Cobrança indevida de fatura de água e problemas com titularidade do imóvel

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Curitiba - PR

09/04/2026 às 15:47

ID: 245627635

Temos um imóvel alugado com esta imobiliária, aonde a fatura de água esta em nome do proprietário do imóvel. Há mais de 06 meses pagamos sempre uma fatura com atraso, porém sempre dentro do prazo que a própria concessionaria dá para pagamento.

Há 02 meses, o financeiro desta imobiliária começou a nos cobrar pelo atraso de pagamento na água. Expliquei que já algum tempo estamos pagando desta forma e que vamos continuar pagando no prazo da concessionária. Sendo que em contrato de locação, afirma que o pagamento deve ser feito diretamente a fornecedora de água :

" C) Água
Salvo exceção de água rateada, a fatura deverá ser paga diretamente à fornecedora correspondente, de acordo
com a região a que pertence o seu imóvel locado "

E também em contrato menciona que no momento do encerramento do contrato, deverá estar tudo quitado, ou seja, estamos no meio do contrato e ficam nos cobrando de fatura que está há menos de 01 mês vencida, sendo que a própria concessionário dá um prazo para pagamento.

" Parágrafo Quarto: No momento do encerramento da locação deverá o Locatário apresentar, devidamente em dia e quitadas, as últimas faturas de energia elétrica, água/esgoto e condomínio, esta última anexada de uma certidão negativa de débitos fornecida pelo sindico ou administradora, bem como outras que tenham ficado sob a sua responsabilidade. "

Ao alugar este imóvel com esta imobiliária, tivemos um grande transtorno em relação a unidade consumidora do imóvel, pois o imóvel estava registrado como Industrial. Pagamos um absurdo de energia elétrica, perdemos muito tempo de trabalho tentando resolver com a Celesc, até que uma atendente da Celesc informou aonde estava o erro e que a responsabilidade é da imobiliária antes de realizar a locação do imóvel de trocar para Residencial. Invés de prestarem atenção e fazer o que é necessário, ficam incomodando locatário, que também somos clientes.

Me senti [Editado pelo Reclame Aqui] e perseguida, pois já havíamos nos falado no telefone, expliquei que já estávamos pagando desta forma algum tempo e falei que continuaria assim. O funcionário infomrou que deixaria registrado as informações e que não voltaria a fazer este tipo de cobrança relacionado as faturas de água.

Porque então alugaram em nome do proprietário e não alteraram a titularidade, como a de energia ?

Com menos de 01 mês de atraso ( e dentro do prazo de pagamento da concessionária ) o funcionário da imobiliária informou que acionou o seguro por esta fatura. Realmente um absurdo e falta de respeito

Não consta em contrato que vão ficar nos cobrando sobre faturas de água que ainda estão no prazo para pagamento

Compartilhe

Resposta da empresa

13/04/2026 às 18:37

Prezada Sra. Pamela, tudo bem?

Agradecemos por compartilhar sua percepção, pois ela é muito importante para que possamos esclarecer e aprimorar nossos processos.

Sobre o ponto mencionado, é importante esclarecer que, conforme previsto em contrato, as despesas de consumo, como água, são de responsabilidade do locatário, devendo ser mantidas em dia durante toda a vigência da locação, não apenas ao final.

Ainda que a concessionária possa conceder prazos adicionais após o vencimento, internamente seguimos critérios vinculados às obrigações contratuais e também às exigências da garantia locatícia contratada, que prevê acompanhamento de possíveis pendências para evitar evolução de débitos.

Em relação ao acionamento da garantia, trata-se de um procedimento administrativo preventivo, utilizado justamente para resguardar todas as partes envolvidas no contrato, não tendo como objetivo qualquer tipo de constrangimento.

Sobre a titularidade da conta de água, informamos que, em alguns casos, a alteração depende de fatores específicos da concessionária, cabendo ao locatário averiguar a possibilidade de troca, que se feita, deverá ser desfeita no fim da locação.

De toda forma, sentimos se a forma de comunicação tenha causado desconforto não é essa a experiência que buscamos proporcionar, porém o monitoramento da pontualidade é nossa obrigação contratual.

Nos colocamos à disposição para conversar e alinhar a melhor forma de condução dessa situação daqui para frente, de maneira clara e tranquila para todos.

Atenciosamente,
Virgínia - Supervisora Financeiro
483244-8551

Réplica do consumidor

15/04/2026 às 16:52

Virginia, foi com você mesma que falei ao telefone na primeira cobrança feita, no dia 05/03. Falei com você e o Arthur. Conforme falamos, expliquei para vocês que já fazíamos o pagamento desta forma há mais de 06 meses e que continuaríamos fazer assim.

Você informou que deixaria tudo registrado e que não teríamos mais este tipo de cobrança.

Você não se lembra do que conversamos e já havíamos alinhado sobre este assunto ?

Realmente a seguradora entrou em contato conosco para verificar qual a previsão para este pagamento. Informamos a eles e tudo certo, com todo o respeito, deram o Ok e pronto.

Neste ultimo contato do Arthur para verificar o prazo para pagamento, foi sem educação e mesmo eu falando a previsão de pagamento, acionou a seguradora com uma fatura com menos de 01 mês vencida.

Sendo que conforme o Arthur afirmou, este procedimento é novo de vocês de fazer este tipo de cobrança, pois como já falei varias vezes, há mais de 06 meses fazemos desta forma e agora que vocês tem um novo sistema, vão ficar incomodando os locatários, que no meu caso, é por nada ?

Quando nos falamos no telefone, ficou alinhado também de vocês atualizarem nosso cadastro e incluir meu email para receber também as notificações e boletos do aluguel e nem isso fizeram ? Porque ainda não foi atualizado ?

Aí você fala em alinharmos ? Em nossa conversa no telefone, já havia ficado alinhado, não se lembra ??

Porque no telefone você não me orientou em procurar fazer a troca de titularidade ?

Por isso me senti sim ofendida e perseguida, pois mesmo conversando, explicando e alinhando sobre isso, continuaram as cobranças de maneira abusivas.

Não gostei das atitudes de vocês. Faltaram com respeito e sem comprometimento no que já havíamos alinhado ao telefone

Como já falei, não ficará nenhum débito referente faturas de água, até porque se não fossem pagas, nós que ficaríamos sem abastecimento de água.

Réplica da empresa

16/04/2026 às 13:19

Prezada

Recebemos sua manifestação e lamentamos qualquer insatisfação que tenha ocorrido. A Adriano Imóveis, com 32 anos de atuação no mercado imobiliário, pauta seus processos pela transparência e integridade, sempre em estrita conformidade com o contrato de administração e a legislação vigente. Nosso compromisso com a ética e a legalidade nos permitiu servir nossos clientes com excelência ao longo de todos esses anos. É importante ressaltar que, conforme pactuado em contrato.

Considerando a importância que a Adriano Imóveis confere à privacidade e segurança das informações de nossos clientes, o atendimento detalhado e a resolução de sua situação serão realizados através dos nossos canais diretos: telefone e e-mail. Nossa equipe entrará em contato com a senhora o mais breve possível para dar seguimento.

Estamos à disposição para auxiliar e esclarecer a situação da melhor forma, buscando a melhor solução.

Cordialmente,

Equipe Adriano Imóveis

Consideração final do consumidor

22/04/2026 às 15:19

A pessoa que entrou em contato no particular, foi muita educada e prestativa. Porém continuo não concordando com as atitudes anteriores. Na minha opinião, foram totalmente desnecessárias e incoerentes !

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

0