Sistema fotovoltaico inoperante: Falha no inversor SolarEdge dentro da garantia

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Santa Maria - RS

13/12/2025 às 23:56

ID: 234711907

RECLAMAÇÃO FORMAL SISTEMA FOTOVOLTAICO SEM GERAÇÃO DE ENERGIA FALHA EM INVERSOR EM GARANTIA

Eu, *****, inscrita no CPF n *****, residente e domiciliada na *****, na qualidade de CONTRATANTE, venho por meio desta formalizar reclamação em face de MORCELLI E ALVES LTDA, nome fantasia REDE BRASIL SOLAR Santa Maria, inscrita no CNPJ n *****, com sede na RST 287, pelos fatos a seguir expostos:

1. Dos fatos

No dia 13/11/2024 foi realizada a instalação do sistema fotovoltaico, conforme Nota Fiscal n *****, emitida em 08/10/2024.

O sistema instalado corresponde a um Sistema Gerador Fotovoltaico ON GRID de potência entre 7 a 7,99 kWp, composto por:

14 módulos fotovoltaicos Canadian Solar 550 Wp;

01 inversor SolarEdge 6000 Wp, ano 2024;

Número de série do inversor:
*****.

O sistema operou normalmente até que, a partir do dia 11/12, passou a não produzir energia, encontrando-se há mais de um mês totalmente inoperante, gerando prejuízos financeiros.

Foi aberto chamado junto à REDE BRASIL SOLAR, responsável pela venda, instalação e suporte técnico do sistema. Em 01/11, fui informada de que a situação do inversor havia sido encaminhada para análise técnica e de engenharia, com promessa de solução em curto prazo o que não ocorreu.

Em 03/11/2025, a equipe técnica da REDE BRASIL SOLAR esteve em minha residência e realizou todos os testes necessários, concluindo que:

O defeito está exclusivamente no inversor SolarEdge;

Não há qualquer falha de instalação ou nos módulos fotovoltaicos;

O inversor entrou indevidamente em modo noturno, caracterizando falha interna do equipamento.

No dia 04/11, a REDE BRASIL SOLAR coletou e encaminhou todas as medições e informações técnicas necessárias para tratativa de garantia junto à SolarEdge.

Apesar disso, fui informada apenas de que:

Estão organizando o envio com a logística e, dentro de 7 dias, conseguirei lhe passar a data prevista de chegada do inversor.

Tal prazo não foi cumprido e até o momento não recebi qualquer retorno oficial, permanecendo o sistema sem geração de energia.

2. Da garantia

Conforme cláusula 6 do contrato, a REDE BRASIL SOLAR responde pelos serviços de instalação pelo prazo de 12 meses, enquanto os equipamentos seguem a garantia dos fabricantes.

O inversor SolarEdge 6000 Wp possui garantia de 12 anos contra defeitos de fabricação, estando dentro do prazo de garantia, e o defeito foi devidamente comunicado pela REDE BRASIL SOLAR, conforme previsto contratualmente.

Não houve qualquer intervenção externa ou uso indevido que pudesse acarretar perda de garantia.

3. Dos prejuízos

A ausência de geração de energia elétrica por período superior a um mês vem gerando prejuízos financeiros diretos, uma vez que a CONTRATANTE segue arcando integralmente com os custos da concessionária de energia.

4. Do pedido

Diante do exposto, requeiro:

Posicionamento oficial imediato, por escrito, por parte da REDE BRASIL SOLAR;

Prazo objetivo e definitivo para reparo ou substituição do inversor SolarEdge;

Solução urgente, considerando o tempo excessivo de inoperância do sistema;

Na ausência de solução em prazo razoável, a adoção de medidas administrativas e legais cabíveis, inclusive Procon e Juizado Especial Cível.

Sem mais, aguardo retorno com urgência.

Compartilhe