Solicitação de cancelamento de compra não atendida e constrangimento por parte do vendedor

Resolvido
Sorocaba - SP
16/12/2025 às 12:59
ID: 234961343
Boa tarde
Em 06/11 fiz uma compra pelo WhatsApp da empresa no valor de $ 2.850,00, no dia 10/11 antes de receber o produto solicitei que aguardassem pois houve alteração das medidas, recebi sinalização positiva que não entregariam até novo contato. Ocorre que para minha surpresa recebo o produto no dia 19/11 onde de imediato informei o ocorrido e pedi cancelamento da compra. Nesse intervalo enviei várias msgs para retirada do produto pois condicionaram o reembolso a chegada/entrada na expedição da empresa, o que já é um ato que caracteriza má fé pois não fui eu o causador. Hoje 16/12 passados 40 dias do meu pagamento cobrei a empresa pois estou com viagem marcada e sem saber a data da retirada. Importante frisar que desde o início falo com uma pessoa que intitula-de proprietário dela.
Claramente constrangido falou que eu estava precisando de dinheiro e escreveu no WhatsApp Não vou ouvir seus áudios vou proceder conforme o artigo 049 do CD .
Compartilhe
Resposta da empresa
17/12/2025 às 09:08
Cancelamento solicitado após entrega antecipada devolução tratada conforme artigo 49 do CDC
A compra foi realizada em 06/11 e o atendimento ocorreu normalmente.
O pedido foi produzido e despachado dentro dos prazos acordados. Em nenhum momento houve cancelamento formal da compra antes do envio, apenas comunicação informal sobre possível alteração de medidas, o que não caracteriza suspensão do pedido.
A entrega ocorrida em 19/11 foi antecipada exclusivamente pela transportadora, sem qualquer solicitação ou interferência da empresa, não configurando falha ou má-fé por parte da vendedora.
Após a solicitação de cancelamento, a empresa aplicou integralmente as políticas de devolução previstas e publicadas em seu site, seguindo o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (Lei n 8.078/90), que condiciona o reembolso à devolução do produto.
A coleta do material foi solicitada por três vezes à transportadora, sem custo ao cliente. O reembolso foi corretamente condicionado ao retorno do produto à indústria para conferência, procedimento padrão, legal e informado desde o início.
Ressaltamos que, diante da conduta adotada pelo cliente e das circunstâncias apresentadas, o processo foi tratado com cautela pela equipe, como medida de segurança operacional.
Todas as informações referentes a troca, devolução, prazos e reembolso estão claramente disponíveis no site da empresa, de acesso público.
Assim que o produto retornar e for conferido, o estorno será efetuado conforme o meio de pagamento utilizado.
Réplica do consumidor
17/12/2025 às 09:58
Novamente como demonstra o print das conversas a empresa se nega a reconhecer seu erro pois o suposto proprietário deixou claro que não enviaria o produto e aguardaria as novas medidas, com isso fica claro que não houve adiantamento de entrega e sim demonstração de total descontrole das atividades. Vamos aguardar pois dessa forma e com a clara má vontade de retirar o produto e consequente reembolso vão aplicando o dinheiro dos clientes. Hoje 41 dias do depósito realizado à vista.
Réplica do consumidor
17/12/2025 às 14:02
Só haverá solução qdo se dispuserem a retirar o produto e fizerem o reembolso.
Consideração final do consumidor
23/12/2025 às 11:38
O reembolso do valor depositado foi creditado nesta data sem a retirada do produto, vejo com importância terem depositado o valor dando crédito ao cliente que devolverá o produto.
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Sim
Nota do atendimento
8