Respondida

Não recebi meu GWM ORA 5 e a concessionária demora 60 dias úteis para devolver meu sinal de R$ 9.000,00

Bamaq GWM

cidade: Rio de Janeiro

O que aconteceu

Realizei a reserva de um GWM ORA 5, pagando R$ 9.000,00 de sinal, valor que seria integralmente abatido do preço do veículo.

No momento da compra, fui informado de que o prazo para entrega seria de aproximadamente 110 dias CORRIDOS. Durante a espera, mantive contato diversas vezes com a concessionária buscando informações sobre o faturamento e a alocação do chassi.

Posteriormente, ao consultar diretamente o atendimento da GWM Brasil, fui surpreendido com a informação de que o prazo seria de até 125 dias úteis, com previsão de entrega do meu veículo somente para 24/12/2026.

Diante dessa demora, que não atendia mais às minhas necessidades, decidi cancelar a reserva e comprar outro veículo. Comuniquei formalmente o cancelamento à concessionária e forneci meus dados para a devolução dos R$ 9.000,00.

A concessionária reconheceu o pedido de devolução. Porém, posteriormente, a própria vendedora pediu para me ligar e, por telefone, informou que a restituição do sinal poderia levar até 60 DIAS ÚTEIS.

Considero esse prazo completamente desproporcional. Estamos falando de R$ 9.000,00 do meu dinheiro, referentes a um veículo que não foi entregue nem faturado, e cuja devolução já foi solicitada.

Além disso, adquiri outro automóvel e contava com esses R$ 9.000,00 para custear despesas imediatas da nova aquisição, especialmente o emplacamento e o seguro. A retenção do valor por até 60 dias úteis está me causando prejuízo financeiro concreto.

Solicito à GWM/BAMAQ a devolução imediata e integral dos R$ 9.000,00 pagos como sinal, diretamente para minha conta, sem a imposição desse prazo de 60 dias úteis.

Não estou pedindo nenhum benefício ou favor. Quero apenas a devolução imediata de um valor que paguei antecipadamente por uma compra que foi cancelada e cujo veículo sequer foi entregue.

Reclamações parecidas

4

Interações da reclamação

  1. Bamaq GWM respondeu

    02/10/2026 às 09:12

    Olá, Raphael!

    Entendemos a sua preocupação com a devolução do sinal, ainda mais considerando que você já tem despesas imediatas com a aquisição do novo veículo. Lamentamos o transtorno causado pela divergência de prazos que você recebeu ao longo do processo.

    Esclarecemos que a reserva do Ora 05, assim como o pagamento do sinal, é feita diretamente à montadora GWM, e não à concessionária. Por esse motivo, o valor está em posse da montadora, e o prazo de até 60 dias úteis para o estorno é o prazo oficial informado por ela para esse tipo de devolução.

    O processo segue em andamento junto à montadora. Seguiremos acompanhando o caso e, assim que houver uma atualização sobre o estorno, entraremos em contato para informar você.

    Agradecemos a compreensão e seguimos à disposição.

    Atenciosamente,

    Equipe Bamaq GWM