Problemas com rateio de energia solar e não correção do erro 4 meses após o inicio

Resolvido
Goiânia - GO
25/08/2025 às 08:09
ID: 225280603
fiz a contratação do serviço entretanto de algumas opções para eles fazerem dois rateio de energia uma para minha loja onde que ficaria instalado a usina e a outra para minha casa só que no momento que a gente estava fazendo o orçamento eu passei outro endereço para eles verificar se ficar viável eu colocar entretanto resolvi não colocar nesse tal endereço e deixei como combinado inicialmente na minha loja e o rateio para minha casa beleza eles fizeram o pedido né o contrato e eu assinei tudo certinho foi aprovado e fiquei aguardando o prazo de liberação para para poderem iniciar a instalação no dia que foi fazer a instalação o projeto estava com a data com o endereço errado aí problema já vai aparecer o primeiro problema aí Equatorial empresa de energia já reprovou o projeto e teve que novamente voltar e retornar para poder corrigir esse detalhe esperei 40 dias aí eles foram lá corrigiram um projeto e enviaram novamente para cotorial Equatorial foi lá e liberou tudo certo começou já gerar energia para rede para eu fazer o desconto das minhas faturas de energia só que a empresa na minha opinião teria que já deixar tudo organizado para mim eles não cadastraram a minha segunda casa onde que eu queria que a energia fosse rateada que no caso é minha residência e ficou gerando o crédito para equatorial enquanto isso nada eu não sabia se estava sendo feito o rateio para minha casa e a empresa não contactou isso comigo se ela tivesse entrado em contato comigo falava assim agora já tá instalado vai lá na Equatorial e corri e pede para eles fazerem o rateio para sua casa não fizeram isso eu só descobri quando eu fui fazer o pagamento da energia solar e vi que o rateio não estava sendo realizado Entrei em contato com a empresa fiz o requerimento eles me informaram que isso ia ocorrer no prazo de 30 a 60 dias até hoje eu estou aguardando esse rateio na minha rede estou pagando mais energia do que eu pagava antes foi contratado o serviço iniciou no mês de junho então ficou junho julho agosto setembro agora tô pagando isso faturas desses meses e também nesses mesmos meses e também estou Pagando os boletos da energia solar a minha energia que passou de 350 passou por r$ 800 juntando tudo isso eles ficam me enrolando não corrige esse erro dizem que é erro da Equatorial essas coisas do tipo e quanto isso eu tô fazendo o pagamento de Mais energia e gerando energia gratuita para Equatorial e não vou ter nada em troca a empresa não está organizando isso para mim já entrei em contato e até hoje nada
Compartilhe
Resposta da empresa
27/08/2025 às 18:08
Olá, Sr. Fábio Ferreira Dias.
Primeiramente agradecemos pelo seu contato e lamentamos os transtornos ocorridos durante o processo de ativação do seu rateio.
Após análise detalhada junto à distribuidora Equatorial, identificamos que:
O rateio solicitado por sua unidade foi devidamente protocolado no dia 01/07/******* (Protocolo n 441735099).
A distribuidora homologou o rateio no dia 13/08/*******, conforme comprovante em anexo, destinando *******% dos créditos de geração para a sua UC 14266805 (Foto do sistema em Anexo).
A fatura com fechamento em 07/08/******* não apresentou compensação de créditos, pois sua leitura ocorreu antes da homologação da Equatorial. Esse é um procedimento padrão do ciclo de faturamento.
A partir das próximas leituras, os créditos de energia gerados pela sua usina já estão sendo direcionados e compensados em sua fatura normalmente.
Sabemos dos transtornos causados no período de adequação do rateio e, como forma de garantir maior segurança e confiabilidade ao seu sistema, estamos lhe concedendo 4 manutenções preventivas anuais sem custo, já devidamente programadas para acompanhamento do desempenho da sua usina.
Nosso compromisso é assegurar que você tenha a melhor experiência com sua energia solar, e seguimos à disposição pelo telefone*******ou WhatsApp******* para qualquer necessidade.
Atenciosamente,
Hitalo Antonio Costa
Gerente de Engenharia
Abinsaut Energia Solar
Réplica do consumidor
03/09/2025 às 06:50
Eu optei por pagar um juro de carência de 4meses para tudo ficar organizado no momento dos pagamentos do financiamento, deixei tudo organizado (pagas as faturas) no dia 21 de março para o local correto do rateio, estamos em setembro e até agora nada de rateio, espero que neste mês venha, pq uma situação que viria para melhorar fez foi aumentar a minha despesa. Erro q a empresa na minha opinião, na hora de vender ficou todos dias na minha porta.
Réplica da empresa
16/09/2025 às 16:26
Prezado Sr. Fábio Ferreira Dias,
Conforme análise da sua fatura de setembro/******* (em anexo), verificamos que o rateio solicitado foi concluído com sucesso e encontra-se em pleno funcionamento.
A fatura demonstra a compensação de ******* kWh de créditos de energia gerados pela sua usina, restando ainda 69 kWh de saldo para abater em ciclos seguintes. O valor final da sua conta foi de R$ 93,28, já com os créditos aplicados.
O valor final de R$ 93,28 se refere a encargos obrigatórios e adicionais que não podem ser abatidos pelos créditos de energia, sendo eles:
Contribuição de Iluminação Pública (R$ 10,06);
Serviços de terceiros cobrados na fatura (R$ 30,90);
Encargos regulatórios da Lei 14.*******/21 (R$ 42,71);
Juros e multa de faturas anteriores (R$ 9,61).
Dessa forma, reforçamos que o rateio foi homologado com sucesso e já está em pleno funcionamento, garantindo a compensação de sua geração solar mês a mês.
A partir de agora, suas contas já virão com os créditos aplicados mês a mês.
Qualquer dúvida, seguimos à disposição!
Atenciosamente,
Hitalo Antonio Costa
Gerente de Engenharia
Abinsaut Energia Solar
Consideração final do consumidor
18/09/2025 às 14:23
Blz foi resolvido minha situação de rateio, entretanto o atraso desse rateio foi a desejar. Pois na minha opinião tinham que deixado tudo organizado, visto que no momento da contratação deixei claro essa situação do rateio. Agora esta la gerado o credito que com o tempo vai espirar e o unico prejudicado nesta situação. Sei que não faz diferença para a empresa meu questionamento, mas não façam mais para futuros clientes.
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
3