O que aconteceu
Faço este registro público para alertar outros consumidores e registrar minha indignação quanto ao procedimento abusivo e inadequado adotado pela empresa Aradefe Malhas.
Realizei a compra de 3 kg de tecido moletom no site da loja (*****), como Pessoa Física. O pagamento foi aprovado no meu cartão de crédito e o pedido avançou no site para o status "EM SEPARAÇÃO".
Em seguida, a loja chamou-me no WhatsApp pedindo para alterar o cadastro para CNPJ. Ao responder que comprei como Pessoa Física no meu CPF, disseram que para faturar no CPF eu teria de enviar uma foto do meu documento de identidade (RG ou CNH) e cartão de crédito por mensagem para "validar" o cadastro.
Recusei o envio das fotos do documento por motivos óbvios de segurança e privacidade (LGPD), uma vez que todos os dados necessários para emitir a Nota Fiscal (Nome, CPF e Endereço) já estavam devidamente preenchidos no cadastro no próprio site. Como resposta, a loja afirmou que sem a foto do documento não enviaria o pedido e faria o cancelamento.
Disseram também que se a compra fosse por Pix ou Boleto não pediriam documento. Isso é uma contradição sem sentido: se a compra no cartão já foi APROVADA pela operadora, a loja não tem o direito de reter uma mercadoria em separação para exigir fotos de documentos pessoais por mensagem. Para agravar ainda mais a situação, ao tentar acessar o painel do cliente no site para consultar as informações do meu pedido, verifiquei que a empresa bloqueou o meu acesso/login cadastral, em nítida retaliação por eu ter me recusado a enviar fotos dos meus documentos pessoais por WhatsApp. Compro tecidos e matérias-primas na internet há anos, sempre no CPF e sem qualquer problema. A exigência da empresa é totalmente inadequada, insegura e sem respaldo legal. A própria loja já informou por mensagem que fará o cancelamento do pedido. Estou aguardando que cumpram com o cancelamento e estorno diretamente, mas faço questão de deixar este registro formal para expor essa conduta abusiva, que fere o Código de Defesa do Consumidor e a LGPD, alertando outros clientes sobre essa prática da Aradefe Malhas.
Segue prints da conversa (onde em grande parte mandaram áudio o que indica falta de rastreabilidade e transparência: O atendimento ao consumidor deve ser claro, documentado e auditável. Empresas sérias registram suas políticas por e-mail ou mensagens de texto para que ambas as partes tenham um histórico formal da conversa.)
Prints da aprovação do pedido: O status "Em Separação" prova que a compra foi concluída, o cartão foi aprovado e a loja já tinha emitido a ordem interna para embalar o produto.
O print do bloqueio do login demonstra que a empresa tentou ocultar o histórico da compra e retaliar minha recusa em enviar documentos sensíveis por aplicativo de mensagem.
Reclamações parecidas
4Interações da reclamação
Aradefe Malhas respondeu
08/10/2026 às 17:39
Prezada Larissa,
A ARADEFE Malhas esclarece que adota procedimentos adicionais de segurança em operações realizadas por cartão de crédito, especialmente em razão de ocorrências anteriores envolvendo [Editado pelo Reclame Aqui] e contestações de pagamentos após o recebimento de mercadorias.
Esses procedimentos possuem finalidade exclusivamente preventiva, buscando proteger tanto os consumidores quanto a empresa contra a utilização indevida de meios de pagamento.
No caso mencionado, foi solicitada uma verificação complementar de identidade e titularidade do cartão utilizado na operação. Compreendemos e respeitamos sua preocupação quanto ao compartilhamento de documentos pessoais, bem como sua decisão de não encaminhá-los.
Diante da impossibilidade de concluir a verificação adicional solicitada, a empresa, por cautela e visando à segurança da operação, optou pelo cancelamento da compra, providenciando o estorno integral do pagamento.
Conforme comprovante emitido pela plataforma Pagar.me, o estorno de R$ 209,94 (duzentos e nove reais e noventa e quatro centavos) foi efetuado em 07/10/2026, cabendo à instituição emissora do cartão processar a disponibilização do crédito na respectiva fatura.
Quanto à restrição de acesso ao cadastro, esclarecemos que a medida foi adotada no contexto dos procedimentos internos de prevenção a [Editado pelo Reclame Aqui], em razão da impossibilidade de concluir a verificação adicional da operação. Ressaltamos que tal providência não representa qualquer acusação de irregularidade ou [Editado pelo Reclame Aqui] por parte da consumidora.
A ARADEFE reafirma seu compromisso com a segurança das transações, a transparência nas relações comerciais e o respeito aos direitos dos consumidores.
Permanecemos à disposição pelos nossos canais oficiais de atendimento para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais.
Atenciosamente,
Equipe Aradefe Malhas
Consumidor respondeu
08/10/2026 às 18:04
Confirmo o recebimento do comprovante de estorno. O problema financeiro foi resolvido, mas a justificativa da empresa para a sua conduta permanece inaceitável.
1. Segurança Privada Não Se Sobrepõe à Lei: A empresa alega que adota esse procedimento por "segurança", mas a busca por proteção contra [Editado pelo Reclame Aqui] não dá a vocês o direito de violar a legislação vigente. Nenhuma política interna ou procedimento preventivo de uma empresa pode se sobrepor às leis do país especificamente ao Código de Defesa do Consumidor e à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
2. Transferência de Risco e Prática Abusiva: A análise de risco de crédito e [Editado pelo Reclame Aqui] cabe à operadora do cartão e ao gateway de pagamento, que já haviam aprovado a transação. A loja tenta transferir o risco do seu próprio negócio para a privacidade do cliente, exigindo fotos de documentos sensíveis por WhatsApp. Isso não é segurança, é uma violação legal e exposição do consumidor a riscos desnecessários.
3. Bloqueio como Retaliação: Afirmar que bloquearam o meu cadastro por "prevenção a [Editado pelo Reclame Aqui]", mas dizer na mesma frase que isso "não representa acusação de irregularidade", é uma contradição vergonhosa. O bloqueio foi uma retaliação evidente ao fato de eu não ter me submetido às exigências abusivas e ter questionado a postura da loja.
É inadmissível que uma empresa, sob o pretexto de segurança interna, trate consumidores legítimos desta forma, desrespeitando leis e bloqueando acessos de forma unilateral.
O estorno ainda não foi realizado, já confirmaram que foi feito o pedido e sigo aguardando que a operadora do cartão concluir o processamento, mas a denúncia no Procon-SP segue ativa para que o órgão fiscalize essa prática ilegal. O atendimento é péssimo, os procedimentos desrespeitam a lei e, definitivamente, não volto a fazer negócio.
Reclamação encerrada e avaliada pelo consumidor
Avaliação do consumidor
Problema foi resolvido?NãoVoltaria a fazer negócio?NãoNota do atendimento0Fiquem atentos! A loja exige fotos de documentos pessoais (RG/CNH) e do cartão de crédito via WhatsApp mesmo após o pagamento ter sido aprovado pela operadora. Se você se recusar a enviar por questões de segurança e privacidade (LGPD), eles cancelam a compra e bloqueiam a sua conta no site. A empresa prefere violar a privacidade e os direitos do consumidor a investir em sistemas adequados de verificação. Não recomendo e não volto a comprar.