Cobrança para emitir certificado

Em réplica
Goiânia - GO
16/06/2023 às 12:39
ID: 166555561
Essa reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa
Ver todas ReclamaçõesFizemos a contratação da empresa certificando, para cursos de capacitação de trabalhos com produtos químicos. Pagamos o curso, os alunos realizaram o treinamento, no final do treinamento a empresa certificando está cobrando uma taxa de R$49,99 para emitir o certificado do curso. Onde já se viu isso, o valor do certificado está incluso no valor do curso e não deve ser cobrado a parte, agora não, a empresa certificando faz ao contrário, ela cobra por esse serviço, serviço este que custa 50% do valor do curso. Sem cabimentos. É a mesma coisa de se ir ao restaurante, e ter que pagar pelo prato, para se alimentar, tendo em vista que você está pagando pelo alimento. Atendentes irônicos. O site não deixa claro a cobrança, sempre com textos longos que cobrem a informação da taxa.
Compartilhe
Resposta da empresa
16/06/2023 às 15:31
Prezado Aluno Rafael
Acreditamos que não tenha se atentado a informação da taxa para emissão, registro e envio de seu certificado contida na pagina inicial de nosso site. No menu CERTIFICADO, localizado na pagina inicial, exibimos todas as informações sobre o certificado emitido por nossa instituição, contendo nessa pagina o modelo do certificado, possíveis utilizações e a informação sobre a referida taxa de emissão, registro e envio de seu certificado pelos correios. Nessa pagina também destacamos que a solicitação de seu certificado é OPCIONAL ou seja, se o intuito dos seus estudos for somente para obtenção de conhecimento não será obrigada a solicitar o Certificado após concluir qualquer Curso.
Como informado em nosso Site, pagará uma taxa única de R$ 99,00 em sua matrícula e poderá fazer quais e quantos cursos desejar entre os + de 2.******* cursos liberados para seu acesso e estudo, ou seja, enquanto nosso site existir seu acesso permanecerá liberado para fazer quais e quantos cursos desejar, mas se necessitar do certificado, este possui uma taxa, pois neste valor estão inclusos:
- Confecção do Certificado em papel especial;
- Impressão dos dados de aprovação do Aluno
- Criação e impressão do QR Code da aprovação do Aluno no verso do Certificado;
- Registro do Certificado no site do CEDEP;
- Impressão dos dispositivos de segurança que aumentam a segurança e a credibilidade;
- Embalagem protetora para evitar danos com umidade no transporte pelos Correios;
- Despesas com o envio do Certificado (cobrado pelos Correios);
- Despesas Administrativas;
- Entre outros custos.
Em momento nenhum essas informações são ocultadas de nossos alunos, pelo contrário, são exibidas na área externa do site para que nosso futuros Alunos possam acessá-las e decidirem se desejam ou não efetuar a sua matrícula, poderá acessar o link a seguir para comprovar isso ou através da página inicial do nosso site no menu CERTIFICADO.
https://*******
Colocamo-nos a sua disposição para sanar qualquer nova dúvida sobre este ou qualquer outro assunto.
Atenciosamente,
Camila Vicentini
Setor Financeiro
Réplica do consumidor
16/06/2023 às 15:52
artigo 32, 4, da Portaria Normativa n 40, de 12 de dezembro de *******:
A expedição do diploma considera-se incluída nos serviços educacionais prestados pela instituição, não ensejando a cobrança de qualquer valor, ressalvada a hipótese de apresentação decorativa, com a utilização de papel ou tratamento gráfico especiais, por opção do aluno.
Vocês estão descumprindo a lei, simplesmente.
Réplica da empresa
16/06/2023 às 17:58
Prezado Rafael Candido,
Gostaria de esclarecer algumas informações importantes sobre nossos cursos para garantir que você tenha compreendido as informação já passadas anteriormente, em contatos por telefone.
No nosso site, não oferecemos cursos individuais. Em vez disso, temos uma taxa única de matrícula que concede acesso a todos os mais de 2.******* cursos disponíveis. Isso significa que os alunos têm a liberdade de escolher quais cursos desejam fazer e quantos desejam realizar. A taxa de matrícula é vitalícia, o que quer dizer que todos terão acesso a mais de 2.******* cursos para sempre, pagando uma taxa única de R$ 99,00.
