Descaso e Falta de Acompanhamento da Imobiliária Cardoso Ramos na Entrega de Imóvel com Vícios Construtivos

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Salvador - BA

06/03/2026 às 15:46

ID: 242533321

A Imobiliária Cardoso Ramos passou a responder meus e-mails de forma mais tempestiva apenas após a reclamação realizada no dia 04/03 nesta plataforma (Reclame Aqui). Antes disso, enfrentei uma verdadeira batalha para conseguir qualquer retorno. Ressalto que, no momento em que era necessário solicitar o pagamento e o envio de documentação, a imobiliária sempre manteve contato comigo com rapidez; porém, após a realização do pagamento, os contatos simplesmente cessaram.


Além disso, não houve o agendamento adequado da entrega do imóvel, com vistoria formal e entrega das chaves, como é praxe nesse tipo de transação. Após o período do Carnaval, por iniciativa própria, entrei em contato com o senhor Thiago, conforme já relatado anteriormente. Ao comparecer ao imóvel e verificar a situação em que ele se encontrava, imediatamente entrei em contato com todos os envolvidos: a imobiliária e o próprio senhor Thiago.


O senhor Thiago não demonstrou grande interesse em tratar da situação. Já a imobiliária recebeu as fotos e vídeos que encaminhei e informou que havia agendado uma reunião com o senhor Thiago Barbosa no dia 27 de fevereiro. Eu não pude comparecer, mas enviei um representante. No entanto, o senhor Thiago não compareceu à reunião e, mesmo assim, a imobiliária não tomou nenhuma providência efetiva, nem sequer realizou uma notificação formal à construtora.


Na segunda-feira, dia 02/03, encaminhei para todos os envolvidos o laudo técnico elaborado pelo engenheiro Lucas, documento detalhado que aponta diversos problemas no imóvel. Na terça-feira, 03/03, agendei uma vistoria online com a Itaú Seguros. Informei à imobiliária que precisaria ter acesso à chave do imóvel às 14h, com 24 horas de antecedência. Cheguei ao local às 13h40, porém a chave não estava disponível. Os representantes da imobiliária só chegaram com a chave às 14h20, o que ocasionou atraso na vistoria da seguradora.


Na ocasião, conversei com os representantes da imobiliária, senhor Bruno e senhor Paulo, que se comprometeram a agendar uma nova reunião com a construtora. Ressalto que foi a primeira vez que representantes da imobiliária compareceram ao imóvel, uma semana após os fatos relatados.


Essa reunião foi marcada para o dia 05/03. Estavam presentes: eu, a corretora ***** e o senhor *****, proprietário da Jade Construções LTDA. Durante a reunião, conforme já mencionei em meu relato inicial, o senhor ***** sugeriu que eu aceitasse uma quantia em dinheiro e assumisse a responsabilidade pelos vícios ocultos do imóvel. Recusei imediatamente tal proposta. A corretora ***** não se manifestou sobre essa sugestão, embora seja de conhecimento no mercado imobiliário que esse tipo de prática não é adequada nem aceitável.


Toda essa situação tem me causado grande desgaste físico e emocional. Estou tentando resolver o problema de maneira amigável e já estabeleci prazos razoáveis para uma solução. Entretanto, a postura dos envolvidos tem tornado essa resolução cada vez mais difícil.


Durante a reunião, o senhor ***** analisou o laudo técnico detalhado e afirmou que não estava entendendo o documento. É preocupante que o proprietário de uma construtora declare não compreender um laudo de engenharia que descreve problemas estruturais e construtivos do imóvel. Em seguida, a senhora ***** sugeriu que fosse marcada uma reunião com um engenheiro para explicar o laudo.


Cabe destacar que esse laudo foi contratado por mim, justamente porque nem a construtora Jade Construções nem a Imobiliária Cardoso Ramos tomaram a iniciativa de solicitar uma avaliação técnica após todos os problemas relatados anteriormente.


Por fim, reforço de forma clara que não aceitarei um imóvel com vícios construtivos graves, irregularidades ou fora do padrão adequado de qualidade e segurança. Espero que as partes envolvidas assumam suas responsabilidades e apresentem uma solução efetiva para o problema.

Compartilhe

Resposta da empresa

06/03/2026 às 17:59

Prezada sra. Joselita,

Como já dito e reforçado em todas as mensagens, e-mails e reuniões presenciais dos últimos dias, a nossa imobiliária dará total apoio para que o vendedor (construtor) solucione 100% do que foi elencado em Laudo.

Conte conosco para toda e qualquer medida que precisar ser tomada.

Estamos monitorando as ações do vendedor (construtor) e vamos acompanhar os prazos estabelecidos.

Consideração final do consumidor

06/03/2026 às 20:05

A aquisição deste imóvel, que deveria representar uma conquista, tem sido marcada por profunda frustração e desgaste emocional. Desde o início do processo procurei agir com total boa-fé, cumprindo todas as minhas obrigações de forma correta e transparente. No entanto, após a compra, identifiquei diversos vícios ocultos no imóvel, o que tem me colocado em uma situação extremamente difícil e, em muitos momentos, próxima da humilhação.

O imóvel apresenta diversos problemas estruturais e funcionais, entre eles rachaduras nas paredes, infiltrações, além de uma instalação elétrica antiga e fora dos padrões de segurança. Esses problemas comprometem a habitabilidade do imóvel e geram constantes preocupações, além de prejuízos financeiros.

Como se não bastassem os problemas estruturais, também tive que lidar com situações de desrespeito e tratamento inadequado por parte de representantes da construtora. Em especial, destaco a postura do senhor *****, que em determinado momento afirmou que eu sou uma mulher sozinha e, por essa razão, simplesmente ignorou minha solicitação. Essa fala e atitude configuram uma postura claramente machista e desrespeitosa.

Além disso, meu irmão compareceu à primeira reunião agendada pela imobiliária para tratar da situação, porém o representante da construtora não compareceu, demonstrando total falta de consideração. Meu irmão se sentiu profundamente desrespeitado, e a imobiliária não tomou nenhuma providência efetiva diante dessa ausência.

Posteriormente, procurei novamente a imobiliária para formalizar minha reclamação. Durante esse contato, ao mencionar que poderia buscar meus direitos judicialmente, fui surpreendida com uma resposta extremamente desrespeitosa de um funcionário, que afirmou: Pode ir, vai se arrastar por anos na justiça e não vai resolver nada. Essa declaração demonstra total falta de profissionalismo, empatia e respeito com o cliente.

Atualmente, sinto-me refém da imobiliária ***** e da construtora *****, sem qualquer solução concreta para os problemas apresentados. Como consequência direta dessa situação, já perdi contratos de locação do imóvel e tenho sofrido fortes impactos emocionais, inclusive dificuldades para dormir devido ao estresse causado por toda essa situação.

É importante também registrar que somos pessoas negras, e infelizmente não consigo deixar de perceber que podemos estar sendo vítimas de um tratamento marcado pelo racismo estrutural. A sensação que fica é que, se eu e meu irmão fôssemos pessoas brancas, provavelmente não estaríamos sendo submetidos a tamanho descaso, desrespeito e humilhação.

Diante de tudo isso, espero que essa situação seja tratada com a seriedade que merece, com a devida apuração dos fatos e a adoção das providências necessárias para reparar os danos materiais e morais causados.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

2