Certidão digitalizada sem validade jurídica e cobrança duplicada

Respondida
São Paulo - SP
14/01/2026 às 16:27
ID: 237683753
Certidão digitalizada sem validade jurídica e cobrança abusiva
Fui cobrada na primeira vez pela emissão de uma certidão valor de R$ 149,90. Como o cartório no qual estou resolvendo a emissão do inventário NÃO RECONHECEU A CERTIDÃO, solicitou novamente a certidão com assinatura digital do escrevente.
Solicitei novamente para esta digníssima empresa e paguei novamente o valor abusivo de R$ 149,90.
Ao solicitar, por e-mail, a assinatura digitalizada do escrevente, indispensável para a validade jurídica do documento, meu pedido NÃO FOI ATENDIDO.
A empresa ignora as solicitações feitas por e-mail, não oferece suporte adequado e deixa o cliente sem solução, mesmo após o pagamento realizado.
Considero a prática abusiva , pois o serviço entregue não atende à finalidade para a qual foi contratado. Registro minha insatisfação e espero que providências sejam tomadas pelos órgãos competentes, a fim de evitar que outros consumidores passem pela mesma situação.
PROCUREM O SEU CARTÓRIO DIRETO QUE PAGARÁ BEM MENOS.
Compartilhe
Resposta da empresa
14/01/2026 às 18:59
Rita,
Nós não trabalhamos com a certidão digital de Registro Civil. Para estas, trabalhamos apenas com a certidão física. Nós vamos até o cartório e entregamos em sua casa. O que nós oferecemos, é uma cópia antecipada por e-mail, enquanto a certidão é despachada.
A certidão digital, com assinatura eletrônica nós não trabalhamos.
O cartório com o qual você está trabalhando, não aceitou a certidão de forma correta, pois a assinatura não é eletrônica. Você precisa enviar a certidão física impressa em papel moeda que você recebeu em sua casa.
Retiramos que não ignoramos solicitações feitas por e-mail. Só não atendemos as solicitações que fogem do nosso escopo de trabalho.
Atenciosamente,
Equipe CNM