Já tivemos a oportunidade de entrar em contato por telefone para explicar todas essas informações anteriores.
Durante nossa conversa por telefone, foi lhe informado que a maioria dos alunos, que faziam parte da sua equipe, ainda não haviam concluído os cursos que tinham iniciado, e você também não estava ciente dessa situação. Foi destacado que o certificado só pode ser solicitado após a conclusão dos cursos, e mencionamos que estaríamos dispostos a analisar o seu caso de forma especial, levando em consideração que você não tinha conhecimento sobre a taxa informada em nosso site. Nosso objetivo é ajudar todos os nossos alunos, algo que temos feito com excelência ao longo de mais de 10 anos.
Como sou responsável pelo suporte ao aluno em nossa instituição, fiz uma busca no seu histórico de atendimento e não encontrei nenhum registro que indique uma experiência de atendimento abaixo de nossos padrões de qualidade. Portanto, não podemos concordar que possuímos atendentes irônicos, como relatado por você nesse reclamação.
Gostaríamos de entrar em contato com você novamente por telefone para apresentar uma proposta. Você mencionou anteriormente que o certificado é importante para sua equipe, especialmente em caso de fiscalização, pois apenas um e-mail confirmando a conclusão dos cursos não transmitiria uma boa impressão. Você havia mencionado que aguardaria até que todos os membros de sua equipe concluíssem seus cursos e, em seguida, entraria em contato para discutir um ponto de equilíbrio que pudesse facilitar a solicitação dos certificados. No entanto, optou por abrir uma reclamação aqui, acreditando que seria a melhor opção. Respeitamos sua decisão, mas estamos abertos a continuar seu atendimento de forma privada, evitando assim expor seu caso dessa maneira.
Atenciosamente,
Cleber Candido de Carvalho
(Diretor Educacional)
Réplica da empresa
16/06/2023 às 17:59
Prezado Rafael Candido,
Gostaria de esclarecer algumas informações importantes sobre nossos cursos para garantir que você tenha compreendido as informação já passadas anteriormente, em contatos por telefone.
No nosso site, não oferecemos cursos individuais. Em vez disso, temos uma taxa única de matrícula que concede acesso a todos os mais de 2.******* cursos disponíveis. Isso significa que os alunos têm a liberdade de escolher quais cursos desejam fazer e quantos desejam realizar. A taxa de matrícula é vitalícia, o que quer dizer que todos terão acesso a mais de 2.******* cursos para sempre, pagando uma taxa única de R$ 99,00.
Já tivemos a oportunidade de entrar em contato por telefone para explicar todas essas informações anteriores.
Durante nossa conversa por telefone, foi lhe informado que a maioria dos alunos, que faziam parte da sua equipe, ainda não haviam concluído os cursos que tinham iniciado, e você também não estava ciente dessa situação. Foi destacado que o certificado só pode ser solicitado após a conclusão dos cursos, e mencionamos que estaríamos dispostos a analisar o seu caso de forma especial, levando em consideração que você não tinha conhecimento sobre a taxa informada em nosso site. Nosso objetivo é ajudar todos os nossos alunos, algo que temos feito com excelência ao longo de mais de 10 anos.
Como sou responsável pelo suporte ao aluno em nossa instituição, fiz uma busca no seu histórico de atendimento e não encontrei nenhum registro que indique uma experiência de atendimento abaixo de nossos padrões de qualidade. Portanto, não podemos concordar que possuímos atendentes irônicos, como relatado por você nesse reclamação.
Gostaríamos de entrar em contato com você novamente por telefone para apresentar uma proposta. Você mencionou anteriormente que o certificado é importante para sua equipe, especialmente em caso de fiscalização, pois apenas um e-mail confirmando a conclusão dos cursos não transmitiria uma boa impressão. Você havia mencionado que aguardaria até que todos os membros de sua equipe concluíssem seus cursos e, em seguida, entraria em contato para discutir um ponto de equilíbrio que pudesse facilitar a solicitação dos certificados. No entanto, optou por abrir uma reclamação aqui, acreditando que seria a melhor opção. Respeitamos sua decisão, mas estamos abertos a continuar seu atendimento de forma privada, evitando assim expor seu caso dessa maneira.
Atenciosamente,
Cleber Candido de Carvalho
(Diretor Educacional)