Reclamação de Cobrança Indevida e Dificuldade de Reembolso em Autoescola

Respondida
Joinville - SC
08/04/2026 às 15:04
ID: 245512633
Venho por meio desta registrar minha insatisfação com a autoescola, devido à falta de respeito com o consumidor e à dificuldade em resolver uma situação simples de forma justa.
Efetuei o pagamento integral do serviço antes da alteração na legislação que reduziu os valores do processo de habilitação. No entanto, mesmo após o pagamento, nunca consegui iniciar as aulas por questões alheias à minha vontade.
Diante disso, solicitei o reembolso do valor pago, o que é um direito básico do consumidor, considerando que o serviço não foi prestado. Porém, para minha surpresa, a autoescola insiste em cobrar taxas indevidas para realizar a devolução e, em alguns momentos, até se recusa a efetuar o reembolso.
Essa conduta é abusiva e fere claramente os direitos do consumidor, já que estou sendo cobrada por um serviço que não utilizei e que sequer foi iniciado.
Já tentei resolver a situação de forma amigável, mas não obtive sucesso. Sendo assim, deixo registrado aqui minha reclamação e aguardo uma solução imediata, com a devolução integral do valor pago, sem cobranças indevidas.
Caso contrário, tomarei as medidas legais cabíveis junto aos órgãos de defesa do consumidor.
Aguardo um retorno urgente.
Compartilhe
Resposta da empresa
10/04/2026 às 13:39
Olá, estávamos em conversa via Whatsapp e não obtivemos retorno, estamos no seu aguardo para dar sequencia ou no cancelamento da matrícula ou na continuidade dos serviços. A questão do valor que deseja integral não é possível pois vc retirou a apostila, tivemos o custo de atendimento com a matrícula, cadastro e toda a programação do seu processo que vc não iniciou por questões suas e não do CFC. A multa por cancelamento de contrato esta previsto no contrato que vc assinou e tem uma via com você.
Favor voltar a nos contactar e responder a nossa mensagem pra darmos sequencia ou no cancelamento ou na continuidade. No seu aguardo!