Propaganda enganosa sobre prazo de conclusão de cidadania

Não resolvido
São Paulo - SP
22/04/2026 às 14:25
ID: 246669769
Vocês fazem propaganda enganosa sobre o período de conclusão da cidadania
Gostaria de entender a propaganda enganosa que vocês fizeram em 2025 do prazo máximo para conclusão ser de 3 anos e meio e agora meu processo está com prazo máximo de 5 anos. Segue em anexo fotos do prometido.
Espero que vocês cumpram o prazo MÁXIMO até setembro de 2028 ou vou entrar nas pequenas causas com restituição por quebra de contrato e danos morais
Compartilhe
Resposta da empresa
24/04/2026 às 17:15
Olá, Júlia. Tudo bem?
Entendemos a sua insatisfação, principalmente quando existe uma expectativa de prazo e o cenário muda ao longo do tempo, por isso é importante esclarecer com transparência o contexto atual dos processos de cidadania portuguesa.
Em 2025, os prazos praticados pelo mercado refletiam a realidade daquele momento, em que o volume de solicitações era inferior ao atual. Nos últimos anos, Portugal passou a enfrentar um aumento muito expressivo na demanda. Foram mais de 1,4 milhão de pedidos entre 2019 e 2025 o que gerou um acúmulo significativo e impactou diretamente os prazos de análise nas conservatórias, e vem aumentando a cada mês.
Hoje, o próprio sistema português opera em cenário de sobrecarga estrutural. Órgãos como o Instituto de Registros e Notariado, responsável pela análise e conclusão dos processos, trabalham com volume elevado e seguem rigorosamente a ordem cronológica de entrada (fila), sem possibilidade de priorização por parte de assessorias.
Diante disso, é importante esclarecer que os prazos informados no momento da contratação são estimativas baseadas no cenário vigente à época, e não garantias de conclusão, justamente por dependerem exclusivamente de um órgão público estrangeiro, sem qualquer ingerência da empresa conforme previsto em contrato.
No seu caso específico, não houve, até o momento, descumprimento do prazo contratual. O processo segue dentro da janela prevista, ainda que impactado pelo cenário atual de Portugal.
Seguimos acompanhando de perto cada etapa, atuando para evitar qualquer tipo de exigência ou atraso adicional que esteja ao nosso alcance, e mantendo você informada com base no andamento real do processo.
Permanecemos à disposição para esclarecer qualquer dúvida adicional.
Atenciosamente,
Equipe Cidadania Já
Consideração final do consumidor
30/04/2026 às 17:23
A atendente ficou dando várias desculpas do atraso, porém se o cenário "está ruim" isso não é problema meu, vocês afirmaram e prometerem uma coisa por whatsapp e em anúncios publicitários, agora vamos ver se vão cumprir...
A atendente diz que vocês "estipularam o prazo", bom, o print com as provas diz o contrário....
Enfim, péssima empresa, [Editado pelo Reclame Aqui]
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0