Impressora Brother DCP-T720DW com defeito após poucas impressões e divergência na garantia.

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Salvador - BA

09/04/2026 às 18:44

ID: 245646565

Adquiri uma impressora da Brother, modelo DCP-T720DW, em 12/12/2023, confiando na qualidade, durabilidade e reputação da marca.

No momento da compra, foi informado que o equipamento possuía garantia de 3 anos ou 50.000 páginas, o que ocorrer primeiro, condição amplamente vinculada a campanhas da própria fabricante para equipamentos dessa categoria profissional. Esse fator foi decisivo para a aquisição, até porque não é razoável investir aproximadamente R$ 2.000,00 em um produto com expectativa de baixa durabilidade.

No entanto, com aproximadamente apenas 16.300 impressões (volume extremamente baixo para o porte do equipamento), a impressora passou a apresentar falha grave: ao ligar, exibe a mensagem Impos. Imprim 48, não realiza qualquer inicialização e permanece completamente estática e inoperante.

Conforme o próprio suporte oficial da Brother, o erro 48 está diretamente associado a falha mecânica na cabeça de impressão, sensores internos ou componentes estruturais, exigindo intervenção técnica especializada. Trata-se, portanto, de um defeito grave, interno e essencial ao funcionamento do equipamento, não sendo compatível com desgaste natural.

É inaceitável que um equipamento classificado como profissional apresente esse tipo de falha com apenas 16.300 impressões, número muito inferior ao limite de 50.000 páginas utilizado como referência pela própria marca.

Diante disso, fica evidente a existência de vício oculto, nos termos do Código de Defesa do Consumidor, considerando:
A baixa utilização do equipamento
A gravidade do defeito apresentado
A incompatibilidade com a durabilidade esperada para o produto

Ressalto que o equipamento encontra-se totalmente inutilizável, comprometendo sua finalidade essencial.

Além disso, causa estranheza o fato de, ao buscar atendimento, ter sido informada sobre limitação de garantia a 12 meses, em desacordo com a condição ofertada de 3 anos ou 50.000 páginas, amplamente associada a este tipo de produto.

Diante de todo o exposto, aguardo retorno com solução efetiva e urgente.
Caso não haja resolução, tomarei as medidas cabíveis junto aos órgãos de defesa do consumidor.

Compartilhe