Atraso e informações conflitantes na emissão da segunda via de certidão de nascimento

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

20/02/2026 às 22:47

ID: 241256135

No dia 11/12/2025 solicitei através do site Certidão Online Brasil a segunda via da certidão de nascimento da minha irmã que mora no exterior.

O documento havia sido perdido e com isso, precisei realizar uma nova solicitação.
Verificando no site, o prazo de entrega do documento era entre 27 à 37 dias úteis. Passadas algumas semanas após a solicitação da certidão, não via nenhuma atualização no site apenas com a informação "Emitindo Certidão | Sua Certidão está em processamento junto com o Cartório de origem. Aguarde pela próxima atualização do Status do seu Pedido.", e assim permaneceu.

Chegando próximo ao prazo enviei um e-mail no dia 13 ou 14 de janeiro de 2026 cobrando informações e o retornou foi:
"Olá *****, Agradecemos pelo seu contato! Retornaremos o mais breve possível."

No dia 16/01, nova cobrança realizada. No mesmo dia, tive o retorno:

"Agradecemos o seu contato!
Informamos que o seu pedido está em fase final de liberação junto ao cartório de origem.
Estamos em constante cobrança junto ao cartório, e nossa equipe está tratando seu pedido como prioridade.
Esperamos obter um prazo mais preciso por parte do cartório nos próximos dias."

Ou seja, no meu entendimento, a certifdão havia já sido emitida e estava apenas aguardando a liberação do documento no cartório.

No dia 28/01, mais uma vez cobrando e o retorno foi:

Certidão Online Brasil
29 de jan. de 2026, 10:36
"Bom dia Sr. Raphael, O pedido deve seguir para o seu endereço na próxima semana. Estamos agilizando ao máximo!"

Quando recebi este e-mail fiquei mais aliviado, pois o envio seria finalmente realizado, mas para a minha surpresa.. nada de certidão. Até que no dia 09/02 enviei novamente um e-mail reclamando que desde o dia que foi informado que a minha certidão seria enviada "na próxima semana" nenhuma atualização e entrega foi feita.

12/02 novamente cobrando algum posicionamento, até que no dia 17/02/2026 recebi o e-mail:
Certidão Online Brasil
17 de fev. de 2026, 11:00 (há 3 dias)

"Prezado, bom dia tudo bem?
Verifiquei que em 12/02 foi lhe enviado um e-mail informando que o documento não foi localizado com os dados informados e solicitamos assim o envio da certidão antiga ou do verso do RG para verificação.

Favor enviar o documento solicitado em anexo para que possamos analisar e prosseguir com seu pedido."

Ou seja, foi informado que o documento havia sido emitido, que estava aguardando liberação, depois que o envio seria feito e chegaria na próxima semana, e por fim, foi dito que não foi possível seguir com a solicitação pois não foram localizados os dados.

Agora a minha mãe está desesperada, porque isso era para ter sido entregue no final de janeiro, e se até abril eu não tiver esse documento, minha mãe terá problemas com as documentações da minha irmã. E aí, como resolvo esse [Editado pelo Reclame Aqui]!?

E como eu disse anteriormente, o documento foi perdido, então não há como enviar fotos de documentos não tendo os documentos.

Compartilhe

Resposta da empresa

23/02/2026 às 15:27

Olá, esperamos que esteja bem!

Recebemos sua manifestação no site do Reclame Aqui e lamentamos pelo inconveniente com seu pedido.

Compreendemos a importância desse documento para você!

Por isso, nossos atendentes irão entrar em contato contigo para informar o andamento da resolução de seu pedido. Estamos empenhados na solução da sua reclamação, para que possa receber sua certidão o mais breve possível.

Qualquer dúvida entre em contato em nossos canais de atendimento do Certidão Online Brasil:

Link: https://cartorioonlinebrasil24h.com.br/central-de-atendimento/

Ficamos à disposição sempre que necessário.

Atenciosamente,
Equipe CertidãoOnlineBrasil