Defeito de fabricação em camiseta e voucher insuficiente para substituição

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

São Bernardo do Campo - SP

17/07/2026 às 21:25

ID: 254215389

No dia 29/05/2026, adquiri quatro camisetas no site da Basico.com, sendo que uma delas, uma camiseta Pima Gola V Masculina da Life Collection (Tamanho PP), apresentou um claro defeito de fabricação após a primeira lavagem, realizada conforme as orientações de conservação do fabricante.

Ao retirar a peça do varal, constatei uma faixa visivelmente diferente no tecido, caracterizando um defeito de fabricação. Em 22/06/2026, enviei um e-mail à empresa relatando o problema e solicitando a substituição do produto, porém não obtive qualquer resposta. Na mesma data, também formalizei a solicitação de troca pelos canais oficiais da empresa e enviei a camiseta pelos Correios, conforme todas as instruções fornecidas.

Após a análise do produto, a empresa não efetuou a substituição da peça. Em vez disso, disponibilizou um voucher no valor de R$ 181,30, correspondente ao valor pago na compra via site.

Ocorre que essa solução não resolve o problema. Minha solicitação sempre foi a substituição do produto com defeito, e não a emissão de um crédito. Além disso, o mesmo produto atualmente é vendido por R$ 259,00, o que significa que o voucher não é suficiente para adquirir exatamente a mesma camiseta, obrigando-me a arcar com a diferença de preço para substituir um produto que apresentou defeito de fabricação.

Entendo que a solução adotada não está em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor, pois transfere ao consumidor o prejuízo decorrente de um defeito de fabricação.

Solicito que a empresa realize a substituição da camiseta pelo mesmo modelo, cor e tamanho, em perfeitas condições de uso, sem qualquer custo adicional, encerrando definitivamente essa situação.

Compartilhe