Demora na transcrição das certidões

Respondida
Rio de Janeiro - RJ
28/07/2026 às 18:43
ID: 255069447
Desde que tive meu processo aprovado da cidadania italiana, trânsito julgado etc. O pedido está na comune há 4 meses e não transcrevem a certidão da família. Preciso de explicações do motivo dessa demora.
Compartilhe
Resposta da empresa
31/07/2026 às 19:32
Conforme conversamos por telefone, após o trânsito em julgado e o envio da documentação à Comune, a transcrição da certidão passa a depender exclusivamente da administração pública italiana. O prazo pode variar significativamente conforme a Comune, em razão do volume de trabalho e dos procedimentos internos de cada órgão.
No seu caso, apesar da espera gerar preocupação, quatro meses ainda é um prazo que pode ocorrer nesse tipo de procedimento.
Seguiremos acompanhando a situação e, assim que houver qualquer atualização por parte da Comune, entraremos em contato para lhe informar.
Obrigado, Equipe Cidadania Já