Recusa de garantia de impressora Canon com base em exigência de cadastro

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Curitiba - PR

18/08/2026 às 11:47

ID: 256754261

Reclamação Garantia da Impressora Canon PIXMA G3110

Comprei uma impressora Canon PIXMA G3110, da linha PIXMA com tanque de tinta. Na ocasião da compra, também havia contratado uma garantia estendida oferecida pelo próprio Mercado Livre.

Ao receber o produto, verifiquei, na própria caixa da impressora, uma informação em letras grandes e bastante destacadas indicando que o produto possuía 2 anos de garantia, por essa razão eu cancelei a garantia estendida de terceiro e solicitei o estorno.

Ocorre que, após aproximadamente 1 ano e 3 meses de uso, a impressora apresentou um problema e deixou de puxar o papel corretamente.

Diante disso, entrei em contato com a Central de Assistência Técnica da Canon, pelo telefone 0800 887 0895, e fui informada de que a garantia do produto seria de apenas um ano, pois eu não teria realizado um cadastro no site da Canon para ter direito à garantia de dois anos.

No entanto, não encontrei essa condição de forma clara no certificado de garantia que acompanha o produto. Além disso, considero que a informação apresentada na embalagem, em letras grandes e de forma destacada, indicando 2 anos de garantia, pode induzir o consumidor a entender que essa é a garantia efetivamente oferecida para o produto, sem que haja uma ressalva igualmente clara sobre a necessidade de realização de cadastro.

Posteriormente, entrei novamente em contato com a Canon, desta vez pelo telefone 0800 202 2666, canal de atendimento ao consumidor, e fui novamente informada de que o produto estaria fora da garantia em razão da ausência desse cadastro.

Ao pesquisar sobre o assunto, inclusive no próprio site da empresa, encontrei diversos relatos de outros consumidores que mencionam problemas semelhantes relacionados à garantia de dois anos e à exigência de cadastro no site da Canon.

Diante disso, venho registrar esta reclamação na tentativa de solucionar a questão diretamente com a empresa.

Entendo que, se a garantia anunciada na embalagem como sendo de 2 anos estiver condicionada a uma exigência específica, como a realização de cadastro no site, essa condição deveria ser apresentada de maneira clara, ostensiva e facilmente identificável pelo consumidor, especialmente no momento da aquisição do produto.

Considero, portanto, que existe uma divergência entre a informação apresentada de forma destacada na embalagem e a orientação posteriormente fornecida pela assistência técnica, o que pode caracterizar informação inadequada ou potencialmente enganosa ao consumidor.

Dessa forma, solicito que a Canon reavalie o meu caso e providencie uma solução para o defeito apresentado pela impressora, considerando que o problema ocorreu aproximadamente 1 ano e 3 meses após a aquisição, dentro do período de dois anos informado na embalagem do produto.

Esta reclamação representa uma tentativa de resolver a situação diretamente com a fabricante, de forma amigável, antes de buscar auxílio junto aos órgãos de defesa do consumidor, especialmente o PROCON, caso não seja apresentada uma solução satisfatória.

Aguardo o retorno da empresa e a indicação dos procedimentos necessários para que a impressora seja encaminhada à assistência técnica e o problema seja solucionado.

Atenciosamente,

Consumidora Michelli Gomes de Araujo

Compartilhe

Resposta da empresa

28/08/2026 às 16:33

Olá Michelli, boa tarde!

Fiquei feliz em conseguir te ajudar com a questão que você nos trouxe.

Agradeço se puder avaliar meu atendimento aqui no Reclame Aqui, é muito importante pra mim.

Atenciosamente,

Fábio
Analista Reclame Aqui
Canon do Brasil