Cobrança de Mensalidade com Valor Superior ao Orçamento Apresentado para Curso de Fisioterapia na CNEC

Não respondida
São Luiz Gonzaga - RS
26/05/2026 às 18:30
ID: 249760585
Me chamo *****, no dia 19/02 fui até a instituição CNEC, em Santo Ângelo, para solicitar um orçamento referente à transferência para o curso de Fisioterapia. Na ocasião, a secretária me apresentou um orçamento por escrito, o qual anexei nesta reclamação.
Nesse documento constava que:
* no primeiro semestre minha mensalidade seria no valor de R$ 1.129,91;
* e do segundo semestre até o final do curso o valor seria de R$ 1.255,46.
Durante o atendimento, questionei sobre as disciplinas e a montagem da grade curricular. Fui informada de que o coordenador do curso organizaria minha grade, e assim foi feito. Em nenhum momento fui questionada sobre quantidade de cadeiras/disciplina que gostaria de cursar, tampouco fui informada de que o valor poderia variar conforme isso. A grade foi simplesmente montada pela instituição, caracterizando uma grade fechada.
No dia 27/02 dei o aceite da matrícula via WhatsApp, justamente porque fui informada de que aquela condição/orçamento promocional seria válida apenas até essa data. Após isso, enviei toda a documentação solicitada para efetivação da matrícula.
A primeira mensalidade veio no valor de R$ 941,59, o que causou estranheza em mim e no meu marido, por estar abaixo do valor acordado. Entramos em contato com a instituição para confirmar se estava correto, e fomos informados de que sim. Diante disso, realizamos o pagamento normalmente.
Porém, nas mensalidades seguintes (abril e maio), o valor cobrado passou para R$ 1.569,32, totalmente diferente do orçamento apresentado e aceito por mim no momento da matrícula. Ao questionar a instituição, recebi diversas justificativas que nunca haviam sido informadas anteriormente.
Primeiramente, alegaram que o valor variava conforme o número de cadeiras. No entanto, reforço que eu não montei minha grade curricular e nunca fui consultada sobre quantas disciplinas gostaria ou poderia pagar. Fechei a matrícula com base no orçamento apresentado, sem qualquer informação sobre possível alteração de valores conforme a grade.
Posteriormente, também alegaram que a diferença seria pelo fato de eu ter ingressado em março, embora meu orçamento tenha sido realizado no final de fevereiro.
Outro ponto extremamente preocupante é que em nenhum momento me foi apresentado contrato para leitura ou assinatura antes da matrícula. O contrato só foi apresentado após eu começar a questionar os valores divergentes cobrados pela instituição.
Diante da situação, realizei uma reunião online com o diretor da instituição. Na ocasião, ele demonstrou compreender meu lado e tratou a situação como algo simples de resolver. Porém, após a reunião, sigo sem qualquer solução concreta, sem retorno definitivo e sendo constantemente ignorada, recebendo apenas respostas vagas e sem posicionamento claro.
Estou registrando esta reclamação porque me sinto [Editado pelo Reclame Aqui] e enganada pela instituição. Apenas quero que seja cumprido o valor que foi oficialmente acordado e apresentado no orçamento no momento da minha matrícula.