Em réplica

FALTA DE PRIVACIDADE E CONSTRANGIMENTO DURANTE EXAME GINECOLÓGICO.

César E Kan - Diagnóstico Por Imagem

cidade: São Bernardo do Campo

O que aconteceu

Olá, boa tarde.

Realizei um exame de ultrassonografia transvaginal na Clínica César&Kan (Diadema), em 10/09/2026, e saí do atendimento extremamente desconfortável e constrangida com a forma como o procedimento foi conduzido.

Ao ser encaminhada para a sala do exame, o médico e uma auxiliar já estavam presentes. Para minha surpresa, a sala não possuía biombo, cortina ou qualquer espaço reservado para que eu pudesse me despir com privacidade. Acabei tendo que me despir na frente de duas pessoas que eu não conhecia.

Fiquei tão constrangida e sem reação naquele momento que precisei pedir à própria auxiliar algo para me cobrir antes de ser conduzida à maca.

Por se tratar de um exame ginecológico íntimo, considero que o mínimo esperado seria que houvesse condições adequadas para preservar a privacidade e a dignidade da paciente. Já realizei esse mesmo exame em outras clínicas e isso nunca havia acontecido comigo. Mesmo em outros atendimentos médicos, nunca fui colocada nessa situação.

O desconforto não terminou com a realização do exame. Ao final, o médico e a auxiliar permaneceram dentro da sala enquanto eu precisava me limpar e me vestir, fazendo com que eu novamente tivesse que realizar esses procedimentos diante dos dois, sem qualquer espaço reservado.

Além da questão da privacidade, durante o exame tive a percepção de que o médico não deu a devida atenção ao motivo indicado na solicitação médica, o que também me deixou insegura em relação à condução do atendimento.

Quero deixar claro que não estou questionando o fato de haver profissionais envolvidos na realização de um procedimento médico. O que questiono é a falta de privacidade e o constrangimento desnecessário ao qual fui submetida durante um exame íntimo.

Diante disso, solicito à Clínica César&Kan:

esclarecimentos sobre os procedimentos adotados para garantir a privacidade das pacientes durante exames ginecológicos;

esclarecimento sobre por que não havia um local reservado para que eu pudesse me despir, me limpar e me vestir;

apuração da conduta e da forma como meu atendimento foi realizado;

informação sobre quais providências serão adotadas para que outras pacientes não passem pela mesma situação;

e, principalmente, uma retratação formal pelo constrangimento e desconforto que vivenciei.

Espero que a clínica não trate esta manifestação apenas como uma reclamação de atendimento, mas como uma oportunidade de rever seus procedimentos e garantir que nenhuma outra paciente precise passar por uma situação semelhante.

Aguardo um posicionamento formal e objetivo da clínica.

Reclamações parecidas

4

Interações da reclamação

  1. César E Kan - Diagnóstico Por Imagem respondeu

    21/09/2026 às 08:21

    Sra. Adriana,

    Em primeiro lugar, pedimos desculpas pela demora no retorno e, principalmente, pelo constrangimento e desconforto relatados em sua manifestação.

    Sua reclamação foi recebida e tratada com a devida seriedade pela Diretoria e pela Gerência de Enfermagem da Clínica César & Kan. Após a apuração interna do ocorrido, identificamos uma falha na condução do processo de troca e preparo da paciente para a realização do exame.

    Reconhecemos que, em exames de natureza íntima, a privacidade, a dignidade e o conforto da paciente devem ser preservados durante todas as etapas do atendimento, inclusive nos momentos de troca de roupa, preparo e finalização do procedimento.

    Considerando que, em determinadas situações, o médico responsável permanece na sala entre um atendimento e outro, o procedimento correto é que a troca de roupa e o preparo da paciente sejam realizados em local reservado, especificamente no vestiário, garantindo a privacidade necessária.

    Diante da ocorrência, a Gerência de Enfermagem adotará medidas de orientação e treinamento com toda a equipe envolvida nos atendimentos em sala de exames, reforçando os procedimentos relacionados à privacidade e ao preparo das pacientes. Da mesma forma, o médico responsável pelo atendimento foi orientado quanto à necessidade de que a troca de roupa seja realizada no vestiário sempre que ele permanecer na sala.

    Essas orientações têm como objetivo reforçar os protocolos internos e evitar que situações semelhantes voltem a ocorrer.

    Lamentamos que sua experiência em nossa clínica tenha lhe causado o desconforto relatado. Recebemos sua manifestação também como uma oportunidade de revisar e aprimorar nossos processos de atendimento, especialmente no que diz respeito ao respeito à intimidade e à dignidade de nossas pacientes.

