Cobrança indevida de renovação automática e dificuldade de cancelamento

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Belo Horizonte - MG

12/08/2026 às 16:41

ID: 256304061

Fui surpreendido com uma cobrança de R$ 2.000,00 realizada no dia 30/07/2026 no meu cartão de crédito, identificada na fatura como *VINDI CHINAGATE.

Eu já havia adquirido a assessoria ID Premium da China Gate anteriormente, porém não realizei nenhuma nova contratação, tampouco pratiquei qualquer ação solicitando a renovação por mais um período. Não recebi nenhum aviso prévio, claro e destacado, informando que a assinatura seria renovada, a data do débito ou como eu poderia impedi-lo.

O problema se agrava pela total falta de transparência na plataforma: não existe uma área de gerenciamento de assinatura ou um botão claro para cancelamento no site ou na Comunidade Bora Importar. Até mesmo nos Termos de Uso disponibilizados pela empresa não há explicações claras sobre o procedimento de cancelamento. É muito fácil ser cobrado, mas dificultam ao máximo a saída do consumidor.

Hoje, dia 12/08/2026, entrei em contato pelo WhatsApp oficial de suporte. Fui informado de que "as cobranças são automáticas" e me orientaram a mandar um e-mail. Já enviei o e-mail formalizando o pedido de cancelamento e estorno, mas decidi abrir a reclamação aqui para garantir a resolução do problema.

Notei em outras reclamações respondidas pela China Gate aqui no Reclame Aqui que a empresa oferece um período de 30 dias para cancelamento de renovações sem prejuízo financeiro. Como a cobrança ocorreu há menos de duas semanas, estou totalmente dentro desse prazo.

O que eu solicito para resolver o problema:

Cancelamento imediato da assinatura/renovação, garantindo que não haverá novas cobranças futuras.

Estorno integral dos R$ 2.000,00 cobrados no dia 30/07/2026.

Caso a empresa sustente que eu autorizei a renovação, exijo a comprovação documental do meu aceite (data, IP, tela apresentada no momento da compra e cláusula específica destacando a renovação automática).

Tenho interesse em resolver a situação amigavelmente. Quero apenas o cancelamento do que não solicitei e a devolução do meu dinheiro. Caso não seja resolvido, acionarei o Procon e farei a contestação da cobrança diretamente com a administradora do cartão de crédito (chargeback).

Aguardo o estorno.

Compartilhe

Resposta da empresa

13/08/2026 às 18:47

Olá, Pedro.

A sua solicitação já foi atendida por nossa equipe através do nosso canal oficial de atendimento. O cancelamento da assessoria foi realizado com sucesso e o estorno também já foi processado.

A partir desse momento, a disponibilização do valor na fatura depende dos prazos e procedimentos da administradora do cartão. Por isso, recomendamos acompanhar diretamente com a sua operadora a forma e o prazo para que o reembolso seja apresentado na fatura.

Aproveitamos também para esclarecer o funcionamento da renovação da assessoria: nas contratações realizadas por cartão de crédito, a renovação ocorre automaticamente ao final do período contratado. A política de renovação automática estão descritas nos Termos de Compra, disponibilizados na página de pagamento durante a aquisição.

De todo modo, assim que recebemos a solicitação de cancelamento, nossa equipe realizou o procedimento e também processou o estorno, conforme solicitado.

Esperamos ter esclarecido a situação e permanecemos à disposição através dos nossos canais oficiais de atendimento.

Atenciosamente,

Equipe China Gate

Consideração final do consumidor

22/08/2026 às 22:17

A empresa entrou em contato comigo horas depois e já resolveu meu reembolso, me ofereceram reconsiderar dentro do prazo de 30 dias que ainda estava valendo e não sabia. Foram cordiais durante o processo de cancelamento e me explicaram tudo

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

10