DENUNCIA DE DISCRIMINAÇÃO, COAÇÃO, EXPOSIÇÃO DOS ALUNOS E PROPAGANDA ENGANOSA

Não resolvido
São Paulo - SP
13/05/2025 às 21:32
ID: 217016273
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesVenho, através desse contato denunciar o comportamento dos funcionários do Colégio Dom Felipe II, referente ao corpo doccente.
Motivo: o ***** desencadeou uma crise de ansiedade tão forte que ocasionou em um atestado de afastamento escolar de 30 dias, uma avaliação neurológica e uma medicação forte para iniciar o tratamento, antes disso acontecer eu já havia sinalizado a coordenação que ele reclamava muito da sala de aula, e é de ciência dos professores, e da Coordenação e até mesmo dos alunos, pois ele teve outras crises antes, solicitei a coordenação a possibilidade de trocar ele de sala, uma vez que ele estava tendo crise de ansiedade e era nítido que ele não se adaptou a sala, até porque o ***** é um aluno dedicado e é de conhecimento da escola toda que na sala do 3C, estão concentrados todos os alunos que não levam as aulas a sério (prova disso é que uma turma levou baralho para a sala de aula, mesmo sabendo ser proibido e jogou na frente do professor, e o mesmo foi tomar providências, alunos dedicados a estudar não tem esse tipo de comportamento) a coordenadora sabendo de toda situação informou mesmo assim não ter possibilidade de trocar ele de sala, não sei se o ***** sofreu algum tipo de bullying, ou apenas a vergonha da exposição da sua situação perante aos demais alunos da sala, mas quando ele sabe que existe a mera possibilidade dele ter que voltar para essa escola, o gatilho da ansiedade dele dispara e ele passa mal novamente, o que nos levou a conclusão de transferi-lo para um colégio público para finalizar o ano, afinal ele faz um curso técnico no SENAI onde passou em 4 lugar na prova de seleção do SENAI, e está sendo prejudicado, pois devido a crise que ele teve e o tratamento que está fazendo, está afastado também do SENAI, algo que ele ama estudar.
A última vez que o ***** esteve na escola a coordenação me ligou para busca-lo por que ele não estava bem e ao mesmo tempo ao se despedir do ***** a coordenadora falou pra ele, que ele iria embora entretanto faltava ainda 2 aulas e ele ficaria com falta o que ocasionaria a reprovação dele de ano (o que a coordenação esperava que eu fizesse, mandasse ele ficar na escola mesmo com crise, sendo exposto ainda mais para os alunos, para ele não ter falta, é impossível que enquanto coordenadora ela não tem a capacidade de identificar que ele não tinha a menor condição de permanecer na sala de aula). Após submeter o ***** a toda essa exposição decidiram transferir o ***** para o 3B, ele ainda está de atestado até o dia 16/05, e na sala de aula atual chamam o nome dele todos os dias, e ainda fizeram questão de dizer pra turma que estavam transferindo para a sala do 3B um aluno que não se adaptou ao 3C como se fosse frescura, acontece que a mãe de uma aluna do 3B é minha amiga e me ligou para saber se estava tudo bem com o *****, pois o professor passou a situação para todos os alunos da sala sem a presença dele, como se fosse frescura, e ela sabe que não é, agora me diz qual a necessidade dessa exposição? Por acaso algum aluno da sala é responsável pelo *****?
Motivo: o *****, está com falta por conta do estado de saúde do irmão e meu, o qual também informei a coordenação que eu tenho crise de ansiedade e síndrome do pânico a 13 anos e infelizmente quando a crise ataca eu não consigo levá-los de carro, pois uma pessoa com crise de ansiedade ou síndrome do pânico atacado ao dirigir coloca em risco a própria vida, a dos passageiros é de terceiros, entretanto isso foi ignorado pela coordenação. No dia 07/03/25 descobri que cai no [Editado pelo Reclame Aqui] da propaganda enganosa, pois quando é apresentado o plano de ensino da escola no ato da Matrícula consta as atividades em parceria com a NBA, mas em NENHUM MOMENTO é informado que não é liberado para os alunos do período da tarde e muito menos que é cobrado a parte dos valores informados no ato da matricula, o valor não informado cobrado a parte é de R$ 110,00, como meu filho estava querendo muito participar, mas a coordenadora disse que não era possível pois ele estava a tarde, conversei com a secretaria e após eles perceberem que fizeram uma venda enganosa, conseguiram com a direção da escola que ele fosse transferido para o período da manhã para participar do NBA, entretanto ele mal começou de manhã no dia 31/03, e uma turma de alunos engraçadinhos começaram a esconder o material dele, quando ele não estava olhando, ele informou para a professora Daniela (do Projeto de vida) o que ocorreu e a mesma nada fez, quando ele chegou em casa e me contou entrei em contato com a coordenação que disse que no dia seguinte falaria com a sala, no dia 02/04 eu perguntei para o ***** se a coordenação falou com a sala de aula, ele disse que não, eu perguntei para a coordenação no aplicativo da escola ela mentiu dizendo que havia conversado com os alunos, somente semanas depois elas emitiram uma comunicação geral sobre bullying (o que torna isso mais uma vez uma propaganda enganosa referente a conduta da escola na prática, que é totalmente diferente do que foi vendido na apresentação no ato da matrícula, neste caso optei por não matricula-lo no NBA para evitar mais dores de cabeça.
Em 22/04 estava frio e o ***** comentou que infelizmente ia ter que passar frio na escola porque não pode usar a touca da jaqueta do próprio uniforme na sala de aula, que os professores não deixam, enviei mensagem para a coordenação pelo aplicativo da escola e a coordenação disse que não pode por conta da regulamentação interna da escola, entretanto a escola não oferece salas climatizadas para obrigarem os alunos a não usar touca e sim terem que passar frio, o que prejudica a saúde dos alunos, principalmente no caso do ***** que tem bronquiolite, informei a coordenação que ele iria usar a touca sim, porque o regulamento interno da escola vai contra o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente.
E por último e não menos importante o fato da escola ter (de uma forma educada), se recusado a matricular meu filho caçula o ***** por que ele é Autista diagnosticado, (todas as evidências anexo), pois colocaram tanto empecilho que optamos por matriculá-lo em outra escola, e na hora que eu informei que o ***** não iria para o Colégio Dom Felipe, rapidamente efetuaram a matrícula dos outros dois.
Então já que o ***** está saindo do Colégio e eu não consigo levar o ***** o pai e eu optamos por trocarmos os dois para uma escola mais perto para que eles consigam ir a pé para a escola, pois no dia que eu não estou bem a cuidadora da minha mãe pode acompanhá-los até a escola a pé, passei na escola Álvaro Simões no dia 30/04 consegui matricular o ***** e depois segui para o Colégio Dom Felipe para solicitar a transferência, a Secretaria da Escola disse que precisava da confirmação da matrícula para emitir a transferência, e perguntou se o ***** também sairia, eu respondi que a princípio não, por coincidência logo em seguida a coordenação me manda mensagem falando sobre as faltas do *****.
Hoje retornei na escola com a comprovação da Matrícula do ***** no colégio Álvaro Simões e a secretaria tentou colocar mais um empecilho dizendo que precisava enviar por e-mail para a escola, sendo que ele JÁ está matriculado na escola Estadual, ela saiu para conversar com alguém e viu que não tinha mais o que argumentar e me entregou o papel da transferência, informou que o histórico iria demorar 30 dias, depois me mandou mensagem informando que eu precisava pegar o histórico da escola anterior primeiro eu respondi ok, na sequência me cobrou sobre a mensagem que a coordenação me passou sobre as faltas do *****, eu informei que estava aguardando só a confirmação da vaga do ***** no Colégio Álvaro Simões e ela me disse pra ir conversar com a coordenação que o ***** iria reprovar o ano, em MAIO? É sério isso?
Que tipo de instituição é essa escola que tem o objetivo de expor alunos, discriminar outros, e ameaçar reprovar aquele que a mãe informa que irá transferir para outra escola, ainda no 2 bimestre do ano.
Esse Colégio não tem condições de atuar com crianças e adolescentes, muito menos crianças atí[Editado pelo Reclame Aqui], evidências enviadas para a minha advogada acionar o colégio na justiça.
A disposição para esclarecimentos.
*****
Compartilhe
Consideração final do consumidor
15/07/2025 às 17:47
Colégio totalmente despreparado para atuar com crianças e adolescentes, coordenadores agem de forma coercitiva com os alunos e professores expõe alunos em sala de aula sem necessidade, secretaria passar informações enganosas no ato da matricula, oferecendo serviços que depois não são oferecidos para todos os alunos, ou é cobrado a parte sem informar os pais, Diretoria da escola tem ciência de tudo que ocorre.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0
Consideração final da empresa
18/09/2025 às 11:16
Olá, pedimos desculpas pela ausência de resposta neste canal. Até o momento não havia um responsável dedicado por este atendimento. Nossa equipe entrará em contato diretamente para tratar sua demanda.