Cancelamento de matrícula cobrança abusiva

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Franco da Rocha - SP

29/05/2025 às 15:17

ID: 218346101

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

Fui até a academia no dia 29/05 para solicitar o cancelamento da minha matrícula e, para minha surpresa, fui informada que, além da mensalidade de junho (que já consta na minha fatura do cartão de crédito), eu ainda seria obrigada a pagar mais uma mensalidade, referente ao mês de julho.

A justificativa da atendente é de que o cancelamento deveria ter sido feito com 30 dias de antecedência, pois isso está previsto em contrato. Porém, segundo o Código de Defesa do Consumidor, essa prática é considerada abusiva, uma vez que impede o direito básico de cancelamento de serviços contínuos, resguardado ao consumidor.

Não aceitei essa cobrança, pois é indevida. A cobrança proporcional até a data do cancelamento é aceitável, mas impor uma mensalidade completa, mesmo após a solicitação de cancelamento, fere os direitos do consumidor.

Solicito a anulação da cobrança da mensalidade de julho, já que não faz sentido pagar por um serviço que não será mais utilizado. Caso não haja resolução, tomarei as medidas cabíveis junto ao Procon e Juizado Especial Cível.

Aguardo retorno.

Compartilhe