Impossibilidade de trancamento de matrícula na Uninter devido a ineficiência nos canais de atendimento e descaso da instituição

Não respondida
Maranguape - CE
21/06/2026 às 16:18
ID: 251967321
Prezada equipe da Uninter,
Estou tentando realizar o trancamento da minha matrícula por motivos de força maior (preparação para concurso público), mas o processo tem sido impossível devido à total ineficiência e descaso dos canais de atendimento da instituição.
No dia 02 de junho de 2026, enviei um e-mail para a "CENTRAL FICA EAD" (*****) formalizando o meu pedido de trancamento, informando meu RU (*****) e explicando a situação. Recebi apenas uma resposta automática genérica. Ao responder cobrando uma solução real no dia 03 de junho, permaneci sem nenhum retorno humanizado.
Paralelamente, tentei resolver a situação via atendimento telefônico e via WhatsApp (Central de Negociações). Pelo telefone, cheguei a passar 30 minutos em linha sem ser atendido. Já pelo WhatsApp, a experiência foi ainda pior:
Fui transferido para o setor de cobrança, mas a conversa foi finalizada de forma arbitrária por "falta de interação" por parte do sistema.
Ao reiniciar o contato, foi gerado o protocolo *****. Fiquei aguardando das 14h50 até as 15h50 na fila de espera, apenas para receber uma mensagem automática informando que "no momento não foram encontrados atendentes disponíveis".
É inadmissível que um aluno encontre tantas barreiras e loops automáticos para exercer o direito de trancar a sua matrícula, gerando o risco de cobranças indevidas por pura inércia da faculdade.
Diante disso, exijo uma solução imediata:
O trancamento efetivo da minha matrícula (RU: *****) com data retroativa ao meu primeiro pedido formalizado por e-mail (02/06/2026).
A garantia de que não haverá nenhuma cobrança de mensalidade ou taxa referente ao período posterior a essa data.
Aguardo um retorno ágil e, desta vez, humano.