Fresa não cortou mesmo sendo indicada para isso

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

São Simão - SP

18/05/2020 às 21:35

ID: 104660397

Essa reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa

Ver todas Reclamações

Boa noite, Comprei uma fresa na empresa Código G por indicação do vendedor. No inicio do corte já notei que não cortou bem e fez muito barulho. Enviei email ao vendedor e ele me pediu para gravar um video. No dia seguinte Gravei o video e ele alegou que o defeito é causado por minha Máquina sendo que faço trabalhos muito mais complicados e precisos do que um simples corte a que esta fresa se destina.
Disse que quero trocar por outro modelo e ele diz que não tinha garantia para isso e que eu já usei o produto. Mas o produto não faz o trabalho que deve, então quero trocar pois se não desempenha o serviço a que se destina significa que possui um defeito.
Depois de muito brigar com o vendedor, ele diz que eu devo por minha conta enviar o produto, pagar o laudo técnico que ele vai solicitar e que se eles disserem que possui defeito eles trocam a fresa.
Quero que meus direitos sejam respeitados e que seja feita a troca ou devolução do valor pago pois o produto possui defeito.

Compartilhe

Resposta da empresa

19/05/2020 às 17:53

Olá Sr. Fabricio, que bom te encontrar por aqui!
No seu último e-mail do dia 15/05/******* as 02:37h o Sr. disse:
Sem mais. Chega de conversa com você
Por sua opção tivemos que interromper o andamento do seu caso.

Apenas informando ao Reclame Aqui que toda a conversa com o cliente foi feita por e-mail e temos todos eles registrados, inclusive, se for do interesse do Reclame Aqui averiguar toda a conversa, permito o acesso remoto de qualquer computador da empresa para que possam ver o andamento da conversa da forma que realmente aconteceu.

O Sr. Fabricio nos enviou um e-mail pedindo informação de quais fresas poderia usinar madeira, com isso foi lhe apresentado duas opções. Após realizar a compra, alegou que a fresa estava fazendo muito barulho na hora da usinagem, pedimos um vídeo para ajudar na solução do problema e ao recebe-lo notamos que ele estava utilizando uma fresa muito comprida para um determinado processo de usinagem que necessita de uma fresa com um comprimento de corte menor. Após isso ele informou que as fresas de comprimentos de cortes menores realizavam o serviço sem problemas, algo que é fato pois fresas com comprimentos de corte menores não refletem tanto o batimento da máquina.
Até este momento, o cliente queria trocar a fresa por um modelo diferente.

Como lhe foi orientado no e-mail do dia 14/05/******* 12:35h, por se tratar de um produto técnico de consumo, não podemos fazer a troca por outro modelo de fresa já que a fresa não apresenta defeito, a garantia cobre somente defeito de fabricação, algo que não foi apresentado por esse modelo pois no vídeo ela estava conseguindo cortar a madeira, porém o cliente gostaria de trocar a fresa por um modelo diferente.

O cliente recusou nossas orientações, sempre firmando que faria uma reclamação no Reclame Aqui caso não enviássemos outra fresa a ele.
Ele se recusou a enviar de volta a fresa que diz estar com defeito, segundo ele isso é desonestidade (conforme disse no e-mail do dia 15/05/******* as 02:37h Continuo te achando desonesto e espertalhão.)
Toda e qualquer mercadoria avariada, seja por vicio oculto ou defeito de fabricação deve ser enviada de volta, a empresa tem que averiguar se realmente existe um defeito de fabricação ou se foi mau uso. Caso seja defeito de fabricação, a troca é por um modelo igual.

No e-mail que enviamos ao cliente no dia 15/05/******* as 14:03h nós sugerimos o seguinte:

O procedimento que mencionou no e-mail é referente a garantia contra defeito de fabricação, porém como o Procon da sua cidade mesmo informou, trata-se de um vicio oculto. Para comprovar que é um vicio oculto, temos que encaminhar a fresa a uma fábrica especializada para que seja emitido um laudo técnico. Esse procedimento tem custo e envolve vários fretes de remessa. Caso seja constatado pela fábrica que a fresa não tem nenhum vicio oculto, você concorda em arcar com essas despesas? Se ficar constatado que a fresa tem algum vicio oculto, procederemos com a troca ou reposição da fresa em garantia.

