Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Brasília - DF

10/02/2025 às 09:33

ID: 209500465

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

A minha gatinha teve uma intoxicação e levei até a clínica para ser atendida. O caso era grave, principalmente por ser filhote ainda. No primeiro momento, ela demorou para ser atendida (era horário de plantão), mesmo eu informando da gravidade (ainda foram fazer a ficha de entrada e tive que aguardar um tempo na recepção) - não sei se isso teria impacto no desfecho, mas, de qualquer forma, foi uma falha de atendimento em um caso grave. Quando foi atendida, ela foi manipulada de forma que a estressou (nesse momento, ela ainda estava consciente). Ela ficou internada recebendo o suporte e, no dia seguinte pela manhã quando fui visitar, ela já não estava mais consciente. Ela passou uma semana em coma e infelizmente faleceu no fim de semana seguinte. Durante a semana, a veterinária responsável pelo turno diurno foi atenciosa e na minha percepção ela estava empenhada em ajudar, não tenho reclamações quanto a isso. Porém, notei que, de uma forma geral, apesar da gravidade do caso, a equipe não monitorava a gatinha com tanta frequência, possivelmente pelo número de pessoas da equipe ser insuficiente para dar conta de dar atenção a todos os animais internados (diferentemente do que é informado no material que entregaram no início da internação, que dizia ter monitoramento 24hpor veterinários e por câmeras). Muitas vezes, cheguei a passar mais de hora com ela na visita sem que aparecesse ninguém para ver como estava. No dia que ela faleceu (domingo, dia 26/01), eu estava visitando no horário, notei a respiração dela alterada e avisei à auxiliar que estava na sala ao lado, porém, não foi feito nada no momento, ela só disse que tinha tido uma alteração durante a noite e que tinham aplicado um medicamento e que a veterinária de plantão viria quando terminasse o outro atendimento, o que demorou bastante. Enquanto isso, fui notando a respiração dela cada vez mais fraca, e o coraçãozinho também, até que parou na minha frente. chamei a veterinária que nesse momento estava na sala ao lado com um outro tutor, mas em um primeiro momento ela fez um gesto para que eu esperasse, o que me incomodou. então falei o que estava acontecendo e ela foi tentar a reanimação, porém, infelizmente não houve sucesso. Eu estava em grande sofrimento nesse momento da perda da minha filhotinha mas não tive acolhimento, pelo contrário, a veterinária e as pessoas em geral que estavam ali foram bastante frias. Não posso afirmar ou provar que houve alguma negligência ou falha ou que o desfecho teria sido diferente se ela tivesse tido um monitoramento mais frequente (sei que realmente o estado dela era grave), mas, independentemente disso, a clínica deveria ter um quadro de pessoal suficiente para dar a atenção necessária a todos os animais internados, na medida da necessidade e da gravidade, inclusive nos plantões, e esse é o primeiro ponto da reclamação. O segundo é a necessidade de melhor preparo de algumas pessoas da equipe para ter empatia e dar apoio às famílias ao longo de todo o processo de internação (que é por si só desgastante e triste para a família), incluindo maior cuidado na escolha das palavras nos boletins informativos da situação do paciente e nas próprias conversas pessoalmente, mas principalmente no momento da perda dos bichinhos. A forma como fui atendida nessa situação me causou a percepção de indiferença e falta de empatia, o que aumenta ainda mais a dor da perda. Sei que para quem trabalha nesses lugares cada paciente é só mais um bichinho, mas para nós eles são família. Por último, queria manifestar o meu repúdio pela conduta do gestor da clínica (não me recordo do nome dele) que chegou a reclamar com a veterinária sobre a minha permanência durante a visita. Ele sequer teve a capacidade de vir conversar comigo de forma respeitosa, por toda a situação dolorosa que eu estava vivendo. É evidente que quando a gente tem um bichinho internado em situação grave agente quer passar o máximo de tempo possível ao lado dele (e isso é importante para eles também, para não se sentirem desamparados). Cada visita poderia ser a última chance que eu tinha de ver ela ainda com vida. Mas, nesse dia, esse sujeito entrou na sala onde eu estava falando alto, nem me cumprimentou direito (demonstrou visivelmente estar incomodado com a minha presença), e ao sair falou alto no corredor, de forma grosseira, reclamando com a veterinária que eu estaria extrapolando a permanência do horário de visita (que deve ter passado nesse dia cerca de 30 min do horário que estipulam sendo que sempre havia uma demora na entrada, até que chamassem na recepção). A clínica deveria rever os seus critérios para visita e permitir maior flexibilidade e uma estrutura mais adequada para isso também (a sala era bem pequena e isso atrapalha tanto a equipe nas atividades quanto quem está visitando). Como comentei antes, a visita aos bichinhos nessa situação é importante tanto para eles quanto para a família. Independentemente disso, o ponto principal de eu colocar essa situação aqui na reclamação foi a postura grosseira dele, que também demonstrou despreparo e falta de empatia. Reforço portanto esse comentário para que a clínica reveja o preparo e treinamento das pessoas nesse sentido, além de dimensionar a equipe de forma masi adequada para o atendimento de todos os animais internados.

Compartilhe