Leilão: Promessa de não cobrança em caso de não aprovação de financiamento, mas cobrança de custas após desistência.

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Guarulhos - SP

30/03/2026 às 10:37

ID: 244682901

Estava participando de um leilão e foi passado que poderia dar o lance que caso não fosse aprovado o financiamento eu não teria nenhuma custa a mais por isso. O leilão finalizou, eu estava fora do Brasil e não tenha documentação pronta qdo voltei passei algumas coisas mesmo com prazo estourado eles pediram os documentos, avisei que eu não queria mais participar. foi me avisado q estariam fazendo um boleto das custas do leilão pois meus documentos não ia ser aprovado pelo banco. Ou seja são eles mesmos que analisam? Não gostei de como foram conduzidas as coisa depois q Declararam arrematado antes são super prestativos. depois falta de paciencia de debatem com o cliente como se eu fosse [Editado pelo Reclame Aqui]. espero que resolvam isso o mais breve possivel

Compartilhe

Resposta da empresa

06/04/2026 às 11:10

Caro Eduardo,

Após cada leilão, enviamos sempre a solicitação para envio da documentação necessária, sendo obrigatório o cumprimento rigoroso dos prazos estabelecidos no edital do banco.

No seu caso específico, concedemos alguns dias adicionais, conforme verificado nas conversas e no email, tendo em conta que se encontrava fora do Brasil.

Ainda assim, a documentação enviada não foi entregue de forma completa, em desacordo com o exigido no edital. Verificámos igualmente que o extrato bancário apresentado se encontra em nome de terceiro, o que não é admissível. Reiterámos o pedido de envio da documentação correta, informando que, na ausência do seu cumprimento, seria emitido o boleto referente à multa.

Sem a documentação completa, não nos é possível dar seguimento ao processo junto do banco, nomeadamente para análise de eventual financiamento. Recordamos também que estava claramente indicado no site que o Banco Santander não financia 100% do valor do imóvel.

Importa ainda referir que, antes de efetuar o seu lance, o senhor aceitou expressamente todas as condições constantes no site e, em particular, no edital do leilão. Inclusive, recebeu um SMS rastreável, através do qual confirmou a leitura e concordância com os termos do referido edital.

Nos termos das condições do site, do edital e da legislação aplicável à atividade de leiloeiro, o incumprimento das obrigações implica a cobrança de uma penalização de 5%, podendo o banco aplicar adicionalmente uma multa de até 20%, conforme previsto no edital.

Esperamos, assim, ter esclarecido devidamente a situação. Reforçamos que somos uma empresa com mais de 30 anos de atuação, pautando-nos pelo rigor no cumprimento dos editais e das orientações do comitente vendedor, neste caso o Banco Santander S.A.

Com os melhores cumprimentos,
Biasi Leilões

Consideração final do consumidor

09/04/2026 às 09:25

o que foi conversado antes do lance foi que qualquer proposta seria analisada como eu não tinha a entrada que eles exigiam de 20% (soube depois da arrematação) os documentos foram prontamente reprovados sim sem ir ao banco!!

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

2