Talvez no calor da raiva tenha faltado interpretação de texto, pois nós propomos de receber a fresa e encaminhar a uma fábrica especializada para averiguação e, caso não seja defeito de fabricação, ai sim perguntamos se ele concordaria em arcar com as despesas.
Em nenhum momento mencionamos que ele deveria pagar adiantado, mesmo sendo essa a orientação que obtivemos ligando diretamente no Procon de Franca.
Se ele tem certeza que existe um defeito de fabricação, não há porque ter medo.
Inclusive o laudo seria feito por uma fábrica no Brasil, a fresa em questão é de fabricação chinesa, o laudo será feito por uma empresa diferente da empresa que fabricou a fresa.

No e-mail do dia 14/05/******* as 15:22h, o cliente diz ter entrado em contato com o Procon:
Entrei em contato com o PROCON e fui informado que isto de toda a forma é vicio oculto e tenho direito a garantia sim. Se esta fresa é para este serviço e foi usada com o parâmetro correto e material correto tenho direito a garantia e não abro mão disso.
Resolva isso ou disseram para eu levar a nota fiscal para que o PROCON acione a loja.

Fabricio, você chegou a levar a nota fiscal no Procon? Eles te orientaram sobre a devolução da fresa defeituosa?
Qual o procedimento de troca eles orientaram?

Apenas complementando caso alguém do Reclame Aqui não entenda muito bem de usinagem CNC, a fresa é uma ferramenta de corte rotativa que trabalha em alta rotação, em torno de ******* a 24000RPM, essa fresa é fixada por uma pinça que é fixada por uma porca em um eixo, essas peças também sofrem desgastes e tem que ser aferidas constantemente, caso uma delas tenha qualquer deformação ao longo da vida útil, irá causar problemas no corte, quebrar a fresa ou até mesmo ferir o operador da máquina.

Outra questão que eu gostaria que o Reclame Aqui analisasse é que o cliente enviou vídeos da fresa cortando madeira, no vídeo a fresa esta cortando normalmente porém não da forma que o cliente deseja, ou seja, a fresa corta madeira sim e o cliente mesmo comprovou.
O barulho que ele se refere pode ser proveniente de outra coisa, infelizmente não temos acesso a máquina do cliente para procurar o barulho, tentamos orientar sobre os fatores que podem causar o barulho mas o cliente não aceitou, inclusive cada tipo de madeira produz um ruído diferente na hora do corte.

Caso o cliente decida enviar a fresa de volta, basta entrar em contato e daremos seguimento no processo de garantia com laudo técnico para comprovação do defeito.

Réplica do consumidor

19/05/2020 às 19:45

Eu que gostei de te ver aqui. E parece que por anos nossas mensagens ficarão por aqui também.
Pra começar, me indicaram duas fresas após minha solicitação de fresas para madeira dura, como mostra os email abaixo,
Boa tarde.
Qual fresa me indica para corte de madeira maciça dura com 40mm de espessura?
Qual o valor?
No aguardo
Fabricio
Bom dia Fabricio.
As opções que teremos são:

Fresa Topo 2 Cortes Espiral 6.0mm x 42mm Metal Duro com Titânio
https://**************.htm

Fresa Para MDF 2 Cortes Retos Paralelos 6.0mm x 42mm Metal Duro
https://**************.htmQualquer dúvida, estamos a disposição.Matheus https://*******

Notem que escolhi a primeira opção pois a segunda DIZ FRESA PARA MDF e não foi oque eu pedi.
Antes mesmo da fresa chegar pedi por email os parâmetros de corte desta fresa, Como no email abaixo

Pode me passar os parametros para uso em madeira maciça e metal da fresa Fresa Topo 2 Cortes Espiral 6.0mm x 42mm Metal Duro com Titânio
Boa tarde.
Os parâmetros iniciais são:
*Fresa espiral com titânio de topo reto 6mm x 42mm*
(Unidades em mm e mm/seg)
Diâmetro: 6
Passe vertical: 3
*(mm/seg)*
Velocidade de rotação: ******* rpm
Avanço: 4 mm/seg
Velocidade de mergulho: 4 mm/seg (Com movimento de rampa)
*(mm/min)*
Avanço: ******* mm/minVelocidade de mergulho: ******* mm/min (Com movimento de rampa)*Parâmetros apenas para referência, ajuste conforme a sua necessidade e capacidade da máquina.*Qualquer dúvida, estamos a disposição.

Quanto a esta alegação
Como lhe foi orientado no e-mail do dia 14/05/******* 12:35h, por se tratar de um produto técnico de consumo, não podemos fazer a troca por outro modelo de fresa já que a fresa não apresenta defeito, a garantia cobre somente defeito de fabricação, algo que não foi apresentado por esse modelo pois no vídeo ela estava conseguindo cortar a madeira, porém o cliente gostaria de trocar a fresa por um modelo diferente.

