Dificuldade em negociar dívida e proposta de acordo ignorada pelo banco

Não resolvido
São Paulo - SP
09/09/2025 às 10:50
ID: 226454967
Tenho tentado de todas as formas possíveis propor ao banco quitar minha dívida mas inviabilizam qualquer tentativa, mandei mensagem no WhatsApp, tentei pelo app e a única resposta foi no reclame aqui, mesmo assim uma resposta burocrática, apática e desinteressada em qualquer solução. Pois a solução que proponho para quitar meu débito é pagar 1500 reais à vista. No dia 13/06/2025, protocolei uma nova tentativa de acordo, propondo R$ 1.500,00 à vista valor que representa cerca de 17,4% do total que estão cobrando agora, mas é superior a 17% do valor original, o que, dada a situação econômica atual e a tentativa de encerrar o débito de boa-fé, é plenamente razoável.
Em resposta, a instituição bancária apresentou proposta de pagamento com desconto que, na prática, ainda onera severamente o consumidor, já que aplica os percentuais de abatimento sobre o valor atualizado com encargos abusivos, e não sobre o valor original da dívida
Valor atualizado da dívida: R$ 21.046,56
Valor com "desconto": R$ 6.825,04 à vista
Proposta parcelada: entrada de R$ 1.007,83, + 48 parcelas de R$ 280,03, totalizando R$ 9.100,03
Encargos financeiros: 2,15% a.m. / CET 31,36% a.a.
Tal proposta é incompatível com minha capacidade de pagamento e inviabiliza o encerramento da dívida. Além disso, o Banco:
Ignorou repetidas tentativas de contato via WhatsApp e aplicativo;
Respondeu somente após queixa pública no Reclame Aqui, de maneira burocrática e sem abertura para negociação real;
Não oferece um canal eficiente e transparente para resolver o problema de forma célere e justa.
Solicito que o desconto ofertado seja aplicado sobre o valor original da dívida (R$ 8.602,65), e não sobre o valor atualizado com juros e encargos abusivos. Mas como prova de boa fé e de que busco realmente uma solução, proponho:
Pagamento à vista de R$ 3.010,93. para quitação total da dívida.
Essa proposta é razoável, proporcional ao valor original da dívida e reflete meu esforço em resolver a pendência de forma digna, evitando acúmulo de juros indevidos.
Compartilhe
Resposta da empresa
16/09/2025 às 11:40
Olá, José Henrique.
Esperamos que esteja bem.
Por se tratar de informações confidenciais, encaminhamos uma resposta à sua manifestação através do e-mail cadastrado nesta reclamação.
À disposição.
Réplica da empresa
16/09/2025 às 11:42
Caso tenha problema no recebimento do e-mail, favor nos encaminhar um e-mail para *******
Réplica do consumidor
17/09/2025 às 15:46
Não aceitei proposta alguma, mentira!
Consideração final do consumidor
19/09/2025 às 08:17
ok
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
9