O que aconteceu
Gostaria de deixar registrada minha reclamação sobre o período em que estive internada na Clínica Psiquiátrica da Gávea Rj
Fiquei internada involuntariamente da noite do dia 14/09 até a noite do dia 22/09, quando solicitei o Código Verde e minha responsável autorizou minha saída.
O ambiente é extremamente desorganizado e apresenta MUITA falta de higiene, principalmente nos banheiros e no local das refeições, as mesas viviam sujas e cheias de moscas. A comida é de péssima qualidade, muito mal preparada, e há pouquíssimas opções. A roupa de cama dos leitos tem um cheiro horrível, as cobertas são muito finas e a que recebi estava cheia de buracos. Foi muito difícil me manter aquecida, pois o ar-condicionado permanece extremamente gelado. Além disso, os leitos e as instalações da clínica são muito diferentes das imagens divulgadas no site.
O atendimento da equipe multiprofissional também demora muito. Só fui atendida pela nutricionista no dia da alta, e a psicóloga (estagiária) só apareceu um dia antes da minha saída para me orientar sobre as atividades do pátio que eu deveria cumprir para receber alta. O acesso ao psiquiatra e à assistente social também foi demorado.
O mais angustiante era que, enquanto minha responsável recebia informações de que eu estava sendo bem assistida, essa não era a realidade que eu vivia. Eu tentava relatar isso durante os únicos cinco minutos de ligação permitidos por dia, mas ela acreditava nas informações passadas pela clínica. Isso me deixou em profundo desespero e completamente sem voz.
Na chegada, os pacientes são colocados em setores sem qualquer explicação sobre o motivo da alocação, as regras da unidade ou onde guardar seus pertences. Os meus ficaram em sacolas transparentes sobre a cama e, inclusive, fui furtada por outra paciente após receber meus pertences.
Na segunda noite de internação, por desconhecer as regras do local, acordei durante a madrugada e me sentei no sofá porque a televisão estava ligada. Fui repreendida e orientada a voltar para a cama. Em seguida, sentei na cama para olhar a vista pela janela e novamente fui advertida de que deveria me deitar; caso contrário, receberia medicação e, se recusasse, seria aplicada uma injeção. Naquele momento, eu não representava um risco que justificasse esse tipo de abordagem.
As técnicas de enfermagem carregam a maior parte do trabalho e demonstram estar extremamente sobrecarregadas. Algumas delas me acolheram, me acalmaram e explicaram os procedimentos da clínica. Infelizmente, poucos profissionais demonstraram empatia e respeito, embora alguns tenham tornado o ambiente menos pesado.
Durante a maior parte dos dias em que permaneci internada, foi a amizade construída com outros pacientes que me ajudou a suportar tudo o que vivi naquele ambiente, e não o suporte oferecido pela clínica.
Ao final da minha internação, saí com a sensação de que o tratamento não contribuiu para minha recuperação. Pelo contrário, a experiência foi profundamente traumatizante e me deixou com receio de precisar retornar a uma internação psiquiátrica no futuro.
Reclamações parecidas
4Interações da reclamação
Clínica da Gávea respondeu
25/09/2026 às 10:48
Prezada Poliana,
Esclarecemos que já há um protocolo de atendimento ativo junto à Ouvidoria ViV, sob o número 2***63, aberto em 24/09/2026, às 17h05, o qual se encontra dentro do prazo regulamentar para resposta.
As informações apresentadas nesta manifestação serão vinculadas ao protocolo já existente e tratadas de forma integrada, com retorno a ser realizado pela Ouvidoria ViV.
Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos através do formulário disponível em https://ouvidoria.vivsaude.com.br/
Atenciosamente,
Ouvidoria ViV
ViV - Saúde mental e emocional