Te pergunto... Quer esta fresa Pra Você usar ?
A fresa estava arrancando o material e não cortando e o barulho é do corte na madeira com apenas 2 mm de profundidade, sendo que ele me indicou 3mm e tive que interromper o corte. O vendedor olhou o vídeo descartou defeito da fresa e colocou a culpa na máquina sendo que o defeito da fresa é único ELA NÂO CORTA NADA.

Diz que eu não aceitei enviar a fresa... Não aceito gastar mais com um produto que não funcionou nos primeiros segundos e tendo visto o tipo de conversa do vendedor te levando a desistir do envio dizendo que enviará para um laudo técnico um produto de R$ 84,00 para analise. Fica claro que a intenção é receber o produto e negar a garantia.
Uma empresa idônea enviaria o código de postagem, analisaria o produto e depois daria uma posição. A CODIGO G, faz uma análise prévia de um vídeo de 15 segundos barulhento e condena a maquina do cliente , mas não a fresa.

Segue uma foto de halftone. Vejam se uma maquina com batimento elevado como ele diz faz uma imagem desta com uma fresa de 60 Graus sem estragar nadinha.


O cliente recusou nossas orientações, sempre firmando que faria uma reclamação no Reclame Aqui caso não enviássemos outra fresa a ele.
Mentira, Não me recusei a enviar e sim ter que pagar frete sendo que a fresa esta com defeito pois não usei mais de 2minutos esta ferramenta de tanto barulho.

Ele se recusou a enviar de volta a fresa que diz estar com defeito, segundo ele isso é desonestidade (conforme disse no e-mail do dia 15/05/******* as 02:37h Continuo te achando desonesto e espertalhão.)
Continuo achando mesmo

Toda e qualquer mercadoria avariada, seja por vicio oculto ou defeito de fabricação deve ser enviada de volta, a empresa tem que averiguar se realmente existe um defeito de fabricação ou se foi mau uso. Caso seja defeito de fabricação, a troca é por um modelo igual.
Sim, o frete é por conta do fabricante ou o vendedor solidário.
Algumas considerações a respeito da devolução ou envio de PRODUTO NA GARANTIA para Assistência Técnica:
1) PRODUTO NA GARANTIA LEGAL - NÃO HÁ AUTORIZADA NA CIDADE ONDE MORA): O consumidor pode levar o produto ao local onde comprou. Se for o caso, o responsável por esse local enviará para assistência técnica. Ressaltamos que o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor estabelece que Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não-duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade ...
2) PRODUTO NA GARANTIA CONTRATUAL - AUTORIZADA ESTÁ LOCALIZADA EM OUTRA CIDADE: Deve ser verificado o que estabelece o Termo de Garantia em relação ao assunto.
3) PRODUTO ADQUIRIDO FORA DO ESTABELECIMENTO COMERCIAL (TELEFONE, INTERNET, ETC.): Devem ser verificadas as alternativas diretamente com o fornecedor, se não constar orientação na documentação recebida. Entendemos que se o produto estiver na garantia legal o fornecedor deverá ser o responsável pelas despesas de frete/correio. Nesse caso, o consumidor poderá utilizar-se de postagem a cobrar. Estando na garantia contratual, verificar o termo de garantia.
Relembramos que na compra de produtos fora do estabelecimento comercial, o consumidor pode solicitar o cancelamento, no prazo de sete dias após a contratação, ou sete dias após o recebimento do bem. Para exercer esse direito, o consumidor deve formalizar o pedido de rescisão, dentro do prazo, e enviar por Correio com AR (Aviso de Recebimento), guardando uma cópia como comprovante. O produto poderá ser enviado, também por Correio, com despesas a cobrar.

Quanto a Isso...
Outra questão que eu gostaria que o Reclame Aqui analisasse é que o cliente enviou vídeos da fresa cortando madeira, no vídeo a fresa esta cortando normalmente porém não da forma que o cliente deseja, ou seja, a fresa corta madeira sim e o cliente mesmo comprovou.
O barulho que ele se refere pode ser proveniente de outra coisa, infelizmente não temos acesso a máquina do cliente para procurar o barulho, tentamos orientar sobre os fatores que podem causar o barulho mas o cliente não aceitou, inclusive cada tipo de madeira produz um ruído diferente na hora do corte.
... Não cortou arrancou o material e o barulho é o corte mal feito que ela estava fazendo.

Sem mais, nos veremos aqui por tempos.

PS: Também tenho todos os email arquivado caso alguém queira verificar.