de que bastaria interromper os pagamentos.
Com base nessa orientação, deixei de pagar.
Agora, meses depois, a empresa entrou em contato cobrando valores e alegando que o contrato teria duração de 4 anos, desconsiderando totalmente a falha no atendimento e a orientação que ela mesma me deu.
Já contestei formalmente essa cobrança e a única resposta foi que o caso seria encaminhado ao jurídico.
Solicito:
cancelamento retroativo do contrato a partir de 14/10/2025;
exclusão da cobrança;
reconhecimento da inexistência do débito;
e garantia de que meu nome não será negativado.