Propaganda enganosa, desrespeito ao Estatuto do Idoso e CDC, sem Responsabilidade Civil e Objetiva

Respondida
Rio de Janeiro - RJ
03/04/2025 às 16:26
ID: 213874035
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas Reclamaçõesinfelizmente a propaganda de "atendimento humanizado" não faz jus à realidade que vivi nos poucos dias de contrato com tal empresa.
Afinal, quando um cliente procura um serviço de home care, está precisando de auxílio profissional (devidamente remunerado) com os seus problemas, e não, que a empresa e seus "colaboradores lhe tragam mais problemas e prejuízo financeiro.
Para começar, que o endereço no Google não condiz com a realidade.
No momento, estão atendendo na rua ***** - Grajaú
Entrei em contato com a empresa após encontrar um anúncio na internet.
Fui convidada por uma Senhora ***** que se apresenta como "psicopedagoga", para ir conhecer o local na última sexta, 28/3.
Fui conhecer o "escritório", que está funcionando "em parceria" dentro de uma casa de repouso, recente, mas moderna localizada no Grajaú.
Ao chegar, fui recebida pela psicopedagoga e técnica de enfermagem *****, responsáveis pela "Gestão", com o discurso de "tratamento humanizado", pois está na moda, mas a realidade é que o humanizado só existe quando convém para a administração da empresa.
Após me fornecerem 2 contratos com nome de outros "clientes", recebi o meu documento, assinado e ainda por cima, um Termo para consentir que a imagem de minha mãe (uma idosa de 80 anos) e depoimentos nossos fossem utilizados nas publicidades.
Como sou servidora pública, já tendo feito 4 cursos de LGPD por escola de governo, não hesitei, mas deixei claro que só poderia ser divulgada a minha pessoa.
Afinal, o serviço foi procurado pois preciso de ajuda com os cuidados de minha mãe,que é uma pessoa diagnosticada com demência, considerada "Relativamente Incapaz" pela justiça.
Detalhe: não recebi cópia de tal documento
Demonstram ignorar o conteúdo do Estatuto do Idoso, a Constituição Federal e a Lei Geral de Proteção de Dados.
Aliás, desconhecem até o Código de Defesa do Consumidor, e acreditam que, por ter sido inserida uma cláusula totalmente arbitrária no contrato de Prestação de Serviços, a empresa Prime Care, seus dirigentes e profissionais que eles enviam para o domicílio das pessoas são isentos de tudo que for causado na residência do paciente e cliente.
Situações ocorridas:
30/ 03 (domingo) às 11h
Fui contatada, via Whatsapp da empresa, para ser informada de que a cuidadora que havia acertado chegar no dia seguinte., 31/03, às 8h, teria que fazer um exame no SUS (???!!!) e que a mesma, embora tenha aceitado pegar os plantões, só havia avisado naquela hora que chegaria mais tarde na casa da cliente (filha da paciente) 2h após a data contratada.
Ocorre que não havia nenhum vínculo profissional, emocional, sentimental com tal pessoa, e a própria empresa divulga em sua rede social que, quando um profissional não puder comparecer, eles substituem imediatamente - NÃO PROCEDE!!
Foi oferecido para colocar uma pessoa e a outra que "seria amiga da agente de saúde da CF conseguiu que quebrasse seu galho e foi um encaixada para fazer tal exame" - tal informação está em meu Whatsapp, mas prefiro não comentar sobre questões éticas nesse caso em especial.
Achei estranho a postura da agência em querer transferir o problema da profissional que eu não conhecia, mas solicitei para substituir porque se ela se sentia à vontade para se comportar assim no 1 plantão, antes de entrar na minha casa, iria fazer de novo.
31/01: Foi enviada uma cuidadora, de nome *****, que se dizia formada como Téc em Enfermagem, pelo SENAC, embora sem curso de cuidadora (FOQUEM NISSO).
Por ser seu 1 dia, não me incomodei por ela me abordar em meu quarto (porta fechada ou aberta) toda hora e , sempre fui muito gentil no tratamento com a mesma, ao explicar como era a rotina de minha mãe, mas a profissional cismava de fazer diferente, como na hora do banho no chuveiro acompanhada e para levá-la no vaso (minha mãe só vai de porta fechada, com chancela da neuropsicóloga e médico dela).
1 e única noite: a cuidadora foi dormir com um micro babydoll em minha residência, ao n lado da cama de minha mãe;
Por volta das 4h da manhã, minha mãe levantou sozinha para ir ao banheiro, e eu acordei, no meu quarto, com o barulho.
A cuidadora, que dormia ao seu lado, não escutou
Tive que chamá-la mais de uma vez.
São quase 3 anos de cuidadoras em minha casa.
Pois bem:
A profissional decidiu pegar a ducha higiênica, localizada ao lado do vaso, para esticá-la até o box, onde minha mãe estava sentada e com chuveiro aberto.
Eu estava me arrumando para sair e escutei nitidamente água espirrando para todos os lados.
A ducha arrebentou na borracha no 1 plantão.
É necessária essa ducha, pois tanto minha mãe, quanto eu devemos evitar o uso de papel higiênico, devido ao risco de infecção urinária.
Expliquei que já havia pago pela realização de 2 consertos na semana anterior e não queria ter que pagar outro.
Foi alegado pela profissional que não foi proposital, embora eu não tivesse em momento algum dito isso.
Não importa se é culposo ou doloso, mas o dano precisa ser reparado.
Eu precisava sair para buscar os produtos , comprados na farmácia para minha mãe, e saí passando mal.
Entrei em contato com a empresa, relatando o ocorrido, e exigindo o imediato conserto.
Só foi solicitado para eu correr atrás de um profissional e ver o valor.
Fico imaginando se um cliente estivesse viajando a serviço ou lazer, e tivesse deixado a casa por conta dos profissionais dessa Prime Care.
Se o idoso passar mal, não devem chamar o SAMU.
Se o chuveiro queimar no inverno, com certeza a empresa vai esperar o dono da casa retornar e o idoso tomará banho de água gelada
A única opção oferecida foi trocar a profissional mais uma vez, que a Senhora ***** teimou em afirmar que era cuidadora, embora a mesma dissesse que só tinha curso de enfermagem.
Além disso, foi alegado que a técnica informou que a ducha já tinha sido arrebentada por outra profissional de outra home care, que esteve em minha casa.
Em menos de 48h, essa senhora sabe de coisas que nem eu , que soou dona da casa, sabia.
Esclarecimento: o que ocorreu (em 2023)foi que a quebra da alavanca, por deixar cair a ducha, e a peça e mangueira de alumínio foram trocadas.
mas ninguém nunca arrancou, nem tentou utilizar essa ducha higiênica fora do vaso.
Sei que há uma adaptação, mas não foi falta de atenção, orientação, nem assistência de minha parte, que estava em casa
Devido à omissão da empresa , pedi rescisão do contrato, mas ainda tenho que pagar pelos plantão conturbado.
Existe uma Responsabilidade Civil e Objetiva e a Prime Care se recusa a consertar o instrumento de um apartamento alugado.
Compartilhe
Resposta da empresa
24/09/2025 às 13:31
Lamentamos profundamente que a experiência não tenha atendido às suas expectativas. Nosso compromisso com um atendimento ético e humanizado é real, e é justamente por isso que fazemos questão de responder com respeito e responsabilidade ao seu relato.
Primeiramente, agradecemos por nos procurar e compartilhar sua experiência de forma tão detalhada. Sabemos que confiar o cuidado de um ente querido especialmente em situações delicadas como a da sua mãe é um ato de extrema responsabilidade e sensibilidade. Não consideramos isso como "mais um contrato", e sim uma relação que deve ser pautada na empatia e no profissionalismo.
Gostaríamos de esclarecer alguns pontos:
Sobre os danos relatados: Conforme já tratado diretamente com a senhora, a empresa arcou com os custos relacionados ao conserto da ducha higiênica, assim como com os custos de plantão da cuidadora, mesmo diante das intercorrências relatadas. Fizemos isso por respeito à senhora e à situação, mesmo que, contratualmente, não tenhamos sido os causadores diretos do dano.
Profissional substituta: Entendemos que a mudança de horário por parte da profissional gerou desconforto. Concordamos que, em situações como essa, o ideal seria uma substituição imediata como, inclusive, tentamos providenciar. Lamentamos se a comunicação nesse momento não foi clara ou suficiente, e isso já foi levado como ponto de melhoria interna.
Qualificação das profissionais: Todas as profissionais encaminhadas aos domicílios passam por verificação de documentação e formação. No caso citado, a cuidadora enviada possuía formação técnica em enfermagem, que, em muitos contextos, supera inclusive os requisitos básicos para atuação como cuidadora. Ainda assim, reconhecemos que há diferenças na abordagem e, por isso, oferecemos a substituição mesmo em curto prazo.
Uso da imagem e documentação: A cláusula sobre uso de imagem, presente em nossos contratos, sempre é opcional e requer consentimento expresso. Jamais utilizamos a imagem de clientes sem a devida autorização formal. Lamentamos se o encaminhamento de contratos com dados incorretos causou desconfiança. Essa falha pontual em nosso processo foi identificada e já corrigida.
Sobre nossa sede: De fato, estamos em processo de transição para novo endereço físico, conforme informado. A estrutura de atendimento remoto e domiciliar segue funcionando normalmente, sem prejuízo ao serviço prestado.
Sabemos que não há justificativa que anule a sensação de frustração vivida. O que podemos fazer e estamos fazendo é revisar nossos processos para que episódios como esse não voltem a acontecer com nenhum outro cliente.
Nos colocamos à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais e esperamos, sinceramente, que a senhora e sua mãe encontrem o suporte e acolhimento que merecem.
Atenciosamente,
Equipe Prime Care