Falha na prestação de serviço: Atraso e ausência de atendimento em Psiquiatria

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

13/02/2026 às 14:33

ID: 240668189


À
ViV Saúde Mental e Emocional

Ref.: Atendimento de Psiquiatria 13/02 às 11h40
Venho por meio desta NOTIFICAR formalmente essa instituição acerca da grave falha na prestação de serviços ocorrida no dia 13/02, às 11h40, referente ao agendamento realizado para atendimento em Psiquiatria com o profissional *****.
O atendimento estava agendado para a unidade Clínica Prisma - Perdizes, situada à *****, *****, ***** ***** *****.Compareci pontualmente ao local e fui informada pela funcionária da recepção, Karla, de que o médico não havia comparecido. Fui comunicada de que os pacientes seriam realocados para atendimento com o Dr. Elder. Concordei com a substituição, demonstrando boa-fé.
Entretanto, em nenhum momento fui informada de que o atendimento ocorreria com aproximadamente 2 (duas) horas de atraso. Permaneci aguardando durante toda a manhã e parte do período da tarde, sem qualquer previsão real de atendimento, sem transparência e sem respeito ao meu tempo. Ao final, sequer fui atendida.
Ressalte-se que essa situação não é pontual. FREQUENTEMENTE essa instituição realiza desmarcações de agendamentos em cima da hora, sem organização adequada e sem o mínimo de previsibilidade ao paciente. Tal prática demonstra falha estrutural na gestão do serviço e descaso reiterado com o consumidor.
A conduta adotada caracteriza:
Falha grave e reiterada na prestação de serviço (art. 14 do Código de Defesa do Consumidor);
Violação ao dever de informação clara e adequada (art. 6, III, do CDC);
Desrespeito à boa-fé objetiva;
Quebra da confiança contratual;
Potencial dano moral pela perda de tempo útil, desgaste emocional e insegurança quanto à continuidade do tratamento.
Trata-se de serviço na área de saúde mental, que exige responsabilidade, organização e estabilidade no acompanhamento médico. A sucessão de desmarcações de última hora, descredenciamentos de profissionais e ausência de comunicação adequada evidencia queda significativa na qualidade do atendimento.
Diante da experiência reiteradamente negativa, informo que não recomendo essa instituição a terceiros.
NOTIFICO essa instituição para que, no prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis:
Apresente esclarecimentos formais sobre o ocorrido;
Informe as providências administrativas que serão adotadas para cessar tais práticas;
Proceda à compensação pelos transtornos causados.
O não atendimento desta notificação poderá ensejar a adoção das medidas judiciais cabíveis, incluindo ação indenizatória por danos morais e materiais, bem como formalização de reclamação junto ao Procon-SP e demais órgãos competentes.
Esta notificação constitui tentativa formal de solução extrajudicial, preservando integralmente meus direitos.
Aguardo manifestação no prazo estipulado.

Compartilhe