Péssimo gerenciamento, destrato e informações imprecisas: Família banida da escola por questionamentos.

Não resolvido
São Paulo - SP
17/09/2025 às 13:03
ID: 227149029
Tive diversos relatos negativos sobre a escola mas devido a critérios que interessaram à nossa família resolvi insistir em avaliar para meus filhos. Infelizmente essas impressões ruins se concretizaram para mim também.
Minha percepção após criteriosa avaliação é de que a escola possui um péssimo gerenciamento de questões básicas pelo corpo diretivo, que não tem competência para resolver assuntos simples de familias em processo de avaliação da escola e "se irritam" com perguntas, BLOQUEANDO interessados.
Fui destratada por fazer perguntas corriqueiras sobre grade curricular, acesos a infraestrutura e financeiras.
Não respondem, respondem com imprecisão ou grosseria.
Negaram acesso ao diretor para eu repassar o caso e após conseguir redigir um e-mail bastante detalhado dos problemas o mesmo se limitou a me ofender e dizer que minha familia estava banida da instituição!
Com isso, infringiu diversas esferas do direito, incluindo estâncias cíveis e de relações de consumo.
Agem com intolerância e radicalismo para assuntos simples como pedidos de informações, imagina quando forem assuntos mais elaborados ou complexos ou embates relativos ao aluno?
Além do comportamento inadequado de funcionários que destratam famílias, após diversas entrevistas e pesquisas, concluí que a escola possui grade pedagógica fraca, estando super mal posicionada em rankings de excelência acadêmica, aprovação no ENEM e vestibulares públicos. A escola não parece preparar o aluno nem para o Brasil nem para o mundo e do que resta, que seriam atividades "extra curriculares" tudo que é prometido de diferencial em relação ao mercado para justificar o alto custo não é está contemplado na grade regular, tendo portanto que serem pagas a parte, como atividades esportivas, musicais, etc
O distrato e despreparo da equipe de atendimento é tanta que as ações esbarram em diversas infrações do direito das famílias e de consumo, conhecimento BÁSICO que os dirigentes deveriam saber e agir de forma a evitar conflitos desnecessários.
Compartilhe
Resposta da empresa
30/09/2025 às 15:54
O Colégio Humboldt reafirma que tem como pilares de sua trajetória centenária o compromisso com a educação de qualidade e o respeito, entendido como premissa fundamental que pressupõe responsabilidade e reciprocidade.
Todas as informações solicitadas, dentro de um escopo de razoabilidade estratégica, são prontamente fornecidas e, além disso, buscamos oferecer suporte em cada etapa do processo decisório que leva uma família a nos escolher.
Em relação ao caso mencionado, reiteramos que em nenhum momento houve falta de respeito, desinteresse ou qualquer ação pedagógica evasiva que pudesse justificar a percepção apresentada.
Consideração final do consumidor
17/12/2025 às 09:59
A diretoria do colégio demonstrou ser extremamente despreparada para lidar com situações absolutamente corriqueiras, atuando com uma postura totalmente inapropriada, Júnior e ineficaz no gerenciamento de disputas simples.
Visitei mais de 20 escolas ao longo de anos no processo seletivo da instituição de ensino da minha família, realizando as mesmas perguntas que dirigi à Humboldt, como dúvidas pedagógicas, sobre as transições de séries, uso dos espaços, financeira etc. Todas pertinentes ao processo de entendimento da escola para correta seleção.
Absolutamente todas as instituições responderam com total tranquilidade e transparência as dúvidas, inclusive fui muitas vezes elogiada pelo zelo e atenção ao processo de seleção, já que a maioria das escolas acredita que essa escolha é relevante e de longo prazo e tem orgulho de mostrar seus processos e aclarar dúvidas aos pais.
A Humboldt contudo foi a ÚNICA a se irritar com esses questionamentos, adotando uma postura totalmente desproporcional, grosseira e incoerente com uma instituição que alega ser de alto nível: simplesmente se negou a fornecer explicações e anunciou que não seria mais possível entrar na instituição se um dia quisesse já que as perguntas estavam "irritando", fechando possibilidade de diálogo em seguida.
O diretor pedagógico do BI foi procurado e foram dadas diversas chances de diálogo e retratação, mas preferiu gastar o quádruplo do tempo "batendo boca" e tentando extrair significados pífios para justificar sua postura, que é injustificável.
Atitudes intempestivas, irritabilidade com situações corriqueiras, bloqueio de diálogo, bate boca via intermediários, banimento de acesso a serviço por nada e uma série de outros fatos que foram percebidos nesse processo simplesmente não combinam com instituições de ponta, muito menos associadas a serviços de educação.
Acredito que uma instituição que tem know-how em suas políticas nada mais faz que demonstrá-las com orgulho e que empresas prestadoras de serviço devem ter o mínimo de entendimento sobre atendimento.
Me parece estranho também que tentar acessar as avaliações da Humboldt pelo Google elas constem como apagadas a pedido da instituição... Nunca antes vi uma escola entrar com pedido/processo para apagar avaliações. E se o índice fosse bom, pq apagariam?
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0