Cobrança de valor muito acima do consumo real em conta de luz e falta de atendimento

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Pelotas - RS

23/07/2026 às 19:17

ID: 254695773

Ola boa tarde, chegou uma conta de luz no valor 538, 64 reais que seria o consumo de 516 kilowats que na verdade e o consumo da minha propiedade de um ano, ligo para CEEE equatorial e dizem que nao podem me atender porque so atendem emergencias, realmente nao sei o que fazer tenho debito automatico naminha conta de Banco.

Compartilhe

Resposta da empresa

24/07/2026 às 10:35

Prezado Sr. Alejandro Marshall,

Espero que esteja bem.

Meu nome é Andressa e sou responsável pelo atendimento da manifestação registrada por você na plataforma Reclame Aqui.

Conforme verificado, identificamos que a manifestação foi registrada por terceiros. Ainda assim, realizamos a análise das informações apresentadas, a fim de prestar os devidos esclarecimentos.

Em atenção à sua manifestação referente ao faturamento da Unidade Consumidora n *****, informamos que foi realizada análise dos registros comerciais e das leituras de consumo constantes em nossos sistemas.

Verificamos que a fatura reclamada foi emitida com base na leitura efetivamente registrada no medidor, não sendo identificadas inconsistências no processo de leitura ou de faturamento.

A leitura de 516 kWh, coletada em 22/07/2026, encontra-se validada por meio de registro fotográfico realizado no momento da leitura, o que confirma a exatidão da informação registrada em campo.

Esclarecemos que o faturamento é realizado com base na diferença entre a leitura atual e a leitura anterior do medidor, refletindo o consumo efetivamente registrado no período.

Ressaltamos, ainda, que o consumo de energia elétrica pode variar em razão de diversos fatores, como alterações nos hábitos de utilização da unidade consumidora, quantidade e potência dos equipamentos instalados, tempo de utilização dos aparelhos, condições das instalações elétricas internas, eficiência dos equipamentos elétricos e demais características próprias do imóvel.

Dessa forma, orientamos que seja realizada uma verificação das instalações elétricas internas por um eletricista particular, a fim de identificar eventual consumo decorrente de alguma irregularidade interna.

Caso persistam dúvidas quanto ao funcionamento do medidor, poderá ser solicitada, a qualquer tempo, a aferição do equipamento em uma de nossas Agências de Atendimento. Esclarecemos que esse serviço poderá ser cobrado caso seja constatado que o medidor está operando dentro dos limites metrológicos estabelecidos. A aferição também poderá ser requerida diretamente ao órgão metrológico oficial (INMETRO).

Assim, após a análise das informações apresentadas, dos registros comerciais, das leituras de consumo e do registro fotográfico disponível, não foram identificadas irregularidades no procedimento de leitura ou no faturamento da unidade consumidora, motivo pelo qual não há fundamento regulatório para revisão da fatura reclamada.

Agradecemos pelo contato e pelas informações apresentadas, pois elas contribuem para o aprimoramento contínuo dos nossos processos e da qualidade dos serviços prestados.

Entendemos, assim, que os esclarecimentos referentes à sua manifestação foram devidamente prestados. Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais por meio dos nossos canais de atendimento:

Central Telefônica: 0800 721 2333;
Assistente Virtual Clara (WhatsApp): (51) 3382-5500;
Agência Web: https://ceee.equatorialenergia.com.br/ceee;
Agências de Atendimento Presencial.

Atenciosamente,

Andressa

Réplica do consumidor

25/07/2026 às 18:58

Instalacao 1003128010-10 Estrada da costa *****
No dia 13/03/2026 liguei para Ceee dizendo que o medidor estava com cheiro queimado e que nao tinha luz, pelo qual uma Equipe comandada por Felipe trocou o medidor fizeram questao de me mostrar o antigo e o nove posto a zero, diferente do outro este medidor era e e digital.
A partir do mes de Março o medidor começo a marcar, e no mes este de julio quando o servidor da CEEE tiro a leitura marcava 516 kilowats, esto quer dizer que desde março ate o dia que o servidor tirou a leitura e o que foi consumido.
Quando ligo reclamando para CEEE me dizeram que foi trocado o mes pasado Junho e que nao e correto foi dia 13 março.
Tenho as fotos do dia que trocaram o medido que foi no dia 13/3/2026.
O meu consumo e de media uns 100 kilowats mes, se se observa na fatura fica comprovado.
Um funcionario da CEEE me comento que nesta troca de sistema aconteceram erros varios.
Pelo quela pesso que seja corrigida a nota. A leitura do mes sim e de 516 kilowats mas sendo que o relogio começo de 0 (ZERO) no dia 13 de Março para o dia da leitura em julho marcar 516. Espero possam entender que o erro e da CEEE y que continuam dizendo que meu consumo do mes de 516, quando na realidade e o consumo de 4 meses Começando no dia 13 de Março.