    Reiteramos nossas desculpas pelo ocorrido e agradecemos por ter nos comunicado a situação, permitindo que as medidas necessárias fossem adotadas.

    Atenciosamente,

    Clínica César & Kan

  2. Consumidor respondeu

    28/09/2026 às 15:01

    Agradeço à Clínica César & Kan pelo retorno e pelo tratamento dado à minha manifestação.

    Considero importante reconhecer que a clínica assumiu a existência de uma falha na condução do processo de troca e preparo da paciente, bem como apresentou um pedido de desculpas e informou a adoção de medidas de orientação e treinamento da equipe. Registro que considero essa postura positiva.

    Entretanto, após analisar a resposta apresentada, entendo que a apuração informada não esclareceu integralmente todos os fatos relatados em minha reclamação.

    Minha manifestação não se referia somente ao momento em que precisei me despir.

    Houve também uma segunda situação de constrangimento, ocorrida após a realização do exame, quando o médico e a auxiliar permaneceram na sala enquanto eu precisava me limpar e me vestir. Naquele momento, novamente não havia um espaço reservado para que eu pudesse realizar esses procedimentos com privacidade.

    Diante disso, solicito que a clínica esclareça objetivamente:

    1. A permanência do médico e da auxiliar na sala enquanto eu me limpava e me vestia após o exame também foi apurada e considerada uma falha no procedimento?

    2. As orientações que serão dadas à equipe contemplam somente o momento de troca e preparo antes do exame ou também a necessidade de preservar a privacidade da paciente durante a higiene, troca de roupa e finalização após um exame íntimo?

    3. A clínica possui protocolo específico para garantir a privacidade da paciente durante todas essas etapas e, caso possua, por qual motivo ele não foi observado no meu atendimento?

    Há ainda outro ponto da minha manifestação original que não foi abordado na resposta: relatei que, durante a realização do exame, tive a percepção de que o médico não deu a devida atenção ao motivo que constava na solicitação médica.

    Solicito, portanto, que esse aspecto também seja esclarecido, informando se ele foi considerado na apuração interna realizada pela clínica.

    Faço questão de esclarecer que meu objetivo não é desconsiderar as providências já informadas. Ao contrário, considero importante que a clínica tenha reconhecido a falha e informado medidas para evitar sua repetição.

    Entretanto, considero igualmente importante que todos os aspectos do atendimento que deram origem à minha reclamação sejam efetivamente analisados e respondidos, principalmente por se tratar de um exame ginecológico íntimo, no qual a preservação da privacidade e da dignidade da paciente é especialmente relevante.

    Agradeço novamente pelo pedido de desculpas e pelas providências informadas e aguardo os esclarecimentos complementares sobre os pontos acima.

    Espero que esta manifestação contribua efetivamente para o aprimoramento dos protocolos da clínica e para que nenhuma outra paciente vivencie situação semelhante.

  3. César E Kan - Diagnóstico Por Imagem respondeu

    08/10/2026 às 09:15

    Sra. Adriana,

    Agradecemos pelo novo retorno e reiteramos que sua manifestação foi tratada com a devida seriedade pela Clínica César & Kan.

    Após a análise do ocorrido, foram adotadas medidas para reforçar a privacidade das pacientes durante todas as etapas dos exames de natureza íntima. A equipe envolvida recebeu treinamento e orientação quanto aos procedimentos de preparo, realização e finalização dos exames, reforçando os cuidados necessários para preservar a privacidade e o conforto das pacientes.

    Adicionalmente, como parte das medidas de aprimoramento, a Clínica está providenciando a aquisição de biombo para a sala de exames, visando proporcionar maior privacidade nos momentos de troca de roupa, higiene e demais cuidados antes e após o procedimento.

    Em relação à questão referente à avaliação médica e à indicação constante na solicitação do exame, esclarecemos que a interpretação dos achados e sua correlação com a indicação clínica são aspectos de natureza médica, devendo ser avaliados pelo médico solicitante em conjunto com o médico responsável pela realização do exame.

    Reiteramos nossas desculpas pelo desconforto relatado e reforçamos que as medidas cabíveis já foram adotadas, incluindo a orientação da equipe e a adoção de melhorias estruturais, com o objetivo de evitar a ocorrência de situações semelhantes.

    Agradecemos por ter nos comunicado a situação, contribuindo para o aprimoramento de nossos processos e para o reforço dos cuidados com nossas pacientes.

    Atenciosamente,

    Clínica César & Kan