Fui vítima do [Editado pelo Reclame Aqui] da falsa central de atendimento e o banco não quer me ressarcir

Banco do Brasil
Bragança Paulista - SP
26/04/2022 às 00:26

No dia 08/04/2022 eu recebi uma ligação do número 4004-0001 e a pessoa se identificou como Pâmela e disse que uma pessoa invadiu a minha conta e realizou transferências indevidas e, para que fosse revertido essas operações, eu devia instalar um app no celular chamado Anydesk para que ela acessasse minha conta e fizesse esse procedimento. Como vi que era o número oficial do Banco do Brasil e fiquei assustada com a situação, eu segui os passos e então a tal de Pâmela começou a fazer transferências para o nome da pessoa que ela disse que teria me [Editado pelo Reclame Aqui], no caso, foram feitos um PIX e uma transferência por depósito de R$ 800 cada, ela desligou o telefone assim que meu filho chegou em casa e chamei ele para me ajudar.

Após meu filho me alertar sobre o possível [Editado pelo Reclame Aqui], eu entrei em contato com o Banco do Brasil e um atendente me confirmou que se tratava do [Editado pelo Reclame Aqui] da falsa central de atendimento e me orientou para que fosse feito um BO e que seria aberto um processo interno para que pudesse ser feito a devolução do dinheiro, além de bloquear a senha para acesso do app do banco e também a remoção do Anydesk em meu celular.

Até o dia 13/04/2022 eu não pude fazer o BO pois o aplicativo ainda estava bloqueado para poder pegar os comprovantes das transferências e anexar ao documento, então entrei em contato com o banco perto das 20:00 para saber a posição sobre o processo interno e para minha surpresa, a atendente disse que tinha sido indeferido e não me falou o motivo e também que fazer o BO não iria adiantar nada nesta situação.

Eu, como cliente do Banco do Brasil a mais de 40 anos, me sinto muito desapontada com este descaso já que tenho 64 anos, se aproveitaram de minha ingenuidade para aplicar este [Editado pelo Reclame Aqui] e o banco não quer me ajudar. Gostaria que algo fosse feito pois, caso contrário, eu vou estar fazendo portabilidade para outro banco e também vou acionar a pequenas causas para reaver o meu dinheiro perdido.

27/04/2022 às 10:43

Olá, Maysa.

Sou a Lúcia do SAC BB e vim dar um retorno a sua demanda.

Sinto muito pela situação. Explico que o BB tem uma política de segurança bem definida, investe em tecnologias e adota medidas preventivas e necessárias para preservar a integridade, a confiabilidade, a segurança e o sigilo das transações realizadas, assim como a legitimidade dos serviços prestados.

O Banco do Brasil adota várias medidas para garantir sua segurança, mas o sucesso dessas medidas, no entanto, também depende de algumas práticas que devem ser adotadas pelos clientes. Assim, orientamos a leitura das informações disponíveis no site www.bb.com.br, quanto aos aspectos e política de segurança do Banco do Brasil.

Ressalto que o seu questionamento quanto à movimentação da Conta já foi objeto de análise, e concluído de forma desfavorável ao ressarcimento dos valores reclamados.

Após as devidas análises, foi verificado que não houve falha nos sistemas ou procedimentos desta Instituição. O fato ocorreu em ambiente externo, não se tratando, portanto, de [Editado pelo Reclame Aqui], mas sim de [Editado pelo Reclame Aqui] de engenharia social, sem nenhuma participação do Banco.

Lembrando que pessoas mal-intencionadas utilizam indevidamente e sem qualquer autorização o nome do BB na tentativa de enganar os nossos Clientes, através de contatos telefônicos, envio de boletos de dividas que não existem ou através de e-mails ou links falsos instalar programa espião, redirecionar o acesso a uma página falsa, para captura de dados bancários dos Clientes.

Conforme amplamente divulgado nos meios de comunicação, os [Editado pelo Reclame Aqui] costumam ligar para o Cliente, mandar uma carta falsa, e-mail ou enviar SMS, solicitando o contato do cliente, confirmação de alguns dados cadastrais e digitação das senhas no teclado telefônico, através de uma falsa Unidade de Resposta Audível (URA), em que é levado a acreditar que realmente está em contato com a Central do Banco.

Além da Engenharia Social utilizada para a quebra do sigilo das senhas ou envio de boletos de dividas que não existem em alguns casos os [Editado pelo Reclame Aqui] ainda solicitam ao Cliente a entrega do cartão à terceiros (motoboy).

É importante ressaltar que o Banco do Brasil, quando realiza contato com seus clientes, jamais pergunta senhas ou outros dados que possam gerar fragilidade em sua segurança.

Maysa, lamento não poder auxiliar e reafirmo nosso compromisso em prestar o melhor atendimento.

Se precisar de algo mais ou tiver alguma outra dúvida, fale conosco por qualquer um dos nossos canais de atendimento: www.bb.com.br/atendimento

Lúcia do SAC BB

Está com problemas com Banco do Brasil?