Médico recusa atendimento a bebê de 8 meses com ambos os pais presentes no consultório

Respondida
São José do Rio Preto - SP
18/04/2026 às 20:02
ID: 246417807
Hoje compareci ao hospital com minha esposa e nossa filha de 8 meses, que apresentava sintomas preocupantes (manchas vermelhas pelo corpo, suspeita de virose e uma noite inteira sem dormir).
Logo na recepção, fomos informados de que apenas um acompanhante poderia entrar no consultório. Até aí, apesar de estranho, seguimos a orientação.
No entanto, ao entrar no consultório, o médico Dr. ***** foi categórico ao afirmar que não realizaria o atendimento enquanto ambos os pais estivessem presentes, sem apresentar qualquer justificativa técnica ou clínica, somente que era norma do hospital e se eu achei ruim deveria reclamar segunda feira.
Diante da necessidade urgente de atendimento da nossa filha que estava chorando e visivelmente desconfortável minha esposa precisou se retirar para que o atendimento pudesse acontecer.
Registro aqui minha insatisfação com a condução da situação, pelos seguintes motivos:
- Trata-se de uma bebê de apenas 8 meses, em situação de vulnerabilidade;
- Ambos os pais estavam presentes para dar suporte emocional e acompanhar o atendimento;
- Não houve qualquer explicação plausível para a restrição;
- A postura foi inflexível, condicionando o atendimento à saída de um dos responsáveis.
Entendo que podem existir situações específicas que justifiquem limitações, mas não foi o caso apresentado, nem houve qualquer tentativa de explicação ou abordagem mais humanizada.
Já passamos por outros atendimentos, inclusive com a mesma filha e nossa outra criança, sem qualquer tipo de restrição semelhante.
Solicito:
1. Esclarecimento formal sobre a política do hospital em relação à presença de acompanhantes em atendimentos pediátricos;
2. Justificativa para a conduta adotada neste caso;
3. Revisão desse tipo de abordagem, principalmente em casos envolvendo bebês e crianças pequenas.
O objetivo desta reclamação é evitar que outras famílias passem por esse tipo de situação, especialmente em momentos de preocupação e fragilidade.
Aguardo retorno.
Compartilhe
Resposta da empresa
18/04/2026 às 20:07
Prezado Bruno M. Maquiaveli,
Agradecemos por nos relatar a sua experiência. Lamentamos profundamente qualquer desconforto causado durante o atendimento de sua filha.
Informamos que recebemos sua reclamação e que o caso será cuidadosamente apurado pela direção do hospital, com análise detalhada da conduta relatada e da política vigente de acompanhantes em atendimentos pediátricos. Nosso objetivo é garantir que todos os atendimentos ocorram com segurança, respeito e humanização, especialmente em situações que envolvam crianças pequenas.
Estamos comprometidos em revisar nossos procedimentos internos e, caso sejam identificadas oportunidades de aprimoramento, implementar as adequações necessárias. Entraremos em contato assim que a análise estiver concluída, fornecendo esclarecimentos formais e informações sobre as medidas adotadas.
Atenciosamente
Equipe de Relacionamento Austa Clínicas