Contrato Connect - Erro de dimensionamento e geração de energia abaixo do contratado

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Jundiaí - SP

25/01/2025 às 11:12

ID: 208197257

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

Gostaria de relatar a vocês algumas insatisfações desde a instalação e que preciso de uma solução pois estou sendo impactado desde o início com gastos de energia desnecessários devido ao erro de dimensionamento.

Importante iniciar destacando que todo o projeto foi feito e dimensionado com base no meu consumo dos últimos 12 meses.

Na instalação a empresa que efetuou o serviço já sinalizou com vídeos que o local onde foi determinado pela engenharia que algumas placas fossem instaladas teriam problemas de geração de energia. Dito e feito, isso realmente ocorreu, e analisando a geração de energia pelo sistema (app) por diversas vezes questionei a Connect Campinas sobre a situação e a resposta que eu recebia vindo de vocês é que o problema era meu consumo. Claro que não era isso!!!

Pois bem, sendo assim solicitei uma análise de geração de energia por placas, algo que não é possível no sistema que tenho acesso, além de nem conseguir selecionar o período exato que minha conta de consumo de energia é medida. Para conseguir esse relatório foi um "parto", o que também demonstra a total falta de atenção ao cliente no pós-venda; tanto que solicitei novamente e para recebê-lo me solicitaram o envio das minhas 3 últimas contas, que não tem nada a ver com o meu questionamento referente a geração de energia por placa, e que não recebi até o momento.

Enfim, o ponto é o seguinte. O serviço contratado já encaminhado a vocês, foi a geração média mensal de energia de 1.******* kw / mês e isso não ocorreu, o que demonstra que para conseguir atingir o que comprei são necessárias mais placas, inclusive dito por outras empresas que precisei contratar para analisar a situação. Eu não faço dimensionamento e nem defino o número de placas, mas sim analiso a quantidade de kw/mês para atender minha necessidade. A responsabilidade da quantidade de placas e local de instalação é de vocês e não minha.

Assim como o responsável pela Connect Campinas continuamos no aguardo de um posicionamento de vocês e o envio dos relatórios solicitados para que essa situação seja SOLUCIONADA por vocês, pois devido a GERAÇÃO DE ENERGIA GERADA SER ABAIXO DO CONTRATADO, tive gastos com a CPFL devido a ineficiência na geração causada pelo ERRO no dimensionamento.

Fico no aguardo de um posicionamento oficial de vocês para que minha situação seja SOLUCIONADA.

Essa mensagem foi encaminhada por email para a Connect Energia Solar no dia 06 de janeiro de *******. No dia 08 recebi resposta de que solucionariam o problema e manteriam contato constante até a solução definitiva. Porém, isso não ocorreu até a data mesmo eu tendo enviado outros dois emails cobrando resposta, e solicitando reunião.

Continuo tendo gastos de energia acima do que deveria devido ao erro de dimensionamento e quero ser ressarcido por isso desde o início da instalação.

Solicito uma reunião para solucionar o problema.

Att

Marcio

Compartilhe

Resposta da empresa

29/01/2025 às 17:39

Olá, Márcio!

Agradecemos por compartilhar seu relato e entendemos sua insatisfação. Nosso compromisso sempre foi garantir que seu sistema funcione de maneira eficiente, e por isso realizamos diversas análises técnicas ao longo do processo.

Esclarecemos que nossa equipe de engenharia prestou suporte contínuo à unidade responsável pela venda, incluindo revisões da geração e do consumo. Após as últimas avaliações, identificamos a necessidade de uma ampliação do sistema, com a adição de dois módulos e um microinversor, conforme simulação realizada no Solextron. Essa solução garantirá que sua necessidade de geração de energia seja atendida.

Estamos à disposição para agendar uma reunião e alinhar os detalhes dessa ampliação, além de esclarecer quaisquer dúvidas. Nosso time entrará em contato diretamente com você para tratarmos essa questão de forma definitiva.

Seguimos à disposição!

Atenciosamente,

Réplica do consumidor

29/01/2025 às 18:43

Gostaria de deixar claro que não tive todas as informações que solicitei, inclusive vocês continuam me devendo informações.

Além disso quero receber a análise efetuada mostrando que a solução proposta atenderá os ******* kw de média mensal e fazer um contrato no qual vocês se responsabilizam pela despesa adicional caso não entreguem novamente o que estão sugerindo. Quero receber um novo cálculo de dimensionamento com a produção mensal totalizando o que foi contratado. Digo isso pois fazendo um cálculo matemático simples é fácil notar que a prosposta não atenderá o contrato. Fico no aguardo do contato de vocês para agendarmos a reunião o mais breve possível, pois como já disse no ano passado tive que pagar todos os meses gastos com a CPFL por produção abaixo da contratada.

Att

Marcio

Réplica da empresa

30/01/2025 às 08:53

Olá, Márcio!

Entendemos sua solicitação e reforçamos nosso compromisso em solucionar essa questão da melhor forma possível. Vamos encaminhar a análise detalhada que comprova que a ampliação do sistema atenderá a geração média mensal de 1.******* kWh, conforme contratado.

É importante destacar que esse valor representa uma média anual, ou seja, haverá meses em que a geração será menor e outros em que será maior, devido às variações naturais da irradiação solar ao longo do ano. No entanto, ao longo de 12 meses, a geração total será equilibrada para atingir a média contratada.

Já compartilhamos com a unidade de Campinas um relatório detalhado com duas simulações:

- O desempenho do sistema no formato atual.
- O desempenho considerando o acréscimo dos novos equipamentos.

Com a ampliação proposta, a produção terá um aumento estimado de 16,7%, o que nos dá segurança de que a energia média mensal contratada será atingida.

Nosso objetivo é garantir que o sistema atenda sua necessidade da forma mais eficiente possível. Permanecemos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas e agendar uma reunião, caso necessário.

Atenciosamente,

Réplica do consumidor

30/01/2025 às 17:44

Fico no aguardo da reunião para finalizar essa situação e a comprovação de vocês que a sugestão atenderá o contrato. Desde já garanto a vocês que o que vocês estão propondo não cumprirá o contrato de geração de energia de 1300kw de média mensal. Digo isso pois no ano passado em 11 meses foram gerados 11.000kw no ano o que dá na média 1000kw mês, ou seja tive que pagar 300kw na média por mês para CPFL devido a geração abaixo do definido pelo contrato. Se em 11 meses foram gerados 11.000kw adicionado aos 16,7% conforme vocês estão dizendo, dará apenas uma média de 1167kw mensal na média, ou seja, abaixo do contrato. Deixo claro que estou dando a vocês a oportunidade de corrigir um erro de dimensionamento que sinalizo desde os 3 primeiros meses, e que se não cumprir o contrato cobrarei o que me é devido integralmente.

Até o momento ainda não recebi a análise de produção por placa que pedi após a movimentação de algumas placas e muito a marcação da reunião que estou aguardando há quase 1 mês.

Att

Márcio

Réplica do consumidor

15/03/2025 às 16:58

Apesar de termos feito uma reunião online propuseram uma solução que não atende ao serviço vendido e até hoje não vieram instalar as placas que propuseram e com isso continuo tendo uma geração abaixo do que foi oferecido. Desta forma já tenho um gasto por volta de 4 mil reais devido a geração de energia ser abaixo do que venderam. Com isso além da solução do problema, quero a compensação desse dinheiro perdido devido erro de dimensionamento da empresa a quem faço a reclamação

Continuo no aguardo do contato para solução definitiva do problema e cumprimento da palavra das pessoas que representam a cia. Att Marcio