Questionamento constrangedor sobre vestimenta no trabalho e tratamento desigual

Não respondida
Belo Horizonte - MG
12/02/2026 às 15:59
ID: 240578899
Durante minha jornada de trabalho, fui convocada para uma reunião na qual fui questionada, de forma coletiva e constrangedora, sobre minha vestimenta, sob a alegação de que eu estaria arrumada demais para o ambiente profissional.
Ressalto que sempre utilizei o uniforme exigido pela empresa, combinado com peças adequadas, discretas e compatíveis com o ambiente de trabalho. Em algumas ocasiões, por motivo de saúde, utilizo saias em vez de calças apertadas, o que não foi considerado na abordagem.
O que causou maior desconforto foi o fato de outras funcionárias não serem questionadas sobre vestimenta, evidenciando tratamento desigual. A situação gerou constrangimento e impacto emocional, sem que houvesse qualquer orientação técnica ou descumprimento de normas internas.
Registro esta reclamação esperando que a empresa reveja suas práticas de abordagem, promovendo um ambiente de trabalho respeitoso, profissional e livre de exposições desnecessárias.