Concessionária Toyota Araguaia Motors causa danos e falhas na pintura do veículo após revisão e tentativas de reparo

Não respondida
Palmas - TO
14/05/2026 às 08:43
ID: 247790271
Prezados,
Venho por meio desta registrar uma reclamação formal referente ao atendimento prestado pela concessionária Araguaia Motors, representante da Toyota em Palmas/TO.
Adquiri meu veículo em *****, ocasião em que fui muito bem atendido pela equipe de vendas, dentro do padrão esperado de uma concessionária.
No dia *****, levei o veículo para a primeira revisão. Ao recebê-lo, identifiquei um risco profundo na porta dianteira direita (lado do passageiro), dano este que não existia anteriormente. Informei imediatamente a consultora Raila, que sempre me atendeu com cordialidade e atenção, não tendo qualquer reclamação quanto ao seu atendimento.
Inicialmente, a equipe de funilaria tentou corrigir o problema, porém sem sucesso, devido à profundidade do risco. Foi então sugerida a repintura da porta. Apesar da minha preocupação com possível desvalorização do veículo e qualidade do serviço, fui assegurado de que o resultado seria perfeito, motivo pelo qual autorizei o reparo.
O serviço foi realizado em *****. Contudo, ao retirar o veículo, constatei a presença de diversas microbolhas na pintura. O carro retornou para nova repintura, mas novamente o serviço apresentou falhas, sendo necessária uma terceira intervenção. Posteriormente, cerca de *****, foi realizado um polimento para correção de imperfeições remanescentes, momento em que o acabamento aparentava estar satisfatório.
Entretanto, em *****, observei um início de descascamento da pintura próximo à borracha do vidro da mesma porta. Inicialmente, por se tratar de uma área pequena, não comuniquei a concessionária. Ressalto que nenhuma outra parte do veículo apresentou problema semelhante, apenas a área que passou por funilaria.
No dia *****, ao verificar que o problema havia se agravado, entrei em contato com a concessionária, sendo orientado a levar o veículo para análise. Após avaliação, foi sugerido que um polimento resolveria a situação, sendo o serviço agendado para *****.
No dia *****, fui informado de que o veículo estava pronto. Contudo, ao retirá-lo, constatei novos problemas: a pintura da porta apresentava aparência de desbotamento em alguns pontos e o veículo estava com contaminação de tinta em diversas partes, incluindo lanternas traseiras, para-choque dianteiro, rodapé lateral direito, vidros e limpadores de para-brisa.
Ao relatar a situação, fui atendido pelo responsável pela funilaria, Sr. Vinícius, que demonstrou postura inadequada, com atendimento pouco profissional e desinteressado em resolver o problema.
Destaco que venho tentando resolver a situação de forma amigável junto à concessionária há bastante tempo. No entanto, diante da recorrência dos problemas e da falta de solução definitiva, formalizo esta reclamação.
Ressalto ainda que, neste momento, não estou sequer considerando eventuais prejuízos relacionados à desvalorização do veículo decorrente das intervenções de funilaria. Minha solicitação é objetiva: a solução definitiva do problema, de forma adequada e com qualidade.
Aguardo um posicionamento e uma solução efetiva, a fim de evitar a necessidade de escalonamento para outras instâncias.
OBS: O carro está na concessionária neste exato momento. Não aceitei receber o veículo devido às condições em que foi entregue. Devido à posição do sol, não tirei fotos da porta pois, provavelmente, não conseguiríamos ver o problema na imagem. Contudo, o veículo, como já citado encontra-se na Araguaia Motors, caso desejem maiores informações.
Chassi do Veículo: *****
Placa: *****