O que aconteceu
Agibank bloqueia minha conta com aproximadamente R$ 9.960,00 e impede acesso ao meu dinheiro
No dia 13/10/2026, fui surpreendido com o bloqueio do acesso ao aplicativo do Agibank. Não recebi e-mail nem notificação prévia explicando o ocorrido. Precisei entrar em contato com o próprio banco para descobrir o motivo e saber como recuperar meu dinheiro.
Minha conta era minha principal conta bancária e era utilizada diariamente para pagamentos, movimentações financeiras e despesas essenciais da minha família. O saldo informado ao banco era de aproximadamente R$ 9.960,00, quantia da qual preciso para pagar contas de casa, alimentação e outras necessidades. Tenho uma filha e responsabilidades familiares, e essa situação está causando sérias dificuldades financeiras.
1. Motivo do bloqueio e retenção de todo o saldo
No atendimento de 13/10/2026, protocolo n *****, fui informado de que minha conta seria encerrada por questões de segurança, sem possibilidade de reversão. Inicialmente, o atendente disse não ter acesso ao motivo específico.
Posteriormente, em atendimento realizado em 15/10/2026, fui informado de que o bloqueio estava relacionado a um MED/PIX de R$ 200,00, iniciado em 13/10/2026, e que seria necessária uma análise de até 11 dias úteis.
Compreendo a necessidade de apurar uma contestação e respeitar os procedimentos de segurança. Entretanto, questiono por que aproximadamente R$ 9.960,00 ficaram indisponíveis por causa de uma ocorrência de R$ 200,00, especialmente quanto aos valores que não estejam relacionados à contestação.
Solicito que o banco discrimine os valores retidos e avalie a possibilidade de liberar imediatamente o saldo restante que não esteja diretamente relacionado ao MED/PIX, caso não exista outro impedimento legal ou regulatório. Se não for possível, exijo uma justificativa formal e específica para a retenção integral.
2. Informações contraditórias sobre os prazos
Em 13/10/2026, fui orientado a aguardar 48 horas úteis e consultar o Sistema de Valores a Receber (SVR), do Banco Central.
Já em 15/10/2026, outro atendimento informou que o prazo de análise seria de até 11 dias úteis. O banco reconheceu a informação anterior como equivocada e pediu desculpas pela divergência.
Na mesma data, fui informado de que, após a conclusão da análise e a disponibilização dos valores, eu poderia entrar novamente em contato com o Agibank para solicitar a transferência para outra conta de minha titularidade, com prazo de até 48 horas.
Também questionei a informação de que o saldo poderia ser encaminhado ao SVR, pois o comunicado de encerramento disponível no site do banco menciona prazo de 30 dias corridos para transferência de eventual saldo. Durante o atendimento, foi mencionado que a recuperação pelo SVR poderia levar de 30 a 60 dias.
Essas orientações contraditórias me deixaram sem saber qual prazo realmente será aplicado e quando terei acesso ao meu dinheiro.
3. Solicito a devolução diretamente pelo Agibank
Não quero depender exclusivamente do SVR e correr o risco de esperar de 30 a 60 dias para recuperar recursos necessários às despesas da minha família.
No atendimento de 15/10/2026, a atendente confirmou que, após a análise, caso a conta estivesse encerrada e os valores disponíveis, o Agibank poderia providenciar o envio para outra conta de minha titularidade em até 48 horas.
Eu utilizava meu CPF como chave Pix no Agibank e, em razão do encerramento, transferi essa chave para outra instituição financeira, onde já está cadastrada. Portanto, já possuo outra conta de minha titularidade para receber os valores.
Solicito que o banco informe, por canal oficial e seguro, como fornecer os dados necessários e confirme a possibilidade de realizar a transferência diretamente para essa conta, conforme informado no atendimento.
4. Urgência e prejuízos familiares
Estou sem acesso à minha principal fonte de movimentação bancária e preciso do dinheiro para pagar contas domésticas e manter minha família. Tenho uma filha e compromissos financeiros que não podem aguardar semanas ou meses.
Por isso, peço máxima urgência na análise desta reclamação e uma solução concreta, não apenas orientações genéricas.
Minha prioridade é receber imediatamente o saldo que puder ser liberado, sem precisar aguardar a análise do valor de R$ 200,00, caso não exista impedimento para a liberação dos demais recursos. Quanto aos valores que dependam da conclusão do procedimento, solicito que sejam transferidos diretamente para outra conta minha assim que estiverem disponíveis, preferencialmente no prazo de até 48 horas informado pelo próprio banco.
5. Protocolos e histórico
- 25/08/2026 Protocolo n *****: entrei em contato para solicitar o extrato dos últimos 90 dias.
- 13/10/2026 Protocolo n *****: questionei o bloqueio e fui informado sobre o encerramento da conta.
- 15/10/2026 Protocolo n *****: recebi esclarecimentos sobre o MED/PIX, o prazo de análise e a possibilidade de solicitar a transferência para outra conta após a disponibilização dos valores.
6. O que solicito ao Agibank
1. Análise urgente e prioritária do caso.
2. Explicação formal sobre o bloqueio e o encerramento da conta.
3. Confirmação do saldo total e discriminação dos valores relacionados ao MED/PIX e dos demais valores retidos.
4. Liberação imediata do saldo não relacionado à contestação, se não houver impedimento legal ou regulatório.
5. Justificativa formal caso todo o saldo precise permanecer bloqueado.
6. Confirmação do prazo correto para conclusão da análise, esclarecendo as informações contraditórias.
7. Devolução direta dos valores para outra conta de minha titularidade, assim que estiverem disponíveis, conforme orientação recebida no atendimento.
8. Envio da comunicação formal de encerramento e das orientações definitivas para recuperar integralmente o saldo.
Considerações finais
Não estou solicitando que o banco ignore procedimentos de segurança. Estou exigindo transparência, tratamento adequado, análise individualizada dos valores e uma solução efetiva para recuperar meu dinheiro.
Não considero razoável permanecer sem acesso a aproximadamente R$ 9.960,00, necessários para sustentar minha família, sem uma explicação clara sobre a retenção integral e sem uma previsão confiável de recebimento.
Caso não haja solução satisfatória, avaliarei encaminhar o histórico dos atendimentos e os documentos aos órgãos competentes de defesa do consumidor e de supervisão do sistema financeiro, além de buscar as medidas legais cabíveis.
Aguardo resposta formal, com prazos claros e providências concretas para a liberação do saldo disponível e a devolução dos demais valores no menor prazo possível.
Atenciosamente,
*****