Criança Autista com tratamento inadequado

Respondida
São Paulo - SP
21/07/2021 às 14:58
ID: 126964881
Essa reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa
Ver todas ReclamaçõesTenho um filho de três anos e dez meses com diagnostico de TEA, fazia acompanhamento na clinica Alcance de nov/*******, porem no inicio de ******* migramos para o projeto ABA, mas, no decorrer do percurso ate a presente data tivemos inúmeros problemas com a clinica, a troca constante de profissionais, mudança frequente de procedimentos internos, falta de comunicação entre direção, pais e profissionais.
Mas esses não são os problemas mais relevantes, apesar de difíceis, se tratando de crianças autistas.
Há mais ou menos três meses atras meu filho começou a ser uma "pedra no sapato" da equipe que o acompanhava, e todos os dias eram crises e mais crises desenvolvidas em ambiente terapêutico, a falta de manejo era explicito tanto da equipe, quanto do coordenador ABA Leandro Justiça.
Começaram a me descrever uma criança que eu não reconhecia, um verdadeiro "bicho", uma criança que em todos os outros ambientes é outra, mas na clinica pegou trauma e aversão completa.
Na clinica são poucos os profissionais com a formação ABA completa e para tudo precisam de orientação de uma supervisão pouco preparada e que cuida de mais de ******* pacientes, literalmente inviável e ineficaz.
Reduziram em uma primeira experiencia para metade das horas semanais de terapia do meu filho e depois de não resolver o "problema" segundo eles, suspenderam por 20 dias o atendimento do meu filho, e depois desse período, retornar com trinta minutos semanais, alegando uma readaptação, com a seguinte, contrariando e ignorando todas as orientações de especialistas em intervenção comportamental e o laudo medico do meu filho, com a seguinte alegação vinda da responsável pela clinica e coordenador ABA:
-Readaptação do meu filho e que dependendo de como seria, (depois de quase dois anos de tratamento), pois o mesmo se auto agredia e a situação era quase irreversível (Lembrando: Meu filho não tem nem quatro anos)
- Que eu como mãe, não tinha opção, a não ser acatar o proposto ou procurar outra clinica,
-Que meu filho é obeso,
- Que meu filho é o caso mais difícil da clinica,
-Que meu filho tomava um engradado de iogurte ( não sei de onde tiraram isso)
-Que meu filho podia bater a cabeça no vidro,
- cortaram o ambiente de fisioterapia, onde ele mais gostava e tem encaminhamento médico,
Sendo que pagamos a terapia por uma hora com o plano e não por minutos, mesmo no período de teste inicial que submeti meu filho a fazer ( metade das horas semanais), os terapeutas atendia ele meio período e ficava a outra metade recebendo do plano sem atende-lo.
entre outros absurdos!!!
Mas trinta minutos semanais, suspensão do atendimento, isso já é absurdo demais!!
Se o intuito é dispensar meu filho dos atendimentos, tudo bem, são prestadores de serviço, é difícil para família e criança mais é honesto, mas fazer isso de uma forma baixa, para encurralar os pais a aceitar absurdos, regredindo, frustando ainda mais uma criança que já tem muitas questões, isso é desumano e desleal, para uma clinica que visa tratamento de crianças especiais!!!
Deixando claro que o caso do meu filho não é isolado, existem outros casos que se assemelham ao do meu filho e desapontaram muitas famílias.
Compartilhe
Resposta da empresa
23/07/2021 às 17:00
Sra. Tatiane,
A equipe da clínica Alcance é composta de profissionais das áreas de Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Fisioterapia, todos especializados ou especializandos em ABA e com experiência no atendimento à Autistas.
As crianças atendidas por nós realizam individualmente as sessões, possuem Plano Terapêutico Singular e tem seus casos semanalmente supervisionados.
Em paralelo aos atendimentos da criança os cuidadores da mesma tem a possibilidade de participar do Grupo de Orientação, a fim de serem capacitados para aplicar o ABA nos demais contextos.
Temos sempre o objetivo de realizar um excelente atendimento às nossas crianças e seus familiares e por esse motivo lamentamos a sua insatisfação.
Com relação às pontuações referentes ao manejo terapêutico de seu filho, a nossa coordenação esta à disposição para esclarecê-las, tendo em vista que este canal é de visualização pública e fere o sigilo terapêutico