O que aconteceu
# RECLAMAÇÃO FORMAL CLIMATIZADOR COM DEFEITO SEM SOLUÇÃO
Venho por meio desta registrar uma **reclamação formal** contra a empresa **ANDREATI ZARAMELLO LTDA CNPJ 21.977.034/0002-91**, representada comercialmente pela **POLO CLIMA CLIMATIZADORES DE BELO HORIZONTE**, em razão da aquisição de **2 (dois) climatizadores**, sendo que **um deles nunca funcionou corretamente desde a instalação**.
No dia **31/12/2025**, realizei o pagamento da entrada referente à compra dos equipamentos. Posteriormente, no dia **25/01/2026**, foi realizada a instalação dos climatizadores.
Entretanto, já no dia seguinte, **26/01/2026**, começou o problema com um dos equipamentos, que **nunca funcionou adequadamente**.
Desde então, venho tentando solucionar o problema de forma amigável, entrando em contato diversas vezes com a empresa e buscando alternativas para que o equipamento fosse efetivamente reparado ou substituído. Porém, até a presente data, **01/09/2026**, aproximadamente **7 meses após o início do problema**, continuo sem uma solução definitiva.
Durante todo esse período, além de todo o transtorno causado pela situação, **já tive gastos superiores a R$ 2.500,00** na tentativa de solucionar um problema relacionado ao equipamento adquirido.
O que considero ainda mais grave é que, neste momento, a empresa está **tentando atribuir a responsabilidade ao instalador**, sendo que **o próprio instalador foi indicado pela empresa responsável pela venda dos climatizadores**.
Ou seja, não considero razoável que, após todo esse período, a responsabilidade seja simplesmente transferida para um terceiro indicado pela própria empresa. Na condição de consumidor, adquiri os equipamentos acreditando que seriam entregues, instalados e funcionariam adequadamente, não sendo aceitável permanecer durante meses com um equipamento sem funcionamento e ainda ter que arcar com despesas para tentar resolver um problema que não dei causa.
**Resumo dos fatos:**
* **31/12/2025:** pagamento da entrada da compra;
* **25/01/2026:** instalação dos 2 climatizadores;
* **26/01/2026:** início do problema em um dos equipamentos;
* **De janeiro a setembro de 2026:** diversas tentativas de solução;
* **Mais de R$ 2.500,00:** gastos realizados na tentativa de solucionar o problema;
* **01/09/2026:** problema continua sem solução definitiva.
Diante de todo o ocorrido, solicito uma **solução definitiva e imediata**, seja por meio do **reparo adequado do equipamento, substituição por outro equipamento em perfeito funcionamento ou outra solução compatível com os meus direitos como consumidor**, além da análise e ressarcimento dos valores que tive que desembolsar em decorrência do problema.
Ressalto que **não estou buscando simplesmente apontar culpados**, mas sim uma solução para um equipamento que foi adquirido, instalado e que, desde o dia seguinte à instalação, apresenta problemas sem que, após meses de tentativas, a empresa tenha conseguido resolver definitivamente.
Espero que a empresa assuma sua responsabilidade perante o consumidor e resolva a situação de maneira amigável. Caso contrário, **me reservo o direito de buscar os órgãos de defesa do consumidor e as medidas judiciais cabíveis**, inclusive para pleitear o ressarcimento dos prejuízos materiais e demais perdas decorrentes de todo esse período sem solução.
**ANDREATI ZARAMELLO LTDA CNPJ 21.977.034/0002-91**
**Representada por: POLO CLIMA CLIMATIZADORES DE BELO HORIZONTE**
Aguardo uma **solução concreta, definitiva e por escrito**, e não mais novos encaminhamentos ou transferência de responsabilidade entre a empresa e o instalador.