Respondida

Total Descaso no Atendimento Após Retirada dos Alunos Solicitação de Reembolso Ignorada

Colégio Wellington - Objetivo

cidade: São Paulo

O que aconteceu

Em junho de 2026, tomei a difícil decisão de retirar meus dois filhos, matriculados no 1 e 4 anos do Colégio Wellington, em razão de uma série de problemas graves relacionados ao despreparo do corpo docente e da coordenação pedagógica.

Por respeito à privacidade e ao bem-estar das crianças, opto por não expor publicamente os detalhes dos fatos ocorridos. No entanto, registro que as situações enfrentadas foram suficientemente graves para que um deles necessitasse, até o presente momento, de acompanhamento terapêutico e psiquiátrico.

Apesar da gravidade dos acontecimentos, o motivo desta reclamação não é discutir o mérito das ocorrências pedagógicas, mas sim denunciar o absoluto descaso da instituição em relação ao atendimento pós-desligamento dos alunos.

Desde julho de 2026, realizei pelo menos nove tentativas de contato com o colégio, envolvendo diferentes áreas da instituição, incluindo:

Atendimento ao Cliente;

Secretaria;

Financeiro;

Mesmo após inúmeras tentativas, não obtive retorno adequado, posicionamento formal ou encaminhamento para solução da demanda apresentada.

Meu objetivo é discutir o reembolso proporcional dos valores pagos relativos à matrícula e ao material didático de 2026, considerando que os alunos deixaram a instituição antes do término do período letivo e que parte dos serviços contratados não foi usufruída.

O que mais me causa indignação não é apenas a ausência de uma solução, mas a completa falta de respeito com uma família que confiou à instituição a educação e o cuidado de seus filhos.

A conduta adotada pela instituição aparentemente viola princípios e dispositivos básicos do Código de Defesa do Consumidor (Lei n 8.078/1990), dentre eles:

Art. 6, III

Direito básico do consumidor à informação adequada e clara sobre serviços prestados.

Art. 6, VI

Direito à efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais.

Art. 20

O fornecedor responde pelos vícios na prestação dos serviços, sendo obrigado a corrigir falhas ou restituir valores quando cabível.

Art. 22

Fornecedores de serviços têm obrigação de fornecer atendimento adequado, eficiente e contínuo.

Art. 39, V

Veda práticas abusivas que coloquem o consumidor em desvantagem excessiva ou que dificultem o exercício de seus direitos.

Além disso, a ausência de resposta reiterada às diversas solicitações configura evidente falha na prestação do serviço e afronta aos princípios da boa-fé objetiva e da transparência que regem as relações de consumo.

Solicito que o Colégio Wellington:

Entre em contato formalmente para tratar do caso;

Analise e realize o reembolso proporcional dos valores referentes à matrícula e ao material didático de 2026;

Estabeleça um canal efetivo de comunicação para conclusão do assunto.

Na ausência de resposta ou solução razoável, adotarei as medidas cabíveis para resguardar meus direitos e os de minha família, incluindo:

Registro de reclamação junto ao Procon;

Abertura de demanda na plataforma Consumidor.gov.br;

Representação perante os órgãos educacionais competentes;

Propositura de ação no Juizado Especial Cível, requerendo: restituição dos valores devidos; correção monetária e juros legais; eventual indenização por danos materiais; eventual indenização por danos morais decorrentes do descaso no atendimento e das consequências suportadas pela família.

Espero sinceramente que a instituição demonstre a mesma responsabilidade que se espera de uma organização dedicada à formação e ao desenvolvimento de crianças e adolescentes, resolvendo a situação de forma amigável, transparente e respeitosa.

Reclamações parecidas

4

Interações da reclamação

  1. Colégio Wellington - Objetivo respondeu

    18/08/2026 às 11:08

    Olá, Sr. Renato Sakamoto.

    O Colégio Wellington recebeu sua manifestação e realizou a apuração dos pontos apresentados, envolvendo as áreas responsáveis pelo atendimento, Financeiro e Pedagógico.

    Em relação à questão financeira, informamos que o setor responsável já entrou em contato com a família, analisou a solicitação apresentada e realizou a restituição dos valores considerados devidos, de acordo com as condições estabelecidas no contrato firmado entre as partes. As demais questões financeiras também foram esclarecidas diretamente ao responsável.

    Quanto às questões pedagógicas mencionadas na manifestação, o Colégio realizou um levantamento interno junto às áreas responsáveis, buscando verificar os fatos relatados e eventuais registros relacionados aos alunos.

    Após essa apuração, não foram identificados, nos registros e informações disponíveis à instituição, elementos que permitissem estabelecer relação entre a atuação do corpo docente ou da coordenação pedagógica e as consequências mencionadas na reclamação.

    Ressaltamos, contudo, que compreendemos a sensibilidade de qualquer situação envolvendo crianças e respeitamos a experiência relatada pela família. Justamente por esse motivo, entendemos que informações individuais dos alunos e questões de natureza pedagógica devem ser tratadas de forma reservada, preservando a privacidade de todos os envolvidos.

    O Colégio Wellington lamenta que a família tenha tido uma percepção negativa de sua experiência e reforça que a manifestação foi devidamente recebida, analisada e encaminhada às áreas responsáveis. A questão financeira já foi tratada diretamente com o responsável, inclusive com a restituição dos valores devidos conforme as condições contratuais.

    Permanecemos à disposição para qualquer esclarecimento adicional que possa ser tratado de forma reservada e respeitosa.

    Atenciosamente,

    Colégio Wellington Objetivo