Demora e Burocracia Excessiva no Processamento de Contemplação de Consórcio Após Lance e Envio de Documentos

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Sorocaba - SP

07/04/2026 às 12:39

ID: 245376521

Fui contemplada no consórcio por lance fazem umas 3 semanas. Após o envio de toda a documentação, tanto da loja quanto minha, a ademicon vem pedindo diversos documentos, estou enviando tudo que me pedem. Aí no dia seguinte pedem mais e mais documentos, estou bem decepcionada com toda essa burocracia e demora!!!

Compartilhe

Resposta da empresa

11/05/2026 às 11:08

Olá, Talissa, tudo bem?

Agradecemos por compartilhar sua experiência e nos permitir acompanhar as etapas do processo de liberação.

Realizamos a análise detalhada da operação e verificamos que o processo transcorreu de forma regular e contínua desde o envio da documentação. Em 02/04/2026 foi encaminhada a orientação para envio dos documentos via link unificado, os quais foram recebidos em 07/04/2026, com imediata distribuição ao analista responsável e direcionamento para vistoria no mesmo dia.

Na sequência, em 08/04/2026, houve aprovação do cadastro pelo comitê responsável e, em 09/04/2026, o contrato foi encaminhado para formalização. Posteriormente, em 13/04/2026, foi emitida a autorização de faturamento e, após o recebimento da ATPV em 15/04/2026, foi realizada a inclusão do gravame em 16/04/2026, com programação do pagamento para o dia seguinte.

Esclarecemos que foram requeridas apenas as documentações e validações necessárias para análise e formalização da operação, conforme os procedimentos aplicáveis ao processo de liberação de crédito.

Ressaltamos que todas as exigências documentais e validações realizadas seguem os procedimentos previstos contratualmente e as normas aplicáveis ao sistema de consórcios, conforme a Lei nº 11.795/2008 e regulamentações do Banco Central do Brasil, visando garantir segurança para todas as partes envolvidas na operação.

O processo foi concluído dentro do prazo previsto em regulamento, conforme cláusula 62.3, a qual estabelece que a administradora possui até 10 (dez) dias úteis para apreciação da totalidade dos documentos e garantias apresentados.

Continuamos à disposição e desejamos um excelente dia!

Cordialmente,
Andrea Hidalgo