Cobrança indevida de assinatura e falha no reconhecimento do serviço contratado

Não respondida
Floriano - PI
04/06/2026 às 21:27
ID: 250556367
Assunto: Cobrança Indevida e Falha no Reconhecimento da Assinatura
Prezados,
Venho, por meio desta, registrar uma reclamação formal acerca de uma cobrança indevida realizada em minha conta.
Contratei uma assinatura promocional do Claude pelo período de 7 (sete) dias, no valor de aproximadamente R$ 15,00. Contudo, posteriormente foi efetuada uma cobrança de cerca de R$ 150,00, sem que eu tivesse autorizado ou tido ciência de qualquer renovação nesses termos.
Além disso, ao tentar resolver a situação pelos canais de atendimento, fui informada de que não existe qualquer registro da minha assinatura ou compra em meu cadastro, como se eu jamais tivesse contratado o serviço. Atualmente, a plataforma também não reconhece a existência de um plano ativo vinculado à minha conta, apesar de a cobrança ter sido efetivamente realizada.
Diante disso, solicito:
A imediata verificação da cobrança realizada em meu cartão/forma de pagamento;
A identificação da assinatura vinculada ao pagamento efetuado;
O estorno integral do valor cobrado indevidamente, caso a cobrança não corresponda ao plano efetivamente contratado;
O envio de esclarecimentos detalhados sobre a origem da cobrança e sobre a ausência de registro da assinatura em minha conta.
Possuo comprovantes da cobrança e demais documentos que podem ser encaminhados para análise.
Aguardo uma solução célere para o problema, sob pena de adoção das medidas cabíveis junto aos órgãos de defesa do consumidor.
Atenciosamente,