Congresso em Curitiba: Ingressos Esgotados e Publicidade Enganosa

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Canoinhas - SC

09/04/2026 às 14:33

ID: 245618479

No dia 12 de fevereiro reservei as passagens e hospedagem (em grupo) para o Congresso dos dias 23/24 e 25 de abril em Curitiba. No site, constava como 1 lote, informando que posteriormente (pelo que me lembre quase um mês depois) o lote viraria. No dia 21 de fevereiro quando fui efetuar a compra, simplesmente haviam esgotado os ingressos, sem nem existir o 2 lote. Não foi avisado no Instagram e nem nenhuma rede, desonrando o que haviam divulgado. Entrei em contato com o SAC diversas vezes e disseram que não tinham controle sobre isso e que não haveria nem mesmo fila de espera (e se houvesse eu seria informada).
Minhas colegas compraram, e eu acabei tento que arcar com hospedagem e locomoção de um congresso que não tenho ingressos, sendo um descumprimento de oferta, de acordo com o art. 30 do CDC.
Além disso, caracteriza-se como publicidade enganosa ou abusiva (art. 37 do CDC). Se a CENAT anunciou um "1 Lote" para atrair público, mas na verdade as vagas já estavam esgotadas ou o número de inscrições era ínfimo apenas para forçar a migração para um lote mais caro (ou encerrar as vendas precocemente de forma arbitrária), isso pode ser caracterizado como prática abusiva.

Reitero que o pedido é de apenas UMA inscrição, sendo insignificante considerando o tamanho do auditório que ira ser utilizado.

Compartilhe

Resposta da empresa

10/04/2026 às 15:13

Prezada Maria,

Agradecemos por compartilhar sua experiência conosco e sentimos sinceramente pela frustração causada diante da situação relatada. Entendemos o quanto a expectativa de participação em um evento como esse é importante, especialmente quando já há planejamento prévio envolvido.

Após análise cuidadosa do seu caso, gostaríamos de trazer alguns esclarecimentos para garantir total transparência:
As inscrições para o congresso seguiram o cronograma previsto, sendo disponibilizadas em lotes progressivos e encerradas no 3 lote, conforme planejamento. Dessa forma, a informação de que não houve avanço de lotes não corresponde ao que ocorreu.

Devido à alta procura, todas as vagas foram preenchidas até o dia 20/02, quando atingimos a capacidade máxima do evento. Informamos também que em nossas redes sociais o aviso de esgotamento das vagas foi sinalizado e compartilhando deixando o público ciente. Portanto, em seu primeiro contato no dia 03/03 você já havia sido sinalizada do encerramento das vagas, e de uma possibilidade (não certeza) de abertura de uma lista de espera. Sabemos que isso pode gerar frustração, mas em eventos desse porte o esgotamento pode acontecer de forma rápida e até antes das previsões iniciais, justamente pela variação da demanda.

Em relação ao atendimento, identificamos que sua última manifestação foi enviada no dia 09/04 às 12:12, tratada e finalizada às 14:52 do mesmo dia, com todas as informações disponíveis naquele momento. Nosso time buscou prestar o suporte de forma ágil e transparente, dentro das possibilidades existentes.

Sobre os pontos mencionados em relação ao Código de Defesa do Consumidor, reforçamos que não houve descumprimento de oferta ou prática de publicidade enganosa. A indicação de lotes representa apenas diferentes fases de venda e valores, sem garantia de duração mínima, pois está sempre condicionada à disponibilidade de vagas.

Também compreendemos o impacto relacionado às despesas com hospedagem e transporte. No entanto, esses itens são contratados de forma independente da inscrição no evento, não estando sob gestão ou controle da organização.

Entendemos sua colocação quanto à possibilidade de liberação de uma vaga, porém, neste momento, o evento encontra-se com sua capacidade totalmente preenchida.

Reforçamos que lamentamos sinceramente por não conseguirmos atender sua expectativa desta vez e agradecemos pela compreensão.

Seguimos à disposição para qualquer esclarecimento adicional.
Atenciosamente,

Consideração final do consumidor

13/04/2026 às 12:57

Empresa sem transparência e que esconde os problemas com justificativas rasas. Não responderam com base na realidade dos fatos.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

1