Em réplica

Protestaram meu CPF indevidamente por atraso na entrega do serviço Ecowatt

Associacao Ecowatt

cidade: Florianópolis

O que aconteceu

Protesto indevido de CPF, quebra de contrato e falha grave na prestação de serviço da EcowattTexto da Reclamação:Venho por meio deste manifestar minha total indignação com a Associação Ecowatt. Realizei a contratação do serviço de energia solar por assinatura junto com o meu filho. No entanto, a empresa demorou absurdos 10 meses para implantar o serviço na minha residência. Diante de tanta demora e da falta de comunicação, acreditei que o cadastro sequer havia sido aprovado.Para piorar, o serviço instalado na residência do meu filho não trouxe benefício ou vantagem alguma, gerando apenas prejuízo, estresse e gastos maiores do que uma conta de energia padrão, o que o levou a pedir o cancelamento. Como os contratos foram feitos de forma conjunta, entendi que o meu também estava cancelado, visto que nunca usufruí de qualquer benefício da Ecowatt.Para a minha surpresa e desespero, descobri que a empresa protestou o meu CPF em cartório por cobranças anteriores e posteriores ao pedido de cancelamento. No momento da contratação, em nenhum momento fui informada de forma clara e transparente que o atraso geraria protesto imediato em cartório, violando o meu direito à informação garantido pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). Além disso, a empresa quer cobrar pontualidade por um serviço que ela própria atrasou quase um ano para entregar.Diante disso, exijo:O cancelamento definitivo e imediato de qualquer vínculo contratual em meu nome, sem a cobrança de multas ou taxas residuais abusivas.A emissão imediata da Carta de Anuência ou a baixa direta, por parte da Ecowatt, de TODOS os protestos vinculados ao meu CPF.O detalhamento dessas faturas que geraram o protesto, uma vez que não recebi contraprestação de serviço que justificasse tais valores.Caso a situação não seja resolvida amigavelmente com a retirada do meu nome do cartório nos próximos dias, entrarei com uma ação judicial no Juizado Especial Cível por cobrança indevida, protesto ilegal e danos morais.Aguardo um posicionamento urgente.

Reclamações parecidas

4

Interações da reclamação

  1. Associacao Ecowatt respondeu

    30/09/2026 às 11:27

    Prezada, Lourdes.

    Entendemos a sua insatisfação e lamentamos que a experiência relatada tenha gerado esse desconforto. Por isso, gostaríamos de esclarecer os pontos apresentados com base no seu cadastro, nos registros de atendimento e nas condições previstas no contrato firmado com a Ecowatt.

    Primeiramente, em relação ao cancelamento, identificamos que a sua solicitação foi, sim, registrada e encontra-se em andamento. Após a análise realizada pelo nosso setor de Cancelamento, foi identificado um saldo final de 797 kWh de créditos de energia vinculados à sua unidade consumidora.

    Quanto às faturas em aberto, atualmente constam pendentes os valores referentes aos meses de julho e agosto, que se encontram em atraso, além da fatura de setembro. Dessa forma, o apontamento realizado está relacionado a obrigações financeiras que permaneciam pendentes de regularização.

    Sobre a alegação de que não teria sido informada acerca da possibilidade de inclusão nos órgãos de proteção ao crédito, esclarecemos que essa previsão consta expressamente no Termo de Adesão assinado, na Cláusula Segunda Do Pagamento, Parágrafo Quarto:

    O Associado autoriza, desde já, a inserção de seu nome e demais dados pessoais nos órgãos de proteção ao crédito (como SPC, Serasa e outros similares) em caso de inadimplemento das obrigações financeiras assumidas neste contrato. Além disso, constam registros de comunicados de cobrança encaminhados ao telefone cadastrado no contrato.

    Em relação ao vencimento das faturas, esclarecemos que as datas são definidas considerando o fluxo de faturamento e o repasse dos valores da concessionária dentro do modelo contratado. Em regra, o vencimento é estabelecido alguns dias antes do vencimento da própria concessionária, justamente para que, após o pagamento pelo associado, haja tempo hábil para o repasse dos valores correspondentes à concessionária.

    Sobre o protesto, é importante esclarecer que a Ecowatt não realiza diretamente a baixa do protesto junto ao cartório. Após a regularização dos valores devidos e cumpridos os procedimentos aplicáveis, a empresa providencia a Carta de Anuência, documento necessário para que o responsável possa solicitar a baixa diretamente junto ao cartório. Eventuais custas cartorárias relacionadas ao procedimento são tratadas diretamente com o cartório responsável.

    Neste momento, já temos identificado o saldo final de 797 kWh, bem como as faturas que permanecem pendentes de regularização. Dessa forma, nosso objetivo é justamente tratar conjuntamente essas questões para que possamos regularizar a situação e concluir o processo de cancelamento.

    Por esse motivo, mantemos nossa disponibilidade para realizar a reunião que já foi disponibilizada anteriormente, envolvendo as equipes de Cancelamento e Contas a Receber, para esclarecer detalhadamente os valores, o saldo de energia e as condições para regularização, buscando concluir a situação da forma mais adequada.

    Reforçamos que permanecemos à disposição para prestar todos os esclarecimentos necessários e conduzir a finalização do processo de cancelamento.

    Atenciosamente,

    Equipe Ecowatt

  2. Consumidor respondeu

    01/10/2026 às 15:15

    Boa tarde!!

    A questão da minha indignação é exatamente a falta de informação correta é uma empresa que engana os clientes e mais reforço que não fui informada dos tais serviços, esse serviço que foi adicionado na minha fatura de luz depois de 10 meses e quando percebi já estava no cartório e essas custas é o meu questionamento pq eu tenho que arcar com isso sendo que em momento algum fui informada que iria pra cartório, não estou me negando a pagar minha conta de luz jamais não é isso é o que foi feito os prejuízos e estresse que tive de um serviço que só me deu gastos e não benefícios como foi informado, e o pior que essa empresa começou a adicionar os tais serviços depois de 10 meses, onde eu fui perceber quando estava protestado já .

    Ecowatt é péssimo é o pior serviço que já vi na minha vida .

    Já é uma questão da minha saúde mental tá afetanda por quanto disso tudo.

    Só quero que isso acabe logo.

    Tô cansada disso tudo.