Pedido de Cancelamento Não Atendido

Não resolvido
Franca - SP
16/07/2025 às 21:59
ID: 222288183
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesApós diversas tentativas para tentar estorno do valor gasto com a aquisição de curso, o qual não atendeu a mínima expectativa, não oferecem nenhuma alternativa. A resposta é: ou você faz esse curso ou você pode ficar no prejuízo. Nenhuma alternativa, nem mesmo algum valor proporcional.
Compartilhe
Resposta da empresa
16/07/2025 às 22:23
O Reclamante realizou a compra da Mentoria Plano Elite em 26/02/*******.
O onboarding foi realizado em 27/02/*******.
Respeitamos sempre o prazo legal de arrependimento do art. 49 do CDC, de 7 dias.
******* que o Reclamente é advogado e sabe dessa norma.
Pois o Reclamente pediu cancelamento e reembolso simplesmente SESSENTA E QUATRO DIAS DEPOIS, em 02/05/*******.
Além disso, o Reclamante menciona que o curso não atendeu à mínima expectativa dele. Porém, na plataforma Cademi consta que assistiu a apenas 3,5% do conteúdo total. Como alguém é capaz de formar opinião sobre algo que não conhece? Além de manchar a imagem da nossa escola, que consta com ******* advogados alunos em 9 anos e mais de ******* depoimentos de resultados todos os anos, a reclamação representa flagrante ato de má-fé.
Portanto, não cabe o pedido de reembolso solicitado e serão tomadas as medidas judiciais para a exclusão da reclamação infundada caso o Reclamante não o faça imediatamente.
Réplica do consumidor
17/07/2025 às 10:02
A situação é ainda mais grave.
Expressei mal na reclamação, pois a minha solicitação foi o cancelamento e que somente a partir do cancelamento não houvesse mais cobrança. Não cheguei a pedir o estorno total.
O estorno a que me referi foi somente daquilo que paguei depois do pedido de cancelamento. Sempre deixei claro para a empresa que aceitava pagar proporcionalmente.
Mas segundo a empresa, não existe a possibilidade de solicitar o cancelamento para encerrar as cobranças futuras.
Ou seja, conforme fui orientado por um representante da empresa: pode até cancelar, mas é como se fosse um valor jogado no lixo.
E com relação a essa resposta da empresa, na minha opinião é desproporcional, ofensiva e com tom de ameaça.
Por fim, ontem uma pessoa da empresa entrou em contato, explicando do prazo de 7 dias do CDC.
Expliquei que fiz uma solicitação de cancelamento para que a partir de então parassem com as cobranças (não quero o estorno total - quero que parem com a cobrança).
O pedido foi negado, me enviaram uma notificação e quando fui respondê-la, fui bloqueado.
Não tenho o direito de pedir o cancelamento para evitar as cobranças futuras e não tenho o direito de responder a notificação. Disseram que vão entrar com uma ação na justiça.
Réplica da empresa
17/07/2025 às 12:33
O Reclamante adquiriu acesso a um grupo de Mentoria.
Não se trata de um produto cujo pagamento é de recorrência mensal. O pagamento é um só. O que houve foi a escolha por pagamento parcelado.
Com base na posição do Reclamante, um aluno que compra parcelado teria direito a não pagar integralmente, enquanto um que pagou à vista não teria.
Não existe respaldo legal qualquer para uma solicitação de estorno de uma transação 64 dias após a aquisição.
Imagine o absurdo: compramos um tênis em 12x e, 64 dias depois, dizemos que não utilizaremos mais o produto e que, portanto, devem cessar as cobranças das parcelas vincendas.
São PARCELAS, não MENSALIDADES.
A Reclamação, além de infundada, fere diretamente a reputação da marca Reclamada.
É surpreendente que um advogado demonstre tamanho desconhecimento de regras básicas legais e contratuais no escopo das relações de consumo.
Deste modo, reiteramos os termos da contestação já postada aqui.
Réplica do consumidor
18/07/2025 às 19:41
A compra foi de um curso de mentoria, que ainda tem aulas/eventos a serem realizados.
Mas a empresa compara a compra de um curso de mentoria com a compra de um sapato.
A reposta está à altura da empresa.
Eu me recuso a perder mais tempo pra responder esses comentários.
Réplica da empresa
18/07/2025 às 19:57
Até o momento, o consumidor não trouxe nenhum fundamento legal para sua solicitação.
Já deixamos claro: se nos enviar um comprovante de que solicitou o cancelamento dentro do prazo legal, faremos o estorno dos valores já pagos e o cancelamento das cobranças das parcelas vincendas sem qualquer problema.
São mais de 24 mil alunos em 9 anos. Temos apenas 5 reclamações ativas no RA. Todas de pedidos de reembolso/cancelamento fora do prazo legal.
Estamos sempre à disposição, desde que dentro dos limites da boa-fé e legalidade. Obrigado.
Consideração final do consumidor
26/07/2025 às 20:07
Sem solução.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0
Consideração final da empresa
26/07/2025 às 21:39
A reclamação não foi "resolvida" porque ela é infundada. Trata-se de tentativa abusiva do consumidor de exercer um direito que não possui.