Cobrança abusiva, cobrança indevida e falta de esclarecimentos após pagamento de boletos com valores incorretos

Não respondida
Curitiba - PR
28/12/2025 às 11:59
ID: 236030881
Efetuei o pagamento dos boletos referentes aos meses de setembro, outubro e novembro de 2025, conforme os boletos originais e suas respectivas instruções contratuais, que preveem multa de 10% e juros de 1% ao mês em caso de atraso.
Apesar disso, recebi cobranças com valores superiores aos devidos, sem qualquer detalhamento dos encargos aplicados. Solicitei à empresa o detalhamento de juros, multa e demais acréscimos, porém fui informado de que deveria procurar a administradora, sem que os esclarecimentos fossem prestados.
Ressalto que:
O boleto do mês de setembro/2025 foi encaminhado pela empresa no valor de R$ 2.064,54, o qual foi pago, embora o valor correto, conforme contrato e instruções do boleto, fosse R$ 1.580,18, gerando pagamento indevido.
Os boletos dos meses outubro e novembro de 2025 foram pagos com base exclusivamente nos boletos originais, nos valores de R$ 1.568,06 e R$ 1.553,80, respectivamente.
Mesmo após os pagamentos e comunicações formais, continuei recebendo cobranças reiteradas, inclusive com solicitação de envio de comprovantes de pagamento, o que não constitui obrigação contratual, sendo a administradora responsável pela emissão dos boletos e pela baixa dos pagamentos.
Ressalte-se, ainda, que após o dia 15/12/2025, data da última cobrança recebida, nenhuma outra manifestação foi realizada pela empresa, tampouco houve esclarecimento formal, regularização do sistema ou confirmação da quitação, permanecendo a situação sem solução.
O que espero como solução:
- Regularização imediata do sistema, com reconhecimento dos pagamentos já efetuados;
- Cessação definitiva das cobranças indevidas;
- Esclarecimento formal sobre os valores cobrados a maior;
- Orientação para restituição do valor pago indevidamente no boleto de setembro